Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

SOCIEDADE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Seja bem vindo!

PORTFÓLIO
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EVOLUÇÃO


Polo: Araçatuba – São Paulo
Mediadora – Denise Gregory Trentin

Curso: Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática

Discente: Gracielli Mendes Abuchaim
Docente: Edgard Charles Stuber
Matéria: Inglês

Semana:1
Vídeo:1
Tema: Criatividade e evolução
O entendimento sobre o ser humano possibilita a compreensão através de problemas e projetos. Sabemos que a população brasileira é muito grande, mas precisamos considerar que estamos utilizando muitas matérias primas e para isso precisamos analisar e mudar nossos hábitos, afinal, tem problemas que podem ser solucionados e gerar as melhorias necessárias para a população, mas entre tudo isso existe as complexidades geradas por nós para sanar essas dificuldades. Entre todas as dificuldades apresentadas, precisamos resolvê-las em grupo, pois a raça humana não convive sozinha, vivemos em uma diversidade com formação de grupos que possuem formações acadêmicas diferentes mas que trabalham em grupo. Ao resolver todos os problemas conseguimos desenvolver e gerar pequenas melhorias. A complexidade dos problemas gera a inovação da evolução. Entendendo as necessidades das pessoas envolvidas em um problema facilita o entendimento e permite a solução do problema. Então, por que perdemos a capacidade de inovação? A história do universo revolucionou a vida, mas a evolução iniciou-se a partir de um único organismo. Existem estudos que mostrar que a espécie humana é proveniente do Homo, sendo esse um processo das mudanças das características físicas que permitiram aos cérebros mais desenvolvidos com ferramentas mais elaboradas e com vivência em grupo a geração  do início da sociedade. O homem contemporâneo tem um raciocínio abstrato com resolução clara de problemas. A humanização mudou as características psíquicas e culturais da espécie humana, com isso possibilitou a utilização de ferramentas que eliminaram o processo de adaptação pelo meio ambiente permitindo nosso desenvolvimento sem necessitar desse recurso de forma direta. A criatividade é a chave do sucesso e da sobrevivência a partir da colaboração, pois o cérebro humano é o órgão que mais consome energia e temos além de tudo uma natureza tribal com a dependência de afeto. Formamos uma sociedade de forma organizada e isso permite a civilização que é um estágio avançado da sociedade humana.

É a partir da criatividade e da evolução que conseguimos transformar a aprendizagem.
Fonte: www.mexxer.pt
          www.mundodastribos.com
Vídeo:2
Docente: Edgard Charles Stuber
Tema: Inovação e criatividade

A criatividade é fundamental para o desenvolvimento humano. Portanto, a resolução de problemas deve ser feito através do ser humano. Quando entendemos as necessidades das pessoas podemos desenvolver recursos que solucionam as diversidades, mas é a partir da apatia que podemos ver o mundo e criar idéias com a participação de protótipos diversificados com comunicações melhoradas. Quando falamos em inovar temos várias possibilidades, mas a educação é uma realidade essencial. Infelizmente a saúde também precisa de ajustes. O incentivo de empreendedores que gerem o impacto positivo é necessário. Temos como exemplo o governo americano que permite a população à apresentação de suas necessidades e assim conseguem desenvolver recursos que podem vir a sanar os problemas. Essa é uma maneira que podemos utilizar para resolver todos os problemas complexos existentes no Brasil. Sabemos que a educação tem uma importância muito relevante e através do pensamento intuitivo talvez possamos sanar os déficits presentes. Se utilizarmos essas metodologias apresentadas poderemos solucionar os problemas. Os problemas devem ser resolvidos com a comunicação. Precisamos do contato direto com as pessoas. Com tudo, existem técnicas simples e fáceis que podem ser realizadas para solucionar problemas.

Com o surgimento das tecnologias conseguimos desenvolver recursos diversificados que possibilitam uma melhor interação renovadora.
Fonte: www.cic-caxias.com.br
          www.roxaneplacido.blogspot.com
Semana:2
Vídeo:3
Docente: Edgard Charles Stuber
Tema:  Design Thinking
A inovação é um conceito que deve ser distinguido, pois entre todos os entendimentos precisamos saber que a criatividade faz parte desse processo, mas para que ela ocorra é necessário que gere um resultado e assim se tornar conceituada e inovada. Quando pensamos em inovar é preciso lembrar-se dos valores das pessoas que acessam os conteúdos elaborados. Infelizmente existe uma grande minoria de invenções que se programam e desenvolvem recursos inovadores. Essa dificuldade é devido à falta de ambigüidade já que atualmente com a introdução da internet temos mais possibilidades de inovações revolucionárias, pois através dela podemos ter acesso a vários mercados. Existem empresas que buscam uma inovação mais diferenciada e em muitos casos atuam de forma fechada, mas existe a possibilidade de uma inovação aberta que é liberada para todos ocorrendo a troca de dados. Com tudo, o feedback é um importante fator. A inovação surge como um processo de aprendizagem por gerar a revolução, afinal, a inovação segundo o professor é centrada no ser humano. Para criarmos uma cultura inovadora precisamos ter confiança, comunicação e um pensamento integrativo que liberta os raciocínios formando a junção do pensamento lógico com o indutivo facilitando o processo inovador do mundo concreto que determina a análise e a síntese.
Para elaboração do design thinking é necessário o planejamento com todas as etapas citadas a cima.
Fonte: www.blog.luz.vc
Vídeo:4
Docente: Edgard Charles Stuber


