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PORTFÓLIO
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EVOLUÇÃO
Polo: Araçatuba – São Paulo
Mediadora – Denise Gregory Trentin
Curso: Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
Discente: Gracielli Mendes
Abuchaim
Docente: Edgard Charles Stuber
Matéria: Inglês
Semana:1
Vídeo:1
Tema: Criatividade e evolução
O entendimento sobre o ser humano possibilita a compreensão através de
problemas e projetos. Sabemos que a população brasileira é muito grande, mas
precisamos considerar que estamos utilizando muitas matérias primas e para isso
precisamos analisar e mudar nossos hábitos, afinal, tem problemas que podem ser
solucionados e gerar as melhorias necessárias para a população, mas entre tudo isso
existe as complexidades geradas por nós para sanar essas dificuldades. Entre
todas as dificuldades apresentadas, precisamos resolvê-las em grupo, pois a
raça humana não convive sozinha, vivemos em uma diversidade com formação de
grupos que possuem formações acadêmicas diferentes mas que trabalham em grupo.
Ao resolver todos os problemas conseguimos desenvolver e gerar pequenas
melhorias. A complexidade dos problemas gera a inovação da evolução. Entendendo
as necessidades das pessoas envolvidas em um problema facilita o entendimento e
permite a solução do problema. Então, por que perdemos a capacidade de inovação? A
história do universo revolucionou a vida, mas a evolução iniciou-se a partir de
um único organismo. Existem estudos que mostrar que a espécie humana é proveniente
do Homo, sendo esse um processo das mudanças das características físicas que
permitiram aos cérebros mais desenvolvidos com ferramentas mais elaboradas e
com vivência em grupo a geração do
início da sociedade. O homem contemporâneo tem um raciocínio abstrato com
resolução clara de problemas. A humanização mudou as características psíquicas e
culturais da espécie humana, com isso possibilitou a utilização de ferramentas
que eliminaram o processo de adaptação pelo meio ambiente permitindo nosso
desenvolvimento sem necessitar desse recurso de forma direta. A criatividade é
a chave do sucesso e da sobrevivência a partir da colaboração, pois o cérebro
humano é o órgão que mais consome energia e temos além de tudo uma natureza
tribal com a dependência de afeto. Formamos uma sociedade de forma organizada e
isso permite a civilização que é um estágio avançado da sociedade humana.
É a partir da criatividade e da evolução que conseguimos transformar a aprendizagem.
Fonte: www.mexxer.pt
www.mundodastribos.com
Vídeo:2
Docente: Edgard Charles Stuber
Tema: Inovação e criatividade
A
criatividade é fundamental para o desenvolvimento humano. Portanto, a resolução
de problemas deve ser feito através do ser humano. Quando entendemos as
necessidades das pessoas podemos desenvolver recursos que solucionam as
diversidades, mas é a partir da apatia que podemos ver o mundo e criar idéias
com a participação de protótipos diversificados com comunicações melhoradas.
Quando falamos em inovar temos várias possibilidades, mas a educação é uma
realidade essencial. Infelizmente a saúde também precisa de ajustes. O
incentivo de empreendedores que gerem o impacto positivo é necessário. Temos
como exemplo o governo americano que permite a população à apresentação de suas
necessidades e assim conseguem desenvolver recursos que podem vir a sanar os
problemas. Essa é uma maneira que podemos utilizar para resolver todos os
problemas complexos existentes no Brasil. Sabemos que a educação tem uma
importância muito relevante e através do pensamento intuitivo talvez possamos
sanar os déficits presentes. Se utilizarmos essas metodologias apresentadas
poderemos solucionar os problemas. Os problemas devem ser resolvidos com a
comunicação. Precisamos do contato direto com as pessoas. Com tudo, existem
técnicas simples e fáceis que podem ser realizadas para solucionar problemas.
Com o surgimento das tecnologias conseguimos desenvolver recursos diversificados que possibilitam uma melhor interação renovadora.
Fonte: www.cic-caxias.com.br
www.roxaneplacido.blogspot.com
Semana:2
Com o surgimento das tecnologias conseguimos desenvolver recursos diversificados que possibilitam uma melhor interação renovadora.
Fonte: www.cic-caxias.com.br
www.roxaneplacido.blogspot.com
Semana:2
Vídeo:3
Docente: Edgard Charles Stuber
Tema: Design Thinking
A inovação é um conceito
que deve ser distinguido, pois entre todos os entendimentos precisamos saber
que a criatividade faz parte desse processo, mas para que ela ocorra é
necessário que gere um resultado e assim se tornar conceituada e inovada.
Quando pensamos em inovar é preciso lembrar-se dos valores das pessoas que
acessam os conteúdos elaborados. Infelizmente existe uma grande minoria de
invenções que se programam e desenvolvem recursos inovadores. Essa dificuldade
é devido à falta de ambigüidade já que atualmente com a introdução da internet
temos mais possibilidades de inovações revolucionárias, pois através dela
podemos ter acesso a vários mercados. Existem empresas que buscam uma inovação mais
diferenciada e em muitos casos atuam de forma fechada, mas existe a
possibilidade de uma inovação aberta que é liberada para todos ocorrendo a
troca de dados. Com tudo, o feedback é um importante fator. A inovação surge
como um processo de aprendizagem por gerar a revolução, afinal, a inovação
segundo o professor é centrada no ser humano. Para criarmos uma cultura
inovadora precisamos ter confiança, comunicação e um pensamento integrativo que
liberta os raciocínios formando a junção do pensamento lógico com o indutivo
facilitando o processo inovador do mundo concreto que determina a análise e a
síntese.
Para elaboração do design thinking é necessário o planejamento com todas as etapas citadas a cima.
Fonte: www.blog.luz.vc
Fonte: www.blog.luz.vc
Vídeo:4
Docente: Edgard Charles Stuber
A coleta de dados
deve ser direcionada para as pesquisas que analisam a existência dos diversos tipos de características
centradas no ser humano gerando as várias pesquisas na forma quantitativa que
utilizam a quantidade com significados suficientes para conseguir desenvolver a
qualidade. Com essa metodologia baseada no comportamento humano conseguimos
obter vários caminhos para as soluções decorrentes, pois o processo cognitivo
precisa do insight que tem a função de despertar o interesse de solucionar as dificuldades
e buscar a inovação. Por este motivo, devemos desenvolver novas técnicas, mas
para isso precisamos ser mais abertos e ouvir mais uns aos outros. Afinal, a percepção
faz parte de uma função cerebral que reflete as vivências de cada pessoas, e
devido a isso devemos desenvolver nossas habilidades e assim conseguir obter um
ótimo resultado.
Tema: Insights e inovação
A inovação precisa da quebra de barreiras para possibilitar um consumo inovador.
Fonte: www.trendsresearchcenter.com
https://www.youtube.com/watch?v=XPRcrwF9fjs
A tecnologia é um
conhecimento técnico que é desenvolvido através das técnicas e das ferramentas
que somada ao conhecimento científico permite o desenvolvimento do conhecimento
e com isso inova a sociedade. Mas, os avanços tecnológicos afetam a economia e
causam o desemprego. Para compreender melhor essa relação é preciso conhecer a
epistemologia que estuda as crenças do julgamento em tudo o que acreditamos,
sabendo que sem a presença da verdade se torna um mito. Quando introduzimos
métodos científicos entre as crenças desenvolvemos o conhecimento e com isso é
possível desenvolver a passagem do mito para o conhecimento que explica os fenômenos
reais. Nesse contexto é fundamental o entendimento da história da humanidade
que passou por várias mudanças revolucionadoras permitindo a redução das
crenças e a aproximação das verdades.
https://www.youtube.com/watch?v=--9J45QEIXY
Portanto precisamos desenvolver:
- Habilidades críticas;
- Habilidades sociais;
- Entendimento tecnológico;
- Liderança educacional;
Tema: Inovação social
ATIVIDADES
/AULAS 7 E 8
ATIVIDADE
1 – COLABORATIVA
ATIVIDADE
2 – INDIVIDUAL
Tema: O
futuro da saúde
https://www.youtube.com/watch?v=XqTYbJxhph0
O
ecossistema da informação do bem estar e as ferramentas de informação se
concentram com a saúde da população, mas quando recebemos muitos dados de uma
só vez, pode ocorrer à interferência ao nosso bem estar. Temos acesso a varias
novas tecnologias que causam o impacto no ecossistema criando oportunidades que
se desenvolvem através do relacionamento em geral permitindo a facilitação
tecnológica e possibilitando o gerenciamento de recursos ao bem estar. Entre os
principais recursos encontramos, a riqueza da informação que permite a
descoberta do domínio ao bem estar coletivo, os sensores ambientais embutidos que
se relacionam com a preocupação da saúde
ambiental permitindo potencializar os sensores que geram o risco de crises
reativas. Em relação à proliferação de aplicativos e serviços, suas analises
são embutidas nas informações utilizadas nos fluxos de aplicativos e contextos
e isso gera o crescente resfriamento de dados e diagnósticos. Com tudo, o aumento
da conexão com a internet presente em todos os aparelhos que fazem parte de
nossa vida geram um potencial de informação imediato que permite a programação
de consciência com disseminação de novos hábitos informativos, e o surgimento
de experiências intuitivas que surgem através das renovações.
Tema: Sustentabilidade
https://www.youtube.com/watch?v=HCD3WzFugd4
A
metodologia da inovação deve permitir o compreendimento de problemas reais que
geram o desenvolvimento de novos recursos para serem solucionados. Para isso
precisamos olhar de forma sistêmica para as possibilidades e criar um futuro
sustentável através do bem estar humano, cultura e sociedade, economia,
infra-estrutura, recursos naturais, ecossistemas e governanças. Com esses
desafios a sustentabilidade acaba sendo revolucionada. Se nos tornarmos consumistas
conscientes poderemos transformar a educação. O indivíduo deve ser direcionado
para o desenvolvimento de um indivíduo melhor. Se analisarmos a necessidade de
nosso consumo poderemos ser mais conscientes ao gerar os consumos. Em todas as
ações sendo elas compra, uso e descarte desenvolvemos o consumo que se atrela a
vida humana, mas a sociedade é consumista e gera o estímulo econômico e também
entre os vínculos com as pessoas. Se formos conscientes poderemos gerar o bem
estar ao meio, a vida e para as futuras gerações, afinal, deveu buscar estilos
sustentáveis de vida.
A Fundação SOS Mata Atlântica e a Brasil Kirin, por meio do
projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, abrem as inscrições para educadores
interessados em participar do Curso de Elaboração de Projetos de Educação
Ambiental “Artesanato dos Sonhos”.
Tema: A
economia compartilhada, a inovação aberta e o impacto nos serviços
https://www.youtube.com/watch?v=mmM1XDNRlvY
Tema: O
futuro das cidades
Tema: Impacto
da tecnologia e inovação no governo
https://www.youtube.com/watch?v=JsDQk0UeHiI
Tema: Levando
para casa
https://www.youtube.com/watch?v=A_mkcg-77eg
O
pensamento que adquirirmos e os conceitos sobre a disciplina permitem que
possamos entender os problemas do século XXI (lixo, saúde, mobilidade, recursos
naturais, serviços públicos, aquecimento global, educação e alimentos). Estamos
diante de vários desafios que facilitam o entendimento da criatividade humana
que sofreu uma decaída com o passar dos anos. Mas, apesar dessas dificuldades
ocorrerem diante da evolução da espécie humana que utiliza a metodologia
criativa para resolver problemas sociais encontrando soluções para determinado
problema a ser solucionado com estratégias específicas. Segundo Einstein
devemos saber relacionar nossas idéias para gerar um pensamento adequado
através de questionamentos apropriados. Quando geramos as perguntas corretas
podemos inovar principalmente em relação à tecnologia que deve levar em conta a
resolução das situações, mas lembrando da presença da escassez. A
sustentabilidade deve gerar o consumo consciente, afinal consumimos tudo o que
produzimos? Inovamos através
de aberturas com público de interesse e inclusões de terceirizações que causam
a fusão de serviços refletindo em um papel foco diante do novo mundo
estabelecido. Nosso país possui um empreendedorismo social com capacitação de
resolver grandes problemas facilitando a criação de vários negócios sociais.
