Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
BRUNA DUARTE
GRACIELLI MENDES
ABUCHAIM
SÔNIA APARECIDA
VECCHIATO CABRIOTTI
VIDA JERUSHA DA SILVA
BIANQUINI
A relação da Mídia e da Cibercultura na educação escolar brasileira.
Artigo Científico
apresentado à
Universidade Virtual
do Estado de São Paulo como
exigência para
elaboração do projeto integrador.
Orientadores: Profª.
Mediadora. Denise Gregory Trentin
Psicóloga
/Mestre em Educação
Assistente Técnico /
Administrativo. Ricardo Miranda
Araçatuba
2014
ERRATA
O grupo 6.T-1 informa que o
título do projeto integrador foi modificado devido a reprovação da Wikipédia. A
página postada na Wikipédia possui o nome:
“Geração Midiática”.
RESUMO
A Mídia
e a Cibercultura na educação escolar atualmente é a principal fonte de ensino
por abordar o estudo em todos os seus fatores e por permitir aos alunos a
utilização do conhecimento prévio além de favorecer na busca de novos estudos,
ampliar conhecimento, utilizar ferramentas tecnológicas de forma correta, fazer
com que o aluno tenha contato com o mundo. Nesse sentido, esta pesquisa surge
para agregar conhecimento e disseminar informações relevantes abordando os
vários tipos de ensinos, mas sempre comparando as mudanças reais que trouxeram
um novo olhar para a vivência educacional tanto aos alunos brasileiros, quanto
portugueses e por este motivo realizamos um trabalho de pesquisa voltado ao
questionamento da maneira como nossos alunos estão sendo direcionados para o
futuro, afinal, compreendemos através dessa pesquisa que a modalidade realizada
por meio escrito sacrifica o estudo e faz com que o aluno não consiga se
desenvolver da maneira esperada, sentindo-se assim enfadados, desmotivados,
cheios de interrogações, sem saber como utilizar de forma prática o que estamos
a estudar. Se temos o acesso as redes sociais devemos aproveitá-las,
transformando esse recurso em um meio de ensino, cabendo a nós futuros
professores a ensinar aos alunos que esse recurso deve ser utilizado de forma
segura e inteligente, não apenas para conversas que por muitas vezes são
inúteis e sem nenhum enriquecimento intelectual. Se atualmente os estudantes
dão preferência para o conhecimento através das redes sociais a melhor maneira
de conseguir um equilíbrio com este recurso é realmente inseri-lo na educação,
assim como em Portugal que disponibiliza o acesso ao Plano Tecnológico do País,
para que dessa forma os alunos tenham acesso a rede (internet) e ao equipamento tecnológico (computador )
pois o conteúdo ministrado pelo educador em sala de aula, deve chegar até a
casa do aluno , pois é visível a necessidade da implantação da Mídia e da
Cibercultura na educação, tanto para facilitar a compreensão da escrita
realizada pelo aluno, quanto para agregar conhecimento e auxiliar o professor,
pois acreditamos que os equipamentos midiáticos e tecnológicos são eficientes
permitindo o melhoramento do ensino através de sua utilização. O que é preciso
com urgência é a participação permanente e contínua dos professores que devem
buscar orientar os estudantes quanto à forma de utilizar esses recursos. Frisando
que, é através dos meios tecnológicos que os alunos sentem mais facilidade no
aprendizado, pois a maneira tradicional acaba desviando sua atenção por ser um
método que exige muita concentração e por esse motivo se tornou um meio de
ensino desvalorizado. Portanto, é através dos meios tecnológicos que os alunos
sentem mais facilidade na aprendizagem, porque a maneira tradicional acaba
desviando sua atenção por ser um método que gerará muita concentração e isso
acaba causando a desvalorização, pois, a aprendizagem por meios tecnológicos ou
através da mídia faz com que o ambiente de ensino se torne mais agradável e com
isso as técnicas utilizadas para o ensino acabam sendo mais desenvolvidas
afinal, os alunos adquirem maior interesse e buscam ainda mais o conhecimento.