Tema:  Insights e inovação
A coleta de dados deve ser direcionada para as pesquisas que analisam a  existência dos diversos tipos de características centradas no ser humano gerando as várias pesquisas na forma quantitativa que utilizam a quantidade com significados suficientes para conseguir desenvolver a qualidade. Com essa metodologia baseada no comportamento humano conseguimos obter vários caminhos para as soluções decorrentes, pois o processo cognitivo precisa do insight que tem a função de despertar o interesse de solucionar as dificuldades e buscar a inovação. Por este motivo, devemos desenvolver novas técnicas, mas para isso precisamos ser mais abertos e ouvir mais uns aos outros. Afinal, a percepção faz parte de uma função cerebral que reflete as vivências de cada pessoas, e devido a isso devemos desenvolver nossas habilidades e assim conseguir obter um ótimo resultado.
A inovação precisa da quebra de barreiras para possibilitar um consumo inovador.
Fonte: www.trendsresearchcenter.com
Semana:3
Vídeo:5
Docente: Edgard Charles Stuber
Tema: Tecnologia e inovação

https://www.youtube.com/watch?v=XPRcrwF9fjs

A tecnologia é um conhecimento técnico que é desenvolvido através das técnicas e das ferramentas que somada ao conhecimento científico permite o desenvolvimento do conhecimento e com isso inova a sociedade. Mas, os avanços tecnológicos afetam a economia e causam o desemprego. Para compreender melhor essa relação é preciso conhecer a epistemologia que estuda as crenças do julgamento em tudo o que acreditamos, sabendo que sem a presença da verdade se torna um mito. Quando introduzimos métodos científicos entre as crenças desenvolvemos o conhecimento e com isso é possível desenvolver a passagem do mito para o conhecimento que explica os fenômenos reais. Nesse contexto é fundamental o entendimento da história da humanidade que passou por várias mudanças revolucionadoras permitindo a redução das crenças e a aproximação das verdades.


A tecnologia em junção com a inovação estabelece as mudanças inovadoras.
Fonte: www.portaldoamazonas.com
          www.redefonte.com

 Vídeo:6

Docente: Reinhold Steinbeck
Tema: O futuro da aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=--9J45QEIXY

 Temos o entendimento dos estudos de criatividade que desenvolvem as habilidades divergentes (gerando idéias). Quando realizamos esse recurso podemos perceber que o desenvolvimento da criatividade é maior durante o período infantil, pois com o passar do tempo deixamos de desenvolver nossa criatividade e com isso acabamos atrasados no quesito revolucionador, pois é através do pensamento crítico que conseguimos melhorar e criar novas habilidades.

Portanto precisamos desenvolver:

- Habilidades críticas;

- Habilidades sociais;

- Entendimento tecnológico;

- Liderança educacional;

Com isso poderemos explorar as necessidades na educação para transformar as instituições educacionais.

Precisamos saber que o processo de inovação é de grande importância a definição das premissas iniciais para o desenvolvimento de novas soluções. Segundo Roger Martin, o design thinking promove o equilíbrio entre o pensamento analítico e o intuitivo, o que permite às organizações gerar inovações para aumentar a eficiência e competitividade. As empresas têm adotado o design thinking pelos resultados inovadores, a possibilidade de diferenciação de suas marcas e pela velocidade com que é capaz de colocar novos produtos e serviços no mercado, uma vez que todo o processo é conduzido envolvendo diretamente os consumidores, testando e validando cada fase do desenvolvimento.