Vivemos em grande quantidade nos centros urbanos, mas precisamos gerar locais
propícios pensando em todos os conceitos a serem utilizados. Somos capazes de
gerar concepções, mas precisamos desenvolver técnicas mais apropriadas para
facilitar a comunicação. Devemos utilizar nossa capacidade utilizando a empatia
e enxergando o mundo de forma diferente. Assim, viveremos com melhor qualidade.
Para mim, o futuro da educação remete a necessidade de encararmos todas as dificuldades apresentadas em relação ao ensino e a aprendizagem. Durante este bimestre foi solicitado para meu grupo a elaboração "desenvolvimento" de um projeto integrador voltado para a educação, mas para podermos criar ou até mesmo analisar todos os conceitos pré-estabelecidos, foi necessário estudarmos todos os mecanismos disponíveis aos docentes e discentes onde através deles encontramos algumas citações que acreditamos ser inadequadas, afinal, a realidade vivenciada em sala de aula não condiz com a escrita elaborada pelo governo do estado de SP. Estamos diante de um recurso que não pode ser direcionado da mesma forma no estado por um todo, pois em cada cidade ocorre uma diferenciação e por isso precisamos oferecer aos alunos materiais de ensino apropriados para a sua realidade. Infelizmente, a classe profissional também é valorizada e em muitos casos "abandonada". Até quando seremos vítimas do nosso próprio governo? Concluímos, que para ocorrer o futuro da educação é necessário primeiramente a presença da conscientização ( classe profissional, equipe gestora, governantes e sociedade).
Fonte: www.trendsresearchcenter.com
Semana:3
Vídeo:5
Docente: Edgard Charles Stuber
Tema: Tecnologia
e inovação
https://www.youtube.com/watch?v=XPRcrwF9fjs
A tecnologia é um
conhecimento técnico que é desenvolvido através das técnicas e das ferramentas
que somada ao conhecimento científico permite o desenvolvimento do conhecimento
e com isso inova a sociedade. Mas, os avanços tecnológicos afetam a economia e
causam o desemprego. Para compreender melhor essa relação é preciso conhecer a
epistemologia que estuda as crenças do julgamento em tudo o que acreditamos,
sabendo que sem a presença da verdade se torna um mito. Quando introduzimos
métodos científicos entre as crenças desenvolvemos o conhecimento e com isso é
possível desenvolver a passagem do mito para o conhecimento que explica os fenômenos
reais. Nesse contexto é fundamental o entendimento da história da humanidade
que passou por várias mudanças revolucionadoras permitindo a redução das
crenças e a aproximação das verdades.
A tecnologia em junção com a inovação estabelece as mudanças inovadoras.
Fonte: www.portaldoamazonas.com
www.redefonte.com
Vídeo:6
Docente: Reinhold Steinbeck
Tema: O futuro da aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=--9J45QEIXY
Temos o entendimento dos estudos de criatividade que desenvolvem as habilidades divergentes (gerando idéias). Quando realizamos esse recurso podemos perceber que o desenvolvimento da criatividade é maior durante o período infantil, pois com o passar do tempo deixamos de desenvolver nossa criatividade e com isso acabamos atrasados no quesito revolucionador, pois é através do pensamento crítico que conseguimos melhorar e criar novas habilidades.
Portanto precisamos desenvolver:
- Habilidades críticas;
- Habilidades sociais;
- Entendimento tecnológico;
- Liderança educacional;
Com isso poderemos explorar as necessidades na educação para transformar as instituições educacionais.
Precisamos saber que o processo de inovação é de grande importância a definição das premissas iniciais para o desenvolvimento de novas soluções. Segundo Roger Martin, o design thinking promove o equilíbrio entre o pensamento analítico e o intuitivo, o que permite às organizações gerar inovações para aumentar a eficiência e competitividade. As empresas têm adotado o design thinking pelos resultados inovadores, a possibilidade de diferenciação de suas marcas e pela velocidade com que é capaz de colocar novos produtos e serviços no mercado, uma vez que todo o processo é conduzido envolvendo diretamente os consumidores, testando e validando cada fase do desenvolvimento.
Por meio de recursos renovadores sobre a aprendizagem conseguiremos desenvolver novas habilidades.
Fonte: www.bica.imagina.pt
www.co-labore.net
Atividade de
Portfólio / aula 3
Porque os alunos perdem a capacidade
criativa nas escolas, e como podemos mudar essa tendência? Reflita sobre suas
próprias experiências, faça entrevistas com os membros de sua comunidade,
(professores, outros profissionais, etc), e faça uma pesquisa na internet.
Escreva uma reflexão (500 palavras) que deve compor o Portfólio da disciplina.
Acredito que a capacidade criativa nasce com o aluno, mas precisamos desenvolver técnicas diárias para sua evolução, pois não existe capacitação e melhoramento sem desenvolver novas habilidades e capacitações no decorrer do período educacional. Atualmente, os alunos buscam diversidades educativas e por isso os professores precisam se atualizar e desenvolver suas próprias habilidades com técnicas revolucionadoras que de certa forma acabam tornando-se atrativas e interessantes para os alunos permitindo o desenvolvimento espontâneo de suas habilidades e sobre tudo de sua criatividade. Entre as pessoas entrevistadas, as falas são de que o conhecimento é variado, pois algumas acreditam que a criatividade com o passar do tempo é mais desenvolvida, mas estudos comprovam que o ser criativo ocorre apenas durante certa fase da infância. Mas, porque será que com o desenvolvimento e crescimento as pessoas atrasam o ser poder criativo? Esse conceito deveria ser modificado, mas para isso precisamos buscar novas técnicas revolucionadoras que possam se tornar atrativas na busca do conhecimento, afinal, é o conhecimento desenvolvido que permite a renovação da criatividade.