Palavras-chave:
Cibercultura. Educação online. Mídia. Formação de professores. Educação
brasileira. Educação portuguesa. Transformação
do aprendizado. Futuro dos alunos. Vivência educacional.
ABSTRACT
The Media and Cyberculture in school education is
currently the main source of education by addressing the study in all its
factors and allow students to use prior knowledge besides facilitating the
search for new studies to expand knowledge, using technological tools
correctly, cause the student to have contact with the world. In this sense,
this research appears to aggregate knowledge and disseminate relevant
information about several types of teachings, but always comparing the actual
changes that have brought a new look to the educational experience both the
Brazilian students, as Portuguese and for this reason we conducted a job
research focused on the question of how our students are being directed to the
future, after all, understand that through this research method conducted
through written sacrifices the study and makes the student can not develop as
expected, feeling so bored, unmotivated, full of questions, not knowing how to
use in a practical way what we are studying. If we access social networks
should take advantage of them, turning this feature on a teaching medium,
leaving us future teachers to teach students that this feature should be used
safely and intelligently, not just for conversations which often are useless
and no intellectual enrichment. If current students give preference to
knowledge through social networks the best way to achieve a balance with this
feature is actually insert it in education, as well as in Portugal that
provides access to the Technological Plan of the country, so that in this way
the students have access to network (internet) and technological equipment
(computer) because the content taught by the educator in the classroom, should
reach the home of the student, it is visible the need for the implementation of
the Media and Cyberculture in education, both to facilitate understanding of
the writing done by the student, as to aggregate knowledge and help the
teacher, because we believe that media and technological equipment are
efficient allowing the improvement of education through its use. What is
urgently needed is a permanent and continuous involvement of teachers who
should get guide students on how to use these features. Stressing that it is
through technological means that students feel more at ease learning, because
the traditional way just diverting their attention for being a method that
requires a lot of concentration and therefore became a means of teaching
undervalued. Therefore, it is through technological means that students feel
more ease in learning, because the traditional way just diverting their
attention for being a method that generates a lot of concentration and it ends
up causing the devaluation therefore learning through technology or through the
media makes the learning environment becomes more pleasant and thus the
techniques used for teaching ultimately end up being more developed, students
acquire greater interest and seek further knowledge.
Keywords: Cyberculture. Online
education. Media. Teacher training. Brazilian education. Portuguese Education.
Transformation of learning. Future students. Educational experience.
INTRODUÇÃO
Segundo o
dicionário da língua brasileira o termo Mídia significa os meios de comunicação
de massa (imprensa, televisão, rádio, internet, telefone, teatro, cinema, dança
etc). Através desse conceito foi relacionado à qualidade desse mecanismo e sua
introdução como fonte de estudo. O Brasil vem a muitos anos utilizando a Mídia
para abordar as pessoas e mostrá-las as possibilidades de agregar informações
além de permiti-las fazer uma análise de tudo que lhes são passado e assim
selecionar aos conteúdos mais adequados para cada situação. Já ao analisar esse
entendimento entre os portugueses, verificou-se que a relação entre eles com a
Mídia é mais abrangente, pois estão mais avançados em termos tecnológicos do
que os brasileiros. Em qualquer dificuldade estão sempre acessando este tipo de
informação por acreditarem ser mais fácil e com conteúdos seletivos.
Curiosamente, existe uma inter-relação entre a população brasileira e
portuguesa, afinal somos descendentes dessa linhagem, e por este motivo devemos
estar sempre em busca de renovação com relação a esta fonte de pesquisa.
Quando
prosseguimos á análise de dados acabamos encontrando uma relação entre a Mídia
e a Cibercultura onde juntas permitem uma melhor análise quando nos referimos
às pesquisas, já que a Cibercultura segundo a Wikipédia é a cultura que surgiu,
ou surge, a partir do uso da rede de computadores através da comunicação entre
eles onde as indústrias do entretenimento e do comércio eletrônico associam- se
a internet e a outras formas de comunicação em rede como, por exemplo, as
comunicações on-line, os jogos de multiusuários,
jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto, e inclui questões relacionadas à
identidade, privacidade e formação de rede e assim permite-nos dar seguimento a
essa relação que ocorre entre a Mídia e a Cibercultura formando um envolvimento
Midiático e Cibercultural.