Por meio de recursos renovadores sobre a aprendizagem conseguiremos desenvolver novas habilidades.
Fonte: www.bica.imagina.pt
          www.co-labore.net
Atividade de Portfólio / aula 3
Porque os alunos perdem a capacidade criativa nas escolas, e como podemos mudar essa tendência? Reflita sobre suas próprias experiências, faça entrevistas com os membros de sua comunidade, (professores, outros profissionais, etc), e faça uma pesquisa na internet. Escreva uma reflexão (500 palavras) que deve compor o Portfólio da disciplina.
Acredito que a capacidade criativa nasce com o aluno, mas precisamos desenvolver técnicas diárias para sua evolução, pois não existe capacitação e melhoramento sem desenvolver novas habilidades e capacitações no decorrer do período educacional. Atualmente, os alunos buscam diversidades educativas e por isso os professores precisam se atualizar e desenvolver suas próprias habilidades com técnicas revolucionadoras que de certa forma acabam tornando-se atrativas e interessantes para os alunos permitindo o desenvolvimento espontâneo de suas habilidades e sobre tudo de sua criatividade. Entre as pessoas entrevistadas, as falas são de que o conhecimento é variado, pois algumas acreditam que a criatividade com o passar do tempo é mais desenvolvida, mas estudos comprovam que o ser criativo ocorre apenas durante certa fase da infância. Mas, porque será que com o desenvolvimento e crescimento as pessoas atrasam o ser poder criativo? Esse conceito deveria ser modificado, mas para isso precisamos buscar novas técnicas revolucionadoras que possam se tornar atrativas na busca do conhecimento, afinal, é o conhecimento desenvolvido que permite a renovação da criatividade.
 Reflexão
A relação ativa da criança com o mundo a sua volta e com os outros é o ponto de partida para o desenvolvimento da criatividade e da autonomia. A interação da criança com este mundo que a rodeia permite que ela desenvolva sua imaginação e criatividade, na medida em que possibilita que ela formule perguntas, busque respostas, descubra e construa o conhecimento. A cooperação pode ser considerada como atividade efetivamente criadora, na medida em que ela é condição indispensável para a constituição plena da razão. Para Piaget, a estrutura cognitiva não é hereditária, mas se desenvolve no processo de interação do indivíduo com o ambiente a partir da construção de esquemas. Tais esquemas evoluem de acordo com o desenvolvimento e interação do indivíduo com o ambiente.A construção da autonomia está pautada nas trocas sociais e interindividuais e na cooperação entre os pares, ou seja, num sistema de operações executadas em comum ou por reciprocidade. A construção da autonomia intelectual da criança está em dependência das atividades que ela estabelece ao longo de sua vida na escola e fora dela, torna-se necessário e fundamental conhecer como ela constrói o conhecimento para que se entenda a natureza das interações que a criança estabelece a partir do que vivenciou. É importante salientar que, muitas vezes, a criança tem dificuldade em executar ações no plano das idéias, embora já seja capaz de realizá-las no plano concreto. A capacidade imaginativa e criadora é fato complexo e dependente de diversos fatores, entre eles a experiência anterior do sujeito e seus interesses, assim como a variedade de estímulos a que o mesmo está submetido. Sendo assim, a imaginação não pode se manifestar do mesmo modo na criança e no adulto. Imaginação e criatividade pressupõem formas complexas de pensamento e fundamento para seu desenvolvimento. Tanto imaginação quanto criatividade supõem grande quantidade de experiência anterior, o que nos leva a frisar novamente a importância da ação e interação do sujeito com o mundo a sua volta. Na verdade, o desenvolvimento tanto da autonomia quanto da criatividade nas crianças são pressupostos desejáveis de uma educação de qualidade. Entretanto, para que se consiga atingir tal objetivo é preciso que os professores mudem sua visão de educação. O educando constrói seu próprio conhecimento ao aprender a diretividade na educação em geral, e no ensino em especial é uma questão de grau.Todos somos educadores e educandos, ao mesmo tempo. No momento que ensinamos e somos ensinados nas diversas circunstâncias de nossas vidas. O professor tem duas funções básicas: incentivador e orientador. Quanto há disciplina e fórmulas prontas depende muito da postura de cada professor, sendo sua postura dependente da linha da diretoria da instituição sendo também a postura relacionada com o estilo de cada classe que varia muito. Professor–aluno devem sempre propor, analisar e discutir juntos qualquer assunto. Motivação é um processo psicológico, que depende de cada aluno e do seu nível de aspiração. O aspecto coletivo da participação deve ser visto, não como um processo despersonalizador  mas, pelo contrário, como o principal instrumento de construção de individualidade. Se a realização da humanidade e das pessoas acontece quando elas sentem que contribuem para a construção da felicidade coletiva; se a felicidade nunca pode ser encarada como um bem individual, mas sim um bem coletivo; se o “mal” não reside nas pessoas, mas nas relações entre as pessoas então, a construção de coletividade onde estas relações se transformam, perdendo seu caráter embrutecedor, onde as pessoas se respeitam francamente, onde o relacionamento não seja intermediado por preconceitos e agressões, onde o homem deixa de ser uma coisa, é o meio mais eficaz de ser formar individualmente participantes de forma ativa e responsável.