Acredito que a capacidade criativa nasce com o aluno, mas precisamos desenvolver técnicas diárias para sua evolução, pois não existe capacitação e melhoramento sem desenvolver novas habilidades e capacitações no decorrer do período educacional. Atualmente, os alunos buscam diversidades educativas e por isso os professores precisam se atualizar e desenvolver suas próprias habilidades com técnicas revolucionadoras que de certa forma acabam tornando-se atrativas e interessantes para os alunos permitindo o desenvolvimento espontâneo de suas habilidades e sobre tudo de sua criatividade. Entre as pessoas entrevistadas, as falas são de que o conhecimento é variado, pois algumas acreditam que a criatividade com o passar do tempo é mais desenvolvida, mas estudos comprovam que o ser criativo ocorre apenas durante certa fase da infância. Mas, porque será que com o desenvolvimento e crescimento as pessoas atrasam o ser poder criativo? Esse conceito deveria ser modificado, mas para isso precisamos buscar novas técnicas revolucionadoras que possam se tornar atrativas na busca do conhecimento, afinal, é o conhecimento desenvolvido que permite a renovação da criatividade.
Reflexão
A relação ativa da criança com o mundo a sua volta e com os
outros é o ponto de partida para o desenvolvimento da criatividade e da
autonomia. A interação da criança com este mundo que a rodeia permite que ela
desenvolva sua imaginação e criatividade, na medida em que possibilita que ela
formule perguntas, busque respostas, descubra e construa o conhecimento.
A cooperação pode ser considerada como atividade efetivamente criadora, na
medida em que ela é condição indispensável para a constituição plena da razão.
Para Piaget, a estrutura cognitiva não é hereditária, mas se desenvolve no
processo de interação do indivíduo com o ambiente a partir da construção de
esquemas. Tais
esquemas evoluem de acordo com o desenvolvimento e interação do indivíduo com o
ambiente.A
construção da autonomia está pautada nas trocas sociais e interindividuais e na
cooperação entre os pares, ou seja, num sistema de operações executadas em comum
ou por reciprocidade. A construção da autonomia intelectual da criança
está em dependência das atividades que ela estabelece ao longo de sua vida na
escola e fora dela, torna-se necessário e fundamental conhecer como ela
constrói o conhecimento para que se entenda a natureza das interações que a
criança estabelece a partir do que vivenciou. É importante salientar
que, muitas vezes, a criança tem dificuldade em executar ações no plano das
idéias, embora já seja capaz de realizá-las no plano concreto. A
capacidade imaginativa e criadora é fato complexo e dependente de diversos
fatores, entre eles a experiência anterior do sujeito e seus interesses, assim
como a variedade de estímulos a que o mesmo está submetido. Sendo assim, a
imaginação não pode se manifestar do mesmo modo na criança e no adulto. Imaginação
e criatividade pressupõem formas complexas de pensamento e fundamento para seu
desenvolvimento. Tanto imaginação quanto criatividade supõem grande quantidade
de experiência anterior, o que nos leva a frisar novamente a importância da
ação e interação do sujeito com o mundo a sua volta. Na verdade, o
desenvolvimento tanto da autonomia quanto da criatividade nas crianças são
pressupostos desejáveis de uma educação de qualidade. Entretanto, para que se
consiga atingir tal objetivo é preciso que os professores mudem sua visão de
educação. O educando constrói seu próprio conhecimento ao aprender a
diretividade na educação em geral, e no ensino em especial é uma questão de
grau.Todos somos educadores e educandos, ao mesmo tempo. No momento que
ensinamos e somos ensinados nas diversas circunstâncias de nossas vidas. O professor tem duas funções básicas: incentivador e
orientador. Quanto há disciplina e fórmulas prontas depende muito da postura de
cada professor, sendo sua postura dependente da linha da diretoria da
instituição sendo também a postura relacionada com o estilo de cada classe que
varia muito. Professor–aluno devem sempre propor, analisar e discutir juntos
qualquer assunto. Motivação é um processo psicológico, que depende de cada
aluno e do seu nível de aspiração. O aspecto coletivo da participação
deve ser visto, não como um processo despersonalizador mas, pelo contrário, como o principal
instrumento de construção de individualidade. Se a realização da humanidade e
das pessoas acontece quando elas sentem que contribuem para a construção da
felicidade coletiva; se a felicidade nunca pode ser encarada como um bem
individual, mas sim um bem coletivo; se o “mal” não reside nas pessoas, mas nas
relações entre as pessoas então, a construção de coletividade onde estas
relações se transformam, perdendo seu caráter embrutecedor, onde as pessoas se
respeitam francamente, onde o relacionamento não seja intermediado por
preconceitos e agressões, onde o homem deixa de ser uma coisa, é o meio mais
eficaz de ser formar individualmente participantes de forma ativa e responsável.
Tema: Uma
história do futuro – A Universidade de Stanford em 2025
https://www.youtube.com/watch?v=T5uwmO47vPg
A
experiência universitária deve ser analisada de acordo com as inovações, onde
podemos comparar as diferenças sofridas desde a antiguidade até a atualidade. O
conhecimento permite o desenvolvimento de nossas habilidades e contribui para
nossa formação. Os padrões de ensino devem ser direcionados ao aprendizado
fornecendo maneiras de articulação de carreiras com presença de base acadêmica
e com presença de contexto amplo aos alunos capacitados. A universidade deve
ter habilidade de lidar com a população de forma dinâmica fornecendo um
engajamento de rede social amplo, com o sistema de fases compassadas permitindo
ao estudante o conhecimento desejado de estudo com maneiras mais adequadas para
cada aluno. Com isso o aprendizado se torna mais rigoroso.