Após esse procedimento é necessário haver a introdução da comunicação
que por ter o efeito de comunicar, permite a ocorrência da troca de informações
entre os indivíduos sendo ela através da fala, da escrita, de um código ou até
mesmo do comportamento humano e com isso, estabelece algo possível entre a
relação da mensagem, da informação, do aviso e da transmissão que capacita e
estabelece o entendimento entre as pessoas possibilitando o diálogo.
Nesse sentido
introduzimos a educação por ser ela a principal fonte de pesquisa onde através
do ato de educar o professor permite que o aluno se torne capaz e
auto-suficiente. Afinal, a educação é o ato de educar, de instruir, de
disciplinar com o significado da inclusão de valores transferindo a uma geração
de estudantes para as gerações seguintes, pois, sabemos que a educação se forma
através de situações presenciais que são vivenciadas diariamente como aluno,
onde o professor repassa a esses seu conhecimento e permite que ocorra o famoso
feedback de informação que transforma o saber e inova a educação. Sem a
educação, a civilização é perdida e a sociedade acaba sendo massacrada e
excluída.
De acordo com
o filósofo teórico da área pedagógica, René Hubert, a educação é um conjunto de
ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro,
normalmente de um adulto em um jovem. Isso tudo, faz com que os educandos
tenham a possibilidade de transformar o futuro e estabelecer decisões reais e
possíveis para que assim possam lutar a favor daquilo que acreditam para a sua
vida.
A Relação Midiática e Cibercultural na educação escolar brasileira devem
abordar conceitos novos que se relacionam a literaturas já estudadas. Temos a
finalidade de buscar a compreensão e o entendimento para direcionar a
importância desse estudo em nossa população.
Como é um tema abrangente para a atualidade, temos a hipótese de que se
tornou necessário a análise de um instrumento de comunicação que permite o
acesso a informação além de oferecer mudanças educacionais e de adaptar os
estudos de acordo com a realidade vivenciada e com a nova construção do
conhecimento.
Portanto, para melhor compreensão além da pesquisa entre a população
brasileira resolvemos incluir os dados de Portugal, que possibilitou a comparação
do ensino no Brasil.
Os portugueses recebem uma educação diferenciada comparada aos
brasileiros, por seguirem o famoso “Relatório Carmona”, criado desde 1985
influenciado por um projeto chamado Minerva, 1994 (meios informáticos na
educação) que busca a racionalização, a valorização e atualização dos conceitos
tecnológicos.
Esse relatório foi uma inspiração muito forte para o uso pedagógico dos
computadores nas escolas de Portugal por ter a intenção da evolução educacional
e o desuso do monótono que era a forma de educar, sendo esse passado
educacional dos portugueses ainda a nossa atual situação perante nossos alunos.
Através dessa orientação que permitiu a introdução da disciplina
tecnológica educativa que os estudantes desenvolveram suas habilidades com
maior facilidade e isso foi tão inovador e significativo que acabou sendo
incluído desde a formação inicial dos alunos.
Os professores, também puderam ter acesso a esse novo método de ensino
revolucionário que surgiu com o objetivo de reciclar o conhecimento.
Mas, para ocorrer todas essas mudanças, foi preciso transformar toda a
equipe gestora das escolas, oferecendo qualificação, pois, o mais importante
era romper com o ensino tradicional e assim conseguir revolucionar o ensino.
O
brilhante resultado do Projeto Minerva iniciou em 1996, pelo Ministério da
Educação em parceria com o Ministério da Ciência e da Tecnologia, o programa
NONIO-SÉCULO XXI- Programa de Tecnologia da informação e da Comunicação na
Educação, leva o nome de Pedro Nunes (1502-1578), grande matemático, geógrafo e
pedagogo português.