Semana:4
Vídeo:7
Docente: Reinhold Steinbeck

Tema: Uma história do futuro – A Universidade de Stanford em 2025

https://www.youtube.com/watch?v=T5uwmO47vPg

A experiência universitária deve ser analisada de acordo com as inovações, onde podemos comparar as diferenças sofridas desde a antiguidade até a atualidade. O conhecimento permite o desenvolvimento de nossas habilidades e contribui para nossa formação. Os padrões de ensino devem ser direcionados ao aprendizado fornecendo maneiras de articulação de carreiras com presença de base acadêmica e com presença de contexto amplo aos alunos capacitados. A universidade deve ter habilidade de lidar com a população de forma dinâmica fornecendo um engajamento de rede social amplo, com o sistema de fases compassadas permitindo ao estudante o conhecimento desejado de estudo com maneiras mais adequadas para cada aluno. Com isso o aprendizado se torna mais rigoroso.

Até o momento a representação da universidade é muito comum, comparada com a expectativa do futuro que irá transformar a aprendizagem.
Fonte: www.dschool.stanford.edu
           www.dondeandoporai.com.br
Vídeo:8

Docente: Reinhold Steinbeck

Tema: Inovação social



A inovação social permite as inovações sociais que melhoram a educação através da tecnologia. A solução de um problema social deve gerar um valor prioritário para o coletivo através de sistemas de inovações que podem resolver problemas sociais diversos. Devemos ter em mente que a inovação pode ser de várias maneiras, sendo todas elas direcionadas para a evolução e tecnologia desenvolvida. Os problemas sociais podem ser resolvidos através da inovação gerada com problemas atuais. As tecnologias devem ser usadas para os impactos sociais. A inovação social deve buscar troca de parcerias que inovam a perspectiva de aprendizagem, já que o impacto social refere-se a educação, saúde e inovação e engaja as pessoas permitindo o alcance da autonomia.


A inovação anda em conjunto com a mídia que permite a mudança entre as pessoas que pretender introduzir conceitos diversificados e renovadores na sociedade.
Fonte: www.envolverde.com.br
           www.thebridgeglobal.com.br

ATIVIDADES /AULAS 7 E 8

ATIVIDADE 1 – COLABORATIVA

ATIVIDADE 2 – INDIVIDUAL

 Procure um inovador social na sua comunidade, cidade ou online. Procure alguém que já enfrenta os desafios sociais com soluções criativas e iniciativas empreendedoras. Como eles identificam o desafio? Como é que eles criaram as soluções inovadoras? Você acha que eles realmente atendem as necessidades do seu público-alvo? Escreva uma reflexão (500 palavras).

 Em minha cidade existe um grupo de jovens que desenvolveram um trabalho social em prol aos animais, onde através da ajuda de alguns empresários e de pessoas voluntárias conseguem desenvolver um ótimo trabalho dando um direcionamento correto aos animais recolhidos que são vermifugados, vacinados e até mesmo adotados. É um trabalho que vem sendo desenvolvido há pelo menos cinco anos e a cada ano aumenta. Esse aumento é devido à melhora da participação social que acolhe a todos os voluntários oferecendo além da ajuda de custo a ajuda com medicamentos, rações e produtos de limpeza. Atualmente, o local onde os animais são recolhidos oferece um espaço amplo com qualidade de vida sendo a alimentação balanceada e distribuída por pessoas qualificadas que passam por um processo de aprendizagem sendo ele direcionado especificamente para o fim de tratador de canil e gatil. Com esse procedimento o número de animais abandonados e maltratados diminuiu segundo a prefeitura que realizou um balanço para verificar o índice da melhoria dessa situação que estava se tornando crítica, pois a ocorrência de casos de doenças contagiosas e mortes era muito elevada e atualmente chega a margem de 20%, onde o índice anterior era de 80% principalmente quando o fator era referente a doença leishmaniose, pois era comum encontrar em um único bairro, vários casos de animais contaminados que acabavam sendo sacrificados e isso afetava a todos. Várias, melhor dizendo centenas de pessoas perderam seus animais de estimação devido ao contágio por esse vírus. Sabemos que é impossível combater totalmente o abandono de animais, mas temos a certeza de que nossa cidade está sendo bem cuidada e que busca sempre a melhor solução para esses problemas decorrentes da falta de conscientização da população. Afinal, a castração já não possui um custo tão elevado e favorece a diminuição do aumento de animais, além de permitir a qualidade social de todas as pessoas. Freqüentemente, ocorre a realização de campanhas que oferecem aos proprietários de animais o auxílio gratuito de vacinas com orientações como, por exemplo: alimentação balanceada, cuidado com a pele e o pêlo, lavagem e armazenamento de água e alimentos, entre outros.Outro fator interessante oferecido é a doação de animais que ocorre na praça central a cada quinze dias, sendo que as pessoas interessadas em adquirir um animal passam primeiramente por uma avaliação que tem a função de qualificar o futuro proprietário para saber seu real interesse em adquirir um animal e também suas condições financeiras, pois, os animais assim como nós humanos precisam de cuidados. 