Até o momento a representação da universidade é muito comum, comparada com a expectativa do futuro que irá transformar a aprendizagem.
Fonte: www.dschool.stanford.edu
www.dondeandoporai.com.br
Vídeo:8
Semana:4
Vídeo:7
Docente: Reinhold Steinbeck
Tema: Uma
história do futuro – A Universidade de Stanford em 2025
https://www.youtube.com/watch?v=T5uwmO47vPg
A
experiência universitária deve ser analisada de acordo com as inovações, onde
podemos comparar as diferenças sofridas desde a antiguidade até a atualidade. O
conhecimento permite o desenvolvimento de nossas habilidades e contribui para
nossa formação. Os padrões de ensino devem ser direcionados ao aprendizado
fornecendo maneiras de articulação de carreiras com presença de base acadêmica
e com presença de contexto amplo aos alunos capacitados. A universidade deve
ter habilidade de lidar com a população de forma dinâmica fornecendo um
engajamento de rede social amplo, com o sistema de fases compassadas permitindo
ao estudante o conhecimento desejado de estudo com maneiras mais adequadas para
cada aluno. Com isso o aprendizado se torna mais rigoroso.Até o momento a representação da universidade é muito comum, comparada com a expectativa do futuro que irá transformar a aprendizagem.
Fonte: www.dschool.stanford.edu
www.dondeandoporai.com.br
Vídeo:8
Docente: Reinhold Steinbeck
Tema: Inovação social
A
inovação social permite as inovações sociais que melhoram a educação através da
tecnologia. A solução de um problema social deve gerar um valor prioritário
para o coletivo através de sistemas de inovações que podem resolver problemas
sociais diversos. Devemos ter em mente que a inovação pode ser de várias
maneiras, sendo todas elas direcionadas para a evolução e tecnologia
desenvolvida. Os problemas sociais podem ser resolvidos através da
inovação gerada com problemas atuais. As tecnologias devem ser usadas para os
impactos sociais. A inovação social deve buscar troca de parcerias que
inovam a perspectiva de aprendizagem, já que o impacto social refere-se a
educação, saúde e inovação e engaja as pessoas permitindo o alcance da autonomia.
A inovação anda em conjunto com a mídia que permite a mudança entre as pessoas que pretender introduzir conceitos diversificados e renovadores na sociedade.
Fonte: www.envolverde.com.br
www.thebridgeglobal.com.br
ATIVIDADES
/AULAS 7 E 8
ATIVIDADE
1 – COLABORATIVA
ATIVIDADE
2 – INDIVIDUAL
Procure um inovador social na sua comunidade,
cidade ou online. Procure alguém que já enfrenta os desafios sociais com
soluções criativas e iniciativas empreendedoras. Como eles identificam o
desafio? Como é que eles criaram as soluções inovadoras? Você acha que eles
realmente atendem as necessidades do seu público-alvo? Escreva uma reflexão
(500 palavras).
Em
minha cidade existe um grupo de jovens que desenvolveram um trabalho social em
prol aos animais, onde através da ajuda de alguns empresários e de pessoas
voluntárias conseguem desenvolver um ótimo trabalho dando um direcionamento
correto aos animais recolhidos que são vermifugados, vacinados e até mesmo
adotados. É um trabalho que vem sendo desenvolvido há pelo menos cinco anos e a
cada ano aumenta. Esse aumento é devido à melhora da participação social que
acolhe a todos os voluntários oferecendo além da ajuda de custo a ajuda com
medicamentos, rações e produtos de limpeza. Atualmente, o local onde os animais
são recolhidos oferece um espaço amplo com qualidade de vida sendo a
alimentação balanceada e distribuída por pessoas qualificadas que passam por um
processo de aprendizagem sendo ele direcionado especificamente para o fim de
tratador de canil e gatil. Com esse procedimento o número de animais
abandonados e maltratados diminuiu segundo a prefeitura que realizou um balanço
para verificar o índice da melhoria dessa situação que estava se tornando
crítica, pois a ocorrência de casos de doenças contagiosas e mortes era muito
elevada e atualmente chega a margem de 20%, onde o índice anterior era de 80%
principalmente quando o fator era referente a doença leishmaniose, pois era
comum encontrar em um único bairro, vários casos de animais contaminados que
acabavam sendo sacrificados e isso afetava a todos. Várias, melhor dizendo
centenas de pessoas perderam seus animais de estimação devido ao contágio por
esse vírus. Sabemos que é impossível combater totalmente o abandono de animais,
mas temos a certeza de que nossa cidade está sendo bem cuidada e que busca
sempre a melhor solução para esses problemas decorrentes da falta de
conscientização da população. Afinal, a castração já não possui um custo tão
elevado e favorece a diminuição do aumento de animais, além de permitir a
qualidade social de todas as pessoas. Freqüentemente, ocorre a realização de
campanhas que oferecem aos proprietários de animais o auxílio gratuito de
vacinas com orientações como, por exemplo: alimentação balanceada, cuidado com
a pele e o pêlo, lavagem e armazenamento de água e alimentos, entre outros.Outro
fator interessante oferecido é a doação de animais que ocorre na praça central
a cada quinze dias, sendo que as pessoas interessadas em adquirir um animal
passam primeiramente por uma avaliação que tem a função de qualificar o futuro proprietário
para saber seu real interesse em adquirir um animal e também suas condições
financeiras, pois, os animais assim como nós humanos precisam de cuidados.