Para que o
projeto NONIO -SÉCULO XXI- fosse concretizado, foi implantado polos de pesquisa
em centros de ensino superior e em outras redes educacionais, a finalidade era
orientar, avaliar as práticas e as teorias , saber qual rumo essa novidade
estava sendo aceita e passar para ME ( Ministério da Educação).
O programa
NONIO-SÉCULO XXI- Foi avaliado por Silva e Silva (1999, p 569, 570 e 572) ao
término do primeiro ano, seguindo a um dos Centros de Competência da
-Universidade do Minho- revela grande entusiasmo dos alunos e professores que
apresentaram menor desistência.
Embora
tenha sido um verdadeiro sucesso, também houve alguns constrangimentos do
gênero: ordem financeira, material didático direcionado e o mais grave, nem
todos os docentes participaram, os adeptos foram uma minoria.
Isso tudo,
devido ao medo do novo por pensarem que não conseguiriam se adequar a nova
realidade.
Sabendo
que a educação é o pilar de sustentação para integração do país a sociedade
tecnológica, novos desafios são apresentados para Portugal, cumprir o prometido
com o Conselho Europeu - CE- até o fim do ano de 2010, com a finalidade de
promover a modernização dos sistemas de proteção social do ensino. Para tal foi
criado o Plano Tecnológico do País com base em três seguimentos: ciência,
tecnologia e inovação.
O Plano
Tecnológico do País consiste em garantir que 57% da população portuguesa, que
está à margem da sociedade tecnológica, tenham acesso ao computador portátil e
à Internet banda larga. Para essa aquisição o indivíduo pagará um valor pelo
equipamento que vai de encontro ao escalão que esteja inserido. O projeto
inicia-se aos alunos que estão cursando o 10º ano de
escolaridade (equivalente ao 1º ano do ensino médio no Brasil),os professores
são orientados pelo Grupo CRIE , criado pelo ME , no intuito de promover a capacitação de
projetos, avaliação , manuseio e manutenção da rede e Internet.Em seguida no
ano de 2008 foi iniciada a elaboração do portátil Magalhães, leva esse nome em homenagem ao navegador
português Fernão de Magalhães (1480 a 1521), esse computador é direcionado a
crianças dos seis aos dez anos , sendo gratuito para o escalão 1 , 20€ euros
para alunos com o escalão 2 e 50 € euros para alunos com o escalão 3 . O mesmo
foi distribuído em duas fases, à primeira fase em Setembro de 2008 e a segunda
fase em Janeiro de 2009. O objetivo desse projeto era para além de iniciar a
criança à tecnologia também servir de material de estudo, do gênero de um
livro, separados por disciplinas e ano escolar, que varia entre o 1º ano até o
4º ano.
Porém a
iniciativa foi válida, o país de fato está inserido a tecnologia em todos os
aspectos imagináveis, quer nas escolas, nos shopping centers, restauração, na
espera do autocarro ou do metro, nos supermercados e entre outros. Mas a
realidade é que o computador fornecido pelo Plano Tecnológico do País deixou de
ser novidade, não é utilizado na escola por uma única razão, a procura foi
maior que a demanda, não houve computador para todos os alunos entrou a crise
econômica que afetou todas as áreas do país, sendo o Plano Tecnológico algo
deixado de lado, pois o objetivo atual é suprir as necessidades básicas da
população, para que não ocorra desafeto entre os alunos, por ter ou não um
computador os professores optam pela utilização do quadro interativo que está
conectado a rede e a internet assim todos usufruem do mesmo sem gerar
desigualdades no espaço educacional
Aos
docentes tradicionais deixo esse pequeno trecho, de grandeza inigualável.
"Peço
apenas que permaneçamos abertos, benevolentes, receptivos em relação à
novidade. Que tentamos compreendê-la, pois a verdadeira questão não é ser
contra ou a favor, mas sim reconhecer as mudanças qualitativas na ecologia dos
signos, o ambiente inédito que resulta da extensão das novas redes de
comunicação para a vida social e cultural "(Levy, 1999:12).