Semana:5
Vídeo:9
Docente: Reinhold Steinbeck

Tema: O futuro da saúde

https://www.youtube.com/watch?v=XqTYbJxhph0

O ecossistema da informação do bem estar e as ferramentas de informação se concentram com a saúde da população, mas quando recebemos muitos dados de uma só vez, pode ocorrer à interferência ao nosso bem estar. Temos acesso a varias novas tecnologias que causam o impacto no ecossistema criando oportunidades que se desenvolvem através do relacionamento em geral permitindo a facilitação tecnológica e possibilitando o gerenciamento de recursos ao bem estar. Entre os principais recursos encontramos, a riqueza da informação que permite a descoberta do domínio ao bem estar coletivo, os sensores ambientais embutidos que se  relacionam com a preocupação da saúde ambiental permitindo potencializar os sensores que geram o risco de crises reativas. Em relação à proliferação de aplicativos e serviços, suas analises são embutidas nas informações utilizadas nos fluxos de aplicativos e contextos e isso gera o crescente resfriamento de dados e diagnósticos. Com tudo, o aumento da conexão com a internet presente em todos os aparelhos que fazem parte de nossa vida geram um potencial de informação imediato que permite a programação de consciência com disseminação de novos hábitos informativos, e o surgimento de experiências intuitivas que surgem através das renovações.


A perspectiva da qualidade de vida e da saúde mundial é um fator relevante que tem altos e baixos e por isso precisa ser analisada com muito cuidado.
Fonte: www.pensesus.fiocruz.br
         www.elsa.org.br


Vídeo:10

Docente: Reinhold Steinbeck

Tema: Sustentabilidade


https://www.youtube.com/watch?v=HCD3WzFugd4


A metodologia da inovação deve permitir o compreendimento de problemas reais que geram o desenvolvimento de novos recursos para serem solucionados. Para isso precisamos olhar de forma sistêmica para as possibilidades e criar um futuro sustentável através do bem estar humano, cultura e sociedade, economia, infra-estrutura, recursos naturais, ecossistemas e governanças. Com esses desafios a sustentabilidade acaba sendo revolucionada. Se nos tornarmos consumistas conscientes poderemos transformar a educação. O indivíduo deve ser direcionado para o desenvolvimento de um indivíduo melhor. Se analisarmos a necessidade de nosso consumo poderemos ser mais conscientes ao gerar os consumos. Em todas as ações sendo elas compra, uso e descarte desenvolvemos o consumo que se atrela a vida humana, mas a sociedade é consumista e gera o estímulo econômico e também entre os vínculos com as pessoas. Se formos conscientes poderemos gerar o bem estar ao meio, a vida e para as futuras gerações, afinal, deveu buscar estilos sustentáveis de vida.





Precisamos nos conscientizar de que a sustentabilidade é o recurso apropriado para a qualidade de vida de nossa população.