Semana:5
Vídeo:9
Docente: Reinhold Steinbeck
Tema: O
futuro da saúde
https://www.youtube.com/watch?v=XqTYbJxhph0
O
ecossistema da informação do bem estar e as ferramentas de informação se
concentram com a saúde da população, mas quando recebemos muitos dados de uma
só vez, pode ocorrer à interferência ao nosso bem estar. Temos acesso a varias
novas tecnologias que causam o impacto no ecossistema criando oportunidades que
se desenvolvem através do relacionamento em geral permitindo a facilitação
tecnológica e possibilitando o gerenciamento de recursos ao bem estar. Entre os
principais recursos encontramos, a riqueza da informação que permite a
descoberta do domínio ao bem estar coletivo, os sensores ambientais embutidos que
se relacionam com a preocupação da saúde
ambiental permitindo potencializar os sensores que geram o risco de crises
reativas. Em relação à proliferação de aplicativos e serviços, suas analises
são embutidas nas informações utilizadas nos fluxos de aplicativos e contextos
e isso gera o crescente resfriamento de dados e diagnósticos. Com tudo, o aumento
da conexão com a internet presente em todos os aparelhos que fazem parte de
nossa vida geram um potencial de informação imediato que permite a programação
de consciência com disseminação de novos hábitos informativos, e o surgimento
de experiências intuitivas que surgem através das renovações.
A perspectiva da qualidade de vida e da saúde mundial é um fator relevante que tem altos e baixos e por isso precisa ser analisada com muito cuidado.
Fonte: www.pensesus.fiocruz.br
www.elsa.org.br
Vídeo:10
Docente: Reinhold Steinbeck
Tema: Sustentabilidade
https://www.youtube.com/watch?v=HCD3WzFugd4
A
metodologia da inovação deve permitir o compreendimento de problemas reais que
geram o desenvolvimento de novos recursos para serem solucionados. Para isso
precisamos olhar de forma sistêmica para as possibilidades e criar um futuro
sustentável através do bem estar humano, cultura e sociedade, economia,
infra-estrutura, recursos naturais, ecossistemas e governanças. Com esses
desafios a sustentabilidade acaba sendo revolucionada. Se nos tornarmos consumistas
conscientes poderemos transformar a educação. O indivíduo deve ser direcionado
para o desenvolvimento de um indivíduo melhor. Se analisarmos a necessidade de
nosso consumo poderemos ser mais conscientes ao gerar os consumos. Em todas as
ações sendo elas compra, uso e descarte desenvolvemos o consumo que se atrela a
vida humana, mas a sociedade é consumista e gera o estímulo econômico e também
entre os vínculos com as pessoas. Se formos conscientes poderemos gerar o bem
estar ao meio, a vida e para as futuras gerações, afinal, deveu buscar estilos
sustentáveis de vida.
Precisamos nos conscientizar de que a sustentabilidade é o recurso apropriado para a qualidade de vida de nossa população.
Fonte: www.andaluzacessibilidade.com.br
www.meioambiente.culturamix.com
Vídeoaulas 9 e 10
Atividade
1
Faça uma pesquisa na Internet e encontre um exemplo de uma
das seguintes previsões de
inovações e rupturas discutidas na aula.
Diante da proposta sugerida realizei
a pesquisa e escolhi trabalhar com o tema citado a baixo.
RUPTURA PARADIGMÁTICA
A dinâmica social do
mundo globalizado contemporâneo e suas repercussões na educação requerem dos
professores mudanças na estratégia pedagógica para superar as dificuldades que alunos
têm demonstrado durante o processo de construção do conhecimento. O presente estudo,
inserido na linha de pesquisa Formação e Profissionalização Docente, versa
sobre a questão da inovação no âmbito educacional brasileiro. O objetivo é
conhecer e analisar os conceitos e concepções que envolvem essa temática, tendo
em vista sua importância nos projetos de formação de professores que almejam a
melhoria da educação. Os conceitos de inovação encontrados, em geral, são
ambíguos, e a maioria das propostas sugeridas não é aprofundada e fundamentada.
Conclui-se que a concepção de inovação é uma questão complexa e desafiadora e
que, embora ainda esteja impelida pelo paradigma tradicional, é possível
provocá-la a partir de rupturas epistemológicas. Assim, constroem-se novos
caminhos na educação fundamentando-se em diálogos articulados entre as
instituições e seus agentes.
Atividade
2
Saiba mais sobre Edukatu e proponha um projeto inovador que
você pode desenvolver com
seus alunos para criar um consumo mais consciente.
O objetivo é desenvolver
possibilidades para que projetos inovadores sejam criados durante o curso. Para
possibilitar que os participantes se tornem agentes das mudanças que desejam
ver em seu mundo, é preciso incluir a forma de olhar de cada um e suas
habilidades pessoais, e a partir daí construir um aprendizado a partir da
experiência. Para tanto, utilizaremos metodologias afinadas com a ideia de que
“O ser humano nunca é algo fixo e dado, algo que só pode ir numa única direção;
mas sim, um potencial para o novo, para aquilo que jamais existiu. Precisamos
acreditar na possibilidade de novos valores serem criados, mesmo nesta nossa
época.” A fenomenologia fundamentada em Goethe e a proposta de Allan Kaplan
para a aplicação da fenomenologia nos processos sociais são as mais completas e
serão os referenciais metodológicos e práticos deste curso.
Diante
da proposta a ser realizada na 2ª atividade escolhi a compreensão da
conscientização. É um fator que acredito ser fundamental para podermos
desenvolver uma atitude renovadora que permite conscientizar as pessoas sobre a
necessidade de preservar a natureza. De acordo com essa proposta acredito que o
desenvolvimento direto com as crianças desde a fase inicial de aprendizagem
possibilita a disseminação da importância de se preservar. Elas além de serem o
futuro do nosso país, podem repassar o saber adquirido para todos que estão ao
seu redor. Se soubermos desenvolver técnicas inovadoras com diminuição do
consumo poderemos melhorar a qualidade de vida de todos além de evitar a
disseminação de uma cultura pouco desenvolvida que se espalha com rapidez
diante das necessidades vivenciadas. Acredito que a simples orientação sobre a
reciclagem permite a transformação por criar recursos inovadores através de
compostos e produtos desprezados em nossas lixeiras. Portanto, é fundamental a
orientação consciente de todos os atos do homem que infelizmente destrói e
contamina nosso país.