André Lemos (2009)
analisa a cultura digital no sentido da apropriação social dos dispositivos
eletrônicos e afirma:
Às
vezes, quando se fala de Cultura Digital, Cibercultura, tem sempre uma idéia
futurista, uma idéia de ficção científica. E, na realidade, não é isso,
trata-se da cultura hoje marcada por essas ferramentas eletrônicas. O que a meu
ver alterou substancialmente a nossa relação com os objetos técnicos na
atualidade é que pela primeira vez, talvez, a gente tenha a dimensão técnica, o
digital, colado à dimensão da comunicação. São tecnologias não apenas da
transformação material e energética do mundo, mas que permitem a transformação
comunicativa, política, social e cultural efetivamente. Porque nós conseguimos
transitar informação, bens simbólicos, não materiais, de uma maneira inédita na
história da humanidade.
Neste sentido, a educação cibercultural e midiática está relacionada à
real situação existente nos estudos, pois a introdução dos dispositivos
digitais estão favorecendo o ensino e aperfeiçoando o conhecimento. Atualmente
a mídia está presente nos relacionamentos de todos e principalmente entre os
estudantes e com isso participa ativamente na construção da identidade das
pessoas, afinal, o ser humano é capaz de desenvolver o senso crítico e de
analisar todos os recursos que lhe são oferecidos, pois ele se torna o receptor
e o emissor da informação.
Acreditamos que a geração em que estamos vivenciando está se
transformando e mudando sua forma de pensamento por aceitar o novo, mas sempre
o analisando antes de introduzi-lo como fonte de recurso e dessa forma se
previne quanto a fatos errôneos.
Contudo, entre o processo educativo existe o fator da questão
sociocultural que permite o melhor entendimento de todos os fatores que se
relacionam a cultural midiática e a cibercultura.
Com este conceito é fácil analisarmos e percebermos que a comunicação tem
o poder de construir a realidade do cotidiano, mas devemos utilizar nosso senso
de análise para as reflexões e a criação inerente da cidadania em todos os
aspectos.
Afinal, as tecnologias digitais estão sendo transformadas em recursos
para a cultura de nossos alunos por proporcionar o interesse na aprendizagem,
pois, momento em que os estudantes entram na sala de aula espera um aprendizado
mais interativo e participativo.
Nesse contexto, o professor tem o dever de direcionar o aluno auxiliando
no desenvolvimento das atividades propostas.
Sabemos que a cultura digital esta imergida nas atividades cotidianas de
todos nós, principalmente dos alunos e a incorporação do professor de métodos
diferenciados proporciona o fluir do ensino-aprendizagem de forma prazerosa que
por sua vez facilita a relação entre o aluno e o professor além de motivar o
aluno a deixar de ser um mero espectador e se tornar parte integrante desse
novo ensino.
Portanto, o surgimento das novas tecnologias nos trouxe mudanças
aceitáveis e agregantes, considerando que a diversidade da mídia varia as
formas do processo de ensino aprendizagem. Esses recursos oferecem a
diversidade metodológica que permite uma educação multicultural atuante na
valorização do comprometimento do estudo permitindo estratégias de educação
para todos, sendo uma tendência do mundo contemporâneo que traduz e valoriza as
diferenças socioculturais, propiciando o ensino em todos os níveis e permitindo
a diversidade que por sua vez, gera a construção de uma escola plural com
sujeitos e agentes transformadores no sentido social e cultural.
Contudo, a universalidade cultural reconhece as diferenças e preserva as
características de construção do conhecimento, permitindo, os avanços da
comunicação digital e a conexão mundial.