Fonte: www.andaluzacessibilidade.com.br

          www.meioambiente.culturamix.com
Vídeoaulas 9 e 10
Atividade 1
Faça uma pesquisa na Internet e encontre um exemplo de uma das seguintes previsões de
inovações e rupturas discutidas na aula.
Diante da proposta sugerida realizei a pesquisa e escolhi trabalhar com o tema citado a baixo.
RUPTURA PARADIGMÁTICA
A dinâmica social do mundo globalizado contemporâneo e suas repercussões na educação requerem dos professores mudanças na estratégia pedagógica para superar as dificuldades que alunos têm demonstrado durante o processo de construção do conhecimento. O presente estudo, inserido na linha de pesquisa Formação e Profissionalização Docente, versa sobre a questão da inovação no âmbito educacional brasileiro. O objetivo é conhecer e analisar os conceitos e concepções que envolvem essa temática, tendo em vista sua importância nos projetos de formação de professores que almejam a melhoria da educação. Os conceitos de inovação encontrados, em geral, são ambíguos, e a maioria das propostas sugeridas não é aprofundada e fundamentada. Conclui-se que a concepção de inovação é uma questão complexa e desafiadora e que, embora ainda esteja impelida pelo paradigma tradicional, é possível provocá-la a partir de rupturas epistemológicas. Assim, constroem-se novos caminhos na educação fundamentando-se em diálogos articulados entre as instituições e seus agentes.
Atividade 2
Saiba mais sobre Edukatu e proponha um projeto inovador que você pode desenvolver com
seus alunos para criar um consumo mais consciente.
 A Fundação SOS Mata Atlântica e a Brasil Kirin, por meio do projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, abrem as inscrições para educadores interessados em participar do Curso de Elaboração de Projetos de Educação Ambiental “Artesanato dos Sonhos”.
O objetivo é desenvolver possibilidades para que projetos inovadores sejam criados durante o curso. Para possibilitar que os participantes se tornem agentes das mudanças que desejam ver em seu mundo, é preciso incluir a forma de olhar de cada um e suas habilidades pessoais, e a partir daí construir um aprendizado a partir da experiência. Para tanto, utilizaremos metodologias afinadas com a ideia de que “O ser humano nunca é algo fixo e dado, algo que só pode ir numa única direção; mas sim, um potencial para o novo, para aquilo que jamais existiu. Precisamos acreditar na possibilidade de novos valores serem criados, mesmo nesta nossa época.” A fenomenologia fundamentada em Goethe e a proposta de Allan Kaplan para a aplicação da fenomenologia nos processos sociais são as mais completas e serão os referenciais metodológicos e práticos deste curso.
Diante da proposta a ser realizada na 2ª atividade escolhi a compreensão da conscientização. É um fator que acredito ser fundamental para podermos desenvolver uma atitude renovadora que permite conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar a natureza. De acordo com essa proposta acredito que o desenvolvimento direto com as crianças desde a fase inicial de aprendizagem possibilita a disseminação da importância de se preservar. Elas além de serem o futuro do nosso país, podem repassar o saber adquirido para todos que estão ao seu redor. Se soubermos desenvolver técnicas inovadoras com diminuição do consumo poderemos melhorar a qualidade de vida de todos além de evitar a disseminação de uma cultura pouco desenvolvida que se espalha com rapidez diante das necessidades vivenciadas. Acredito que a simples orientação sobre a reciclagem permite a transformação por criar recursos inovadores através de compostos e produtos desprezados em nossas lixeiras. Portanto, é fundamental a orientação consciente de todos os atos do homem que infelizmente destrói e contamina nosso país.

Semana: 6
Vídeo: 11
Docente: Edgard Charles Stuber

Tema: A economia compartilhada, a inovação aberta e o impacto nos serviços

https://www.youtube.com/watch?v=mmM1XDNRlvY

 A internet trouxe mudanças drásticas nos negócios dentro das empresas, causando uma pressão interna e fazendo com que a tecnologia tornasse parte da geração atual e futura, mas com isso, muitas empresas não conseguiram se adaptar. Todos os serviços renováveis que permitem o desenvolvimento de novos clientes geram a inovação aberta, ficando ela disponível ao público externo com ocorrência de uma ampla solução nos negócios permitindo a geração de idéias e resolução de problemas, sendo tudo isso de forma compartilhada. A economia compartilhada permite a garantia da volta ao escambo, transformando a posse em uso por permitir a colaboração e a confiança que cria a moeda de reputação. Se a inovação oferece a transformação, precisamos resolver os problemas que quando solucionados geram novas oportunidades.



Vídeo:12
Docente: Reinhold Steinbeck

Tema: O futuro das cidades


As cidades estão crescendo e desenvolvendo em um ritmo acelerado e isso faz com que novas tecnologias sejam influenciadas participando da transformação com ocorrência de tecnologias inovadoras. Com o crescimento as cidades desenvolvem sua economia e miniminizam os quadros de pobreza e de desigualdade. O desenvolvimento urbano é o principal fator de renovação, pois, é assim que as cidades conseguem desenvolver o potencial de informação. Espera-se que em alguns anos as cidades estejam cobertas com redes tecnológicas e principalmente de acesso gratuito. Os dispositivos inteligentes são capacitadores intelectuais e permitem a comunicação da população. 