Semana:
6
Vídeo:
11
Docente: Edgard Charles Stuber
Tema: A
economia compartilhada, a inovação aberta e o impacto nos serviços
https://www.youtube.com/watch?v=mmM1XDNRlvY
A internet trouxe mudanças drásticas nos negócios dentro das empresas, causando uma pressão interna e fazendo com que a tecnologia tornasse parte da geração atual e futura, mas com isso, muitas empresas não conseguiram se adaptar. Todos os serviços renováveis que permitem o desenvolvimento de novos clientes geram a inovação aberta, ficando ela disponível ao público externo com ocorrência de uma ampla solução nos negócios permitindo a geração de idéias e resolução de problemas, sendo tudo isso de forma compartilhada. A economia compartilhada permite a garantia da volta ao escambo, transformando a posse em uso por permitir a colaboração e a confiança que cria a moeda de reputação. Se a inovação oferece a transformação, precisamos resolver os problemas que quando solucionados geram novas oportunidades.
Vídeo:12
Docente: Reinhold Steinbeck
Tema: O
futuro das cidades
As cidades estão crescendo e desenvolvendo em
um ritmo acelerado e isso faz com que novas tecnologias sejam influenciadas
participando da transformação com ocorrência de tecnologias inovadoras. Com o
crescimento as cidades desenvolvem sua economia e miniminizam os quadros de
pobreza e de desigualdade. O desenvolvimento urbano é o principal fator de
renovação, pois, é assim que as cidades conseguem desenvolver o potencial de
informação. Espera-se que em alguns anos as cidades estejam cobertas com redes
tecnológicas e principalmente de acesso gratuito. Os dispositivos inteligentes
são capacitadores intelectuais e permitem a comunicação da população.
Atividade de Portfólio da Semana 6
Vídeo aulas 11 e 12
Trabalhem em grupos de 3-5 alunos.Identifiquem um desafio
em sua comunidade ou cidade
e criem uma lista de idéias para enfrentar este desafio.
Criem tantas idéias quanto for
possível (no mínimo
20).
Usem a técnica de 'brainwriting' (http://www.portalcmc.com.br/tecria_10.htm)
Técnica de 'brainwriting'
Ao retirar a interação oral,
elimina a possibilidade de o líder do grupo favorecer determinados
participantes mais activos e extrovertidos.
No brainwriting, todas as pessoas podem ter
ideias simultaneamente e são incentivadas a desenvolver as ideias geradas
pelos outros participantes. As principais fases desta técnica são as seguintes:
|
||
1.º - Identificação do tema central
por parte do líder da sessão.
2.º - Os participantes, sentados
numa sala, escrevem individualmente as suas idéias durante cerca de cinco
minutos.
3.º - Cada participante passa a sua
folha de papel à pessoa sentada ao seu lado, que acrescentará as suas
próprias idéias, durante mais cinco minutos. Este processo pode repetir-se
diversas vezes mas, geralmente, três passagens são suficientes.
4.º - O líder da sessão recolhe os
papéis e lê as idéias ou escreve-as num quadro.
5.º - O grupo discute em conjunto
cada uma das idéias e avalia-as, reunindo as melhores e eliminando as que são
absurdas ou impraticáveis.
|
De acordo com o pedido solicitado para a elaboração dessa atividade, comunico que esta atividade encontra-se em fase de elaboração, pois os participantes estão desenvolvendo as etapas solicitadas e conforme a disponibilidade postarei o conteúdo elaborado.
Após uma pesquisa realizada
em minha cidade descobri que a falta da coleta seletiva é um fator importante
que deve ser abordado. Moro em uma cidade com cerca de 180 mil habitantes e é
possível encontrar uma grande dificuldade por parte da população a respeito da
coleta seletiva, mesmo estando em uma época onde o lixo pode ser reaproveitado
e transformado não se tem conscientização tanto por parte da população, quanto
por parte de nossos governantes. Seria interessante desenvolver uma técnica com pessoas
interessadas em criar uma ONG ou até mesmo uma empresa de coleta voltada a
desenvolver recursos para nossas entidades sendo elas ( lares de idosos,
creches infantis e para idosos, centros de pessoas dependentes químicas e até
mesmo para crianças com síndromes). Contudo, abaixo é possível encontrar alguns
tópicos que explicam com maior clareza a ideia de elaboração do tema (Reciclagem
já!).
- Elaboração de coleta seletiva;
- Criação de ONG especializada em prol as entidades
através da verba arrecadada pela coleta seletiva;
- Desenvolvimento de atividades sobre a conscientização
do descarte correto do lixo;
-Rede de criação de objetos criados através do lixo
desprezado;
- Parceria com empresas para realização das coletas;
- Monitoramento da equipe que desenvolveria a coleta;
Semana:7
Vídeo:13
Docente: Álvaro Gregório
Tema: Impacto
da tecnologia e inovação no governo
https://www.youtube.com/watch?v=JsDQk0UeHiI
As inovações tecnológicas iniciaram através de projetos criados pelo governo para orientar rotas e caminhos. Outro recurso tecnológico que gerou mudanças foi à internet que permitiu a criação de novas carreiras e novos serviços, pois a tecnologia impacta a indústria evitando desperdício agilizando as mudanças necessárias. Serviços não ligados a internet precisam ser reorganizados para conseguirem acompanhar a tecnologia e melhorar seus serviços disponíveis. O poupa tempo é um exemplo de central de atendimento que oferece padrões necessário sendo um recurso muito utilizado e mais simples. É chamado de shopping de serviço público, por oferece serviços variados de forma rápida e prática, valorizando a cidadania e oferecendo qualidade no atendimento. O foco no ser humano deve ser um princípio base de realização das inovações utilizando a tecnologia. A internet permite um meio de atendimento mais facilitado e isso reduz filas além de gerar ganho de tempo, mas sua implantação exige a reorganização interna estimulando um novo olhar ao atendimento e gerando a transparência dos recursos. Por esse motivo devemos saber utilizá-la de forma a oferecer qualidade e satisfação.