JUSTIFICATIVA
O contexto midiático da cibercultura na educação é transformador gerando
a inovação do conhecimento e possibilitando as diferenças de opiniões, onde
todos assistidos através desse estudo conseguem modificar as variáveis fontes
de ensino disponíveis gerando novas descobertas que podem ser associadas ao
novo e atual permitindo que todos que as utilizam (sendo desde a equipe gestora
de uma escola e até mesmo os estudantes) consigam compreender e renovar o
conhecimento, deixando uma abertura entre o conhecimento prévio e o
entendimento futuro. Devido a isto nossa pesquisa busca ajustar o ensino e
transformar as fontes de estudo causando um impacto social e cultural que
poderá permitir a renovação agradável e esperada por todos, pois estamos
passando por um período de transformação no âmbito escolar e acreditamos que
essa nova trajetória poderá ser útil e interessante tanto para os alunos quanto
para seus mestres.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Afinal, o que é Relação
Midiática e Cibercultural na educação escolar brasileira?
Se a Mídia e
a Cibercultura atua exercendo um papel que transforma o contexto pedagógico
tanto no Brasil, quanto em Portugal, todos nós temos a possibilidade de
modificar os educadores, permitindo a construção renovada da educação. Afinal,
a presença da Relação Midiática e Cibercultural na educação inspira mudanças de
comportamentos e permite a inovação escolar, sendo que seu uso como
ministradora de ensino causa uma alta qualificação possibilitando a melhora do
estudo.
Nessa proposta, de acordo com Freire (1996, p. 11) “Não há saber sem
pesquisa e pesquisa sem ensino”. Validando esta teoria destacamos que a
educação precisa ser transformada para que assim os alunos passem a desenvolver
melhor seus conhecimentos prévios.
OBJETIVOS
O Objetivo principal deste trabalho é a conscientização sobre a
importância de sabermos utilizar as fontes disponíveis para pesquisa de forma
adequada, possibilitando que o ensino se transforme através da associação da
Mídia e da Cibercultura.
Desta forma, poderemos dar seguimento a tudo que acreditamos como formas
de acesso ao novo, permitindo que os alunos consigam acessar essas fontes de
pesquisa sem interferir na relação cultural de maneira errônea, pois sabemos
que entre todas as fontes disponíveis existem algumas que surgem com
informações equivocadas e se não soubermos selecionar seremos simplesmente
transferidores de conceitos e não agregadores de ensino.
METODOLOGIA
A elaboração desse trabalho consiste no anseio de
novas ferramentas educacionais, tanto para docentes como para discentes. Assim
como a escrita passou por um avanço tecnológico, chegou o momento em que o
Brasil precisa avançar no que se refere à educação. Para embasar nosso estudo,
fizemos comparações entre Brasil e Portugal. Ao longo do trabalho podemos
analisar de forma clara o comprometimento em que Portugal se prestou para obter
um avanço tecnológico no ensino , apostando nos alunos do ensino básico até o
ensino médio como o futuro do país , e em apenas dois anos conseguiram cumprir essa meta , embora tenha surgido inúmeros
contratempos tais como : falta de recursos financeiros , romper de mentalidades
, falta de mão de obra qualificada para tal e entre outros , mas foram a luta e
conseguiram atingir o seu alvo e hoje o “Plano Tecnológico do País” é uma realidade.
Dessa forma, nós que estamos nos graduando para nos
tornar docentes de peso, ansiamos por tempos em que a educação no Brasil estará
inserida com boa colocação no ranking mundial das escolas que utilizam
equipamentos tecnológicos no aprendizado, pensamos dessa forma por termos a
certeza que o ensino através de sites pode ser bem mais atrativo e prazeroso
para o discente, como disse Paulo Freire: é mais importante a compreensão do
mundo, do que propriamente a escrita, pois quando surgiu à escrita, já existia
a linguagem. Embasado nesse pensamento cremos que através do estudo por meio de
sites os alunos podem realizar inúmeras descobertas, que talvez sem esse
recurso não conseguisse, a linguagem é viva, os olhos são as janelas da alma, e
essa junção traz a existência uma explosão de idéias que ao serem lançadas no
papel tem o poder de impactar a muitos. Ao mencionarmos de forma tão intensa a
importância da inserção dos equipamentos tecnológicos nas salas de aula, não
quer dizer que temos a prepotência de desvalorizar ou banalizar a figura
importantíssima do docente, mas sim, fazer com que a pratica do ensino através
de sites seja somado a um docente vocacionado, permitindo que ambos logrem com
êxito. Dessa forma cremos que ganham os docentes, os discentes, as famílias e
conseqüentemente o país, por ter uma parte fundamental no que diz respeito ao
“Plano Tecnológico do País”. Com tudo, esse recurso permite a renovação do
conteúdo escolar e de seu ensino.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL NA WIKIPÉDIA
Relação
midiática e cibercultural na educação escolar brasileira
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário da língua brasileira o termo Mídia significa os meios de comunicação de massa (imprensa, televisão, rádio, internet,
telefone, teatro, cinema, dança etc). Através desse conceito foi relacionado à
qualidade desse mecanismo e sua introdução como fonte de estudo. O Brasil vem a muitos anos utilizando a Mídia para abordar
as pessoas e mostrá-las as possibilidades de agregar informações além de
permiti-las fazer uma análise de tudo que lhes são passado e assim selecionar
aos conteúdos mais adequados para cada situação. Já ao analisar esse
entendimento entre os portugueses, verificou-se que a relação entre eles com a
Mídia é mais abrangente, pois estão mais avançados em termos tecnológicos do
que os brasileiros. Em qualquer dificuldade estão sempre acessando este tipo de
informação por acreditarem ser mais fácil e com conteúdos seletivos.
Curiosamente, existe uma inter-relação entre a população brasileira e portuguesa, afinal somos descendentes dessa linhagem, e por este motivo devemos estar
sempre em busca de renovação com relação a esta fonte de pesquisa. Quando
prosseguimos á análise de dados acabamos encontrando uma relação entre a Mídia
e a Cibercultura onde juntas permitem uma melhor análise quando nos referimos
às pesquisas, já que a Cibercultura segundo a Wikipédia é a cultura que surgiu, ou surge, a partir do uso
da rede de computadores através da comunicação entre eles onde as indústrias do
entretenimento e do comércio eletrônico associam- se a internet e a outras
formas de comunicação em rede como, por exemplo, as comunicações on-line, os
jogos de multiusuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto, e inclui questões
relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede e assim permite-nos
dar seguimento a essa relação que ocorre entre a Mídia e a Cibercultura
formando um envolvimento Midiático e Cibercultural. Após esse procedimento é
necessário haver a introdução da comunicação que por ter o efeito de comunicar,
permite a ocorrência da troca de informações entre os indivíduos sendo ela
através da fala, da escrita, de um código ou até mesmo do comportamento humano
e com isso, estabelece algo possível entre a relação da mensagem, da
informação, do aviso e da transmissão que capacita e estabelece o entendimento
entre as pessoas possibilitando o diálogo. Nesse sentido introduzimos a
educação por ser ela a principal fonte de pesquisa onde através do ato de
educar o professor permite que o aluno se torne capaz e auto-suficiente.