 Atividade de Portfólio da Semana 6

Vídeo aulas 11 e 12
Trabalhem em grupos de 3­-5 alunos.Identifiquem um desafio em sua comunidade ou cidade
e criem uma lista de idéias para enfrentar este desafio. Criem tantas idéias quanto for
possível  (no mínimo 20).
Usem a técnica de 'brainwriting' (http://www.portalcmc.com.br/tecria_10.htm)
Técnica de 'brainwriting'
Ao retirar a interação oral, elimina a possibilidade de o líder do grupo favorecer determinados participantes mais activos e extrovertidos.
No brainwriting, todas as pessoas podem ter ideias simultaneamente e são incentivadas a desenvolver as ideias geradas pelos outros participantes. As principais fases desta técnica são as seguintes:


1.º - Identificação do tema central por parte do líder da sessão.
2.º - Os participantes, sentados numa sala, escrevem individualmente as suas idéias durante cerca de cinco minutos.
3.º - Cada participante passa a sua folha de papel à pessoa sentada ao seu lado, que acrescentará as suas próprias idéias, durante mais cinco minutos. Este processo pode repetir-se diversas vezes mas, geralmente, três passagens são suficientes.
4.º - O líder da sessão recolhe os papéis e lê as idéias ou escreve-as num quadro.
5.º - O grupo discute em conjunto cada uma das idéias e avalia-as, reunindo as melhores e eliminando as que são absurdas ou impraticáveis.

De acordo com o pedido solicitado para a elaboração dessa atividade, comunico que esta atividade encontra-se em fase de elaboração, pois os participantes estão desenvolvendo as etapas solicitadas e conforme a disponibilidade postarei o conteúdo elaborado.

Após uma pesquisa realizada em minha cidade descobri que a falta da coleta seletiva é um fator importante que deve ser abordado. Moro em uma cidade com cerca de 180 mil habitantes e é possível encontrar uma grande dificuldade por parte da população a respeito da coleta seletiva, mesmo estando em uma época onde o lixo pode ser reaproveitado e transformado não se tem conscientização tanto por parte da população, quanto por parte de nossos governantes. Seria interessante  desenvolver uma técnica com pessoas interessadas em criar uma ONG ou até mesmo uma empresa de coleta voltada a desenvolver recursos para nossas entidades sendo elas ( lares de idosos, creches infantis e para idosos, centros de pessoas dependentes químicas e até mesmo para crianças com síndromes). Contudo, abaixo é possível encontrar alguns tópicos que explicam com maior clareza a ideia de elaboração do tema (Reciclagem já!).

- Elaboração de coleta seletiva;
- Criação de ONG especializada em prol as entidades através da verba arrecadada pela coleta seletiva;
- Desenvolvimento de atividades sobre a conscientização do descarte correto do lixo;
-Rede de criação de objetos criados através do lixo desprezado;
- Parceria com empresas para realização das coletas;
- Monitoramento da equipe que desenvolveria a coleta;

Semana:7
Vídeo:13
Docente: Álvaro Gregório

Tema: Impacto da tecnologia e inovação no governo

https://www.youtube.com/watch?v=JsDQk0UeHiI

 As inovações tecnológicas iniciaram através de projetos criados pelo governo para orientar rotas e caminhos. Outro recurso tecnológico que gerou mudanças foi à internet que permitiu a criação de novas carreiras e novos serviços, pois a tecnologia impacta a indústria evitando desperdício agilizando as mudanças necessárias. Serviços não ligados a internet precisam ser reorganizados para conseguirem acompanhar a tecnologia e melhorar seus serviços disponíveis. O poupa tempo é um exemplo de central de atendimento que oferece padrões necessário sendo um recurso muito utilizado e mais simples. É chamado de shopping de serviço público, por oferece serviços variados de forma rápida e prática, valorizando a cidadania e oferecendo qualidade no atendimento. O foco no ser humano deve ser um princípio base de realização das inovações utilizando a tecnologia. A internet permite um meio de atendimento mais facilitado e isso reduz filas além de gerar ganho de tempo, mas sua implantação exige a reorganização interna estimulando um novo olhar ao atendimento e gerando a transparência dos recursos. Por esse motivo devemos saber utilizá-la de forma a oferecer qualidade e satisfação.