Vídeo:14
Docente: Edgard Charles Stuber
Vídeo:14
Docente: Edgard Charles Stuber
Tema: Levando
para casa
https://www.youtube.com/watch?v=A_mkcg-77eg
O
pensamento que adquirirmos e os conceitos sobre a disciplina permitem que
possamos entender os problemas do século XXI (lixo, saúde, mobilidade, recursos
naturais, serviços públicos, aquecimento global, educação e alimentos). Estamos
diante de vários desafios que facilitam o entendimento da criatividade humana
que sofreu uma decaída com o passar dos anos. Mas, apesar dessas dificuldades
ocorrerem diante da evolução da espécie humana que utiliza a metodologia
criativa para resolver problemas sociais encontrando soluções para determinado
problema a ser solucionado com estratégias específicas. Segundo Einstein
devemos saber relacionar nossas idéias para gerar um pensamento adequado
através de questionamentos apropriados. Quando geramos as perguntas corretas
podemos inovar principalmente em relação à tecnologia que deve levar em conta a
resolução das situações, mas lembrando da presença da escassez. A
sustentabilidade deve gerar o consumo consciente, afinal consumimos tudo o que
produzimos? Inovamos através
de aberturas com público de interesse e inclusões de terceirizações que causam
a fusão de serviços refletindo em um papel foco diante do novo mundo
estabelecido. Nosso país possui um empreendedorismo social com capacitação de
resolver grandes problemas facilitando a criação de vários negócios sociais.
Vivemos em grande quantidade nos centros urbanos, mas precisamos gerar locais
propícios pensando em todos os conceitos a serem utilizados. Somos capazes de
gerar concepções, mas precisamos desenvolver técnicas mais apropriadas para
facilitar a comunicação. Devemos utilizar nossa capacidade utilizando a empatia
e enxergando o mundo de forma diferente. Assim, viveremos com melhor qualidade.
Atividades de Portfólio da Semana 7
Aulas 13 e 14
Atividade 1 individual
Faça uma pesquisa na sua cidade e na Internet e identifique alguns exemplos em que a tecnologia e a inovação tiveram um impacto positivo nas três áreas seguintes:
● Transparência (obrigação dos governos democráticos facilitar o acesso a informações públicas e assim, aproximar o cidadão do governo);
● Responsividade (as ferramentas de interação permitem a troca de idéias e informações que ajudam o governo a moldar suas políticas públicas, orçamentos e programas de acordo com a opinião exposta pelos cidadãos);
● Prestação de contas (O acesso à prestação de contas por parte dos governos é necessário para que os cidadãos formem suas opiniões a seu respeito).
iGovSP: http://igovsp.net/sp/
inovaDay: http://igovsp.net/inovaday/
Estudos e Projetos: http://igovsp.net/sp/estudosebenchmarks/
Atividade 2 colaborativa
Em grupos de 5 a 6 alunos, deverá ser feita uma reflexão sobre os conceitos apresentados durante as aulas desta disciplina em relação aos conceitos aprendidos nas outras disciplinas deste semestre.
Foquem especificamente nos conceitos chave do Design Thinking (a empatia, a prototipagem, trabalho em equipe e diversidade, assim como iteração) e o que vocês aprenderam sobre o futuro da educação. Feito isso, escrevam um pequeno resumo (no máximo 500 palavras) sobre a relação dos conceitos até aqui aprendidos e o "Projeto Integrador". Este será o roteiro para ajudálos no "Projeto Integrador.
Transparência, Responsividade, Prestação de contas.
Para qualquer elaboração de um projeto é necessário a ocorrências dos três pontos citados, pois sem eles não é possível desenvolver uma atuação com qualidade e seguida dos conceitos éticos. Portanto, ao elaborarmos projetos, pesquisas entre outros precisamos estar atentos a todos os detalhes que serão importantes para ajudar-nos a criar conceitos dignos e respeitosos por todos. O ser humano é capacitado para desenvolver diversas habilidades que se forem conceituadas da maneira correta permite a evolução social e pessoal. Se todas as elaborações fossem desenvolvidas com base nos tópicos éticos não teríamos tantos problemas principalmente na área dos nossos governantes. Fica aqui a dica para seguirmos nossos caminhos da melhor forma possível e principalmente com dignidade.
Futuro da educação.Para mim, o futuro da educação remete a necessidade de encararmos todas as dificuldades apresentadas em relação ao ensino e a aprendizagem. Durante este bimestre foi solicitado para meu grupo a elaboração "desenvolvimento" de um projeto integrador voltado para a educação, mas para podermos criar ou até mesmo analisar todos os conceitos pré-estabelecidos, foi necessário estudarmos todos os mecanismos disponíveis aos docentes e discentes onde através deles encontramos algumas citações que acreditamos ser inadequadas, afinal, a realidade vivenciada em sala de aula não condiz com a escrita elaborada pelo governo do estado de SP. Estamos diante de um recurso que não pode ser direcionado da mesma forma no estado por um todo, pois em cada cidade ocorre uma diferenciação e por isso precisamos oferecer aos alunos materiais de ensino apropriados para a sua realidade. Infelizmente, a classe profissional também é valorizada e em muitos casos "abandonada". Até quando seremos vítimas do nosso próprio governo? Concluímos, que para ocorrer o futuro da educação é necessário primeiramente a presença da conscientização ( classe profissional, equipe gestora, governantes e sociedade).
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