Afinal, a educação é o ato de educar, de instruir, de disciplinar com o
significado da inclusão de valores transferindo a uma geração de estudantes
para as gerações seguintes, pois, sabemos que a educação se forma através de
situações presenciais que são vivenciadas diariamente como aluno, onde o
professor repassa a esses seu conhecimento e permite que ocorra o famoso
feedback de informação que transforma o saber e inova a educação. Sem a
educação, a civilização é perdida e a sociedade acaba sendo massacrada e
excluída. De acordo com o filósofo teórico da área pedagógica, René Hubert, a
educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um
ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem. Isso tudo, faz com
que os educandos tenham a possibilidade de transformar o futuro e estabelecer
decisões reais e possíveis para que assim possam lutar a favor daquilo que
acreditam para a sua vida. A Relação Midiática e Cibercultural na educação
escolar brasileira devem abordar conceitos novos que se relacionam a
literaturas já estudadas. Temos a finalidade de buscar a compreensão e o entendimento para direcionar a importância desse estudo em
nossa população. Como é um tema abrangente para a atualidade, temos a hipótese
de que se tornou necessário a análise de um instrumento de comunicação que
permite o acesso a informação além de oferecer mudanças educacionais e de
adaptar os estudos de acordo com a realidade vivenciada e com a nova construção
do conhecimento. Portanto, para melhor compreensão além da pesquisa entre a
população brasileira resolvemos incluir os dados de Portugal, que
possibilitou a comparação do ensino no Brasil. Os portugueses recebem uma
educação diferenciada comparada aos brasileiros, por seguirem o famoso “Relatório
Carmona”, criado desde
1985 influenciado por um projeto chamado Minerva, 1994 (meios informáticos na
educação) que busca a racionalização, a valorização e atualização dos conceitos
tecnológicos. Esse relatório foi uma inspiração muito forte para o uso
pedagógico dos computadores nas escolas de Portugal por ter a intenção da
evolução educacional e o desuso do monótono que era a forma de educar, sendo
esse passado educacional dos portugueses ainda a nossa atual situação perante
nossos alunos. Através dessa orientação que permitiu a introdução da disciplina
tecnológica educativa que os estudantes desenvolveram suas habilidades com
maior facilidade e isso foi tão inovador e significativo que acabou sendo
incluído desde a formação inicial dos alunos. Os professores, também puderam
ter acesso a esse novo método de ensino revolucionário que surgiu com o
objetivo de reciclar o conhecimento. Mas, para ocorrer todas essas mudanças,
foi preciso transformar toda a equipe gestora das escolas, oferecendo
qualificação, pois, o mais importante era romper com o ensino tradicional e
assim conseguir revolucionar o ensino. O brilhante resultado do Projeto Minerva
iniciou em 1996, pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da
Ciência e da Tecnologia, o programa NONIO-SÉCULO XXI- Programa de Tecnologia da
informação e da Comunicação na Educação, leva o nome de Pedro Nunes
(1502-1578), grande matemático, geógrafo e pedagogo português. Para que o
projeto NONIO -SÉCULO XXI- fosse concretizado, foi implantado polos de pesquisa
em centros de ensino superior e em outras redes educacionais, a finalidade era
orientar, avaliar as práticas e as teorias , saber qual rumo essa novidade
estava sendo aceita e passar para ME ( Ministério da Educação). O programa
NONIO-SÉCULO XXI- Foi avaliado por Silva e Silva (1999, p 569, 570 e 572) ao
término do primeiro ano, seguindo a um dos Centros de Competência da
-Universidade do Minho- revela grande entusiasmo dos alunos e professores que
apresentaram menor desistência. Embora tenha sido um verdadeiro sucesso, também
houve alguns constrangimentos do gênero: ordem financeira, material didático
direcionado e o mais grave, nem todos os docentes participaram, os adeptos
foram uma minoria. Isso tudo, devido ao medo do novo por pensarem que não
conseguiriam se adequar a nova realidade. Sabendo que a educação é o pilar de
sustentação para integração do país a sociedade tecnológica, novos desafios são
apresentados para Portugal, cumprir o prometido com o Conselho Europeu - CE-
até o fim do ano de 2010, com a finalidade de promover a modernização dos
sistemas de proteção social do ensino. Para tal foi criado o Plano Tecnológico
do País com base em três seguimentos: ciência, tecnologia e inovação. O Plano
Tecnológico do País consiste em garantir que 57% da população portuguesa, que
está à margem da sociedade tecnológica, tenham acesso ao computador portátil e
à Internet banda larga. Para essa aquisição o indivíduo pagará um valor pelo
equipamento que vai de encontro ao escalão que esteja inserido. O projeto
inicia-se aos alunos que estão cursando o 10º ano de escolaridade (equivalente
ao 1º ano do ensino médio no Brasil),os professores são orientados pelo Grupo
CRIE , criado pelo ME , no intuito de promover a capacitação de projetos,
avaliação , manuseio e manutenção da rede e Internet.Em seguida no ano de 2008
foi iniciada a elaboração do portátil Magalhães, leva esse nome em homenagem ao
navegador português Fernão de Magalhães (1480 a 1521), esse computador é
direcionado a crianças