Vídeo:14
Docente: Edgard Charles Stuber

Tema: Levando para casa

https://www.youtube.com/watch?v=A_mkcg-77eg

O pensamento que adquirirmos e os conceitos sobre a disciplina permitem que possamos entender os problemas do século XXI (lixo, saúde, mobilidade, recursos naturais, serviços públicos, aquecimento global, educação e alimentos). Estamos diante de vários desafios que facilitam o entendimento da criatividade humana que sofreu uma decaída com o passar dos anos. Mas, apesar dessas dificuldades ocorrerem diante da evolução da espécie humana que utiliza a metodologia criativa para resolver problemas sociais encontrando soluções para determinado problema a ser solucionado com estratégias específicas. Segundo Einstein devemos saber relacionar nossas idéias para gerar um pensamento adequado através de questionamentos apropriados. Quando geramos as perguntas corretas podemos inovar principalmente em relação à tecnologia que deve levar em conta a resolução das situações, mas lembrando da presença da escassez.  A sustentabilidade deve gerar o consumo consciente, afinal consumimos tudo o que produzimos? Inovamos através de aberturas com público de interesse e inclusões de terceirizações que causam a fusão de serviços refletindo em um papel foco diante do novo mundo estabelecido. Nosso país possui um empreendedorismo social com capacitação de resolver grandes problemas facilitando a criação de vários negócios sociais. Vivemos em grande quantidade nos centros urbanos, mas precisamos gerar locais propícios pensando em todos os conceitos a serem utilizados. Somos capazes de gerar concepções, mas precisamos desenvolver técnicas mais apropriadas para facilitar a comunicação. Devemos utilizar nossa capacidade utilizando a empatia e enxergando o mundo de forma diferente. Assim, viveremos com melhor qualidade.


Atividades de Portfólio da Semana 7
Aulas 13 e 14
Atividade 1 ­ individual
Faça uma pesquisa na sua cidade e na Internet e identifique alguns exemplos em que a tecnologia e a inovação tiveram um impacto positivo nas três áreas seguintes:
● Transparência (obrigação dos governos democráticos facilitar o acesso a informações públicas e assim, aproximar o cidadão do governo);
● Responsividade (as ferramentas de interação permitem a troca de idéias e informações que ajudam o governo a moldar suas políticas públicas, orçamentos e programas de acordo com a opinião exposta pelos cidadãos);
● Prestação de contas (O acesso à prestação de contas por parte dos governos é necessário para que os cidadãos formem suas opiniões a seu respeito).
iGovSP: http://igovsp.net/sp/
inovaDay: http://igovsp.net/inovaday/
Estudos e Projetos: http://igovsp.net/sp/estudos­e­benchmarks/
Atividade 2 ­ colaborativa
Em grupos de 5 a 6 alunos, deverá ser feita uma reflexão sobre os conceitos apresentados durante as aulas desta disciplina em relação aos conceitos aprendidos nas outras disciplinas deste semestre.
Foquem especificamente nos conceitos chave do Design Thinking (a empatia, a prototipagem, trabalho em equipe e diversidade, assim como iteração) e o que vocês aprenderam sobre o futuro da educação. Feito isso, escrevam um pequeno resumo (no máximo 500 palavras) sobre a relação dos conceitos até aqui aprendidos e o "Projeto Integrador". Este será o roteiro para ajudá­los no "Projeto Integrador.
Transparência, Responsividade, Prestação de contas.
Para qualquer elaboração de um projeto é necessário a ocorrências dos três pontos citados, pois sem eles não é possível desenvolver uma atuação com qualidade e seguida dos conceitos éticos. Portanto, ao elaborarmos projetos, pesquisas entre outros precisamos estar atentos a todos os detalhes que serão importantes para ajudar-nos a criar conceitos dignos e respeitosos por todos. O ser humano é capacitado para desenvolver diversas habilidades que se forem conceituadas da maneira correta permite a evolução social e pessoal. Se todas as elaborações fossem desenvolvidas com base nos tópicos éticos não teríamos tantos problemas principalmente na área dos nossos governantes. Fica aqui a dica para seguirmos nossos caminhos da melhor forma possível e principalmente com dignidade.
Futuro da educação.

Para mim, o futuro da educação remete a necessidade de encararmos todas as dificuldades apresentadas em relação ao ensino e a aprendizagem. Durante este bimestre foi solicitado para meu grupo a elaboração "desenvolvimento" de um projeto integrador voltado para a educação, mas para podermos criar ou até mesmo analisar todos os conceitos pré-estabelecidos, foi necessário estudarmos todos os mecanismos disponíveis aos docentes e discentes onde através deles encontramos algumas citações que acreditamos ser inadequadas, afinal, a realidade vivenciada em sala de aula não condiz com a escrita elaborada pelo governo do estado de SP. Estamos diante de um recurso que não pode ser direcionado da mesma forma no estado por um todo, pois em cada cidade ocorre uma diferenciação e por isso precisamos oferecer aos alunos materiais de ensino apropriados para a sua realidade. Infelizmente, a classe profissional também é valorizada e em muitos casos "abandonada". Até quando seremos vítimas do nosso próprio governo? Concluímos, que para ocorrer o futuro da educação é necessário primeiramente a presença da conscientização ( classe profissional, equipe gestora, governantes e sociedade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário