Total de visualizações de página

sábado, 25 de outubro de 2014

O SER PROFESSOR

A importância do professor
Toda pessoa que trabalha com educação está ajudando a formar cidadãos que construirão a sociedade em que vivem.


Ser professor hoje é viver o seu tempo com sensibilidade e consciência, precisa saber lidar com as diferenças, ter flexibilidade e ajudar o seu aluno a refletir, é ser um emancipador do saber. 

O professor é um parceiro de visão e experiência na construção do conhecimento, assumindo o seu papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, deve ser fonte de motivação para o aluno. Como promotor da aprendizagem, facilita o acesso aos dados e informações, ao conhecimento acumulado pela sociedade, orientando, executando e avaliando eventos, experiências e projetos, para que ocorra a construção do conhecimento.



"O VALOR DE EDUCAR"



IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR


CONCEITOS NECESSÁRIOS EM UMA ESCOLA


MOTIVAÇÃO


"Para iniciar uma tarefa, um trabalho, elaborar um projeto, praticar esporte, tomar decisões simples em casa ou difíceis no trabalho, casar, ter filhos, comprar alguns presentes, enfim, ser alegre na vida, é preciso motivação. Podemos dizer que ela é tudo o que todo mundo precisa para viver e realizar seus sonhos. Viver com motivação é valorizar-se, gostar da vida, de si mesmo e vibrar a cada conquista, mesmo que essa conquista seja pequena, ela tem que ter satisfação e esse deve ser o caminho de um professor". 

"SER PROFESSOR É TER UMA DAS PROFISSÕES MAIS DESVALORIZADAS DO MERCADO E, MESMO ASSIM, SER RESPONSÁVEL POR FORMAR CIDADÃOS QUE SERÃO O FUTURO DO PAÍS".

Inovações na educação

Entre as inovações analisadas estão materiais didáticos, recursos educacionais, estilo de ensino, aplicação de conhecimento na vida real, interpretação de dados e textos, disponibilidade de computadores e sistemas de e-learning nas aulas, novas formas de organizar atividades curriculares e uso de tecnologia na comunicação com pais e alunos, entre outros.

Porém, os investimentos em tecnologia e inovação não são unanimidade entre estudiosos de educação, já que nem sempre esses investimentos se traduzem em melhor desempenho ou em benefícios mensuráveis - e muitas vezes incorrem em aumento de gastos.
Mas se a adoção de novas práticas na ciência e na economia produtiva é apontada como um fator importante para a competitividade global, na educação essa correlação não é tão simples. O próprio estudo aponta que existem também sistemas educacionais com baixa inovação e alto desempenho.

Ao mesmo tempo, argumentos pró-inovação na educação incluem maximizar o retorno do investimento público, buscar avanços no desempenho de alunos e reduzir a desigualdade de oportunidades entre estudantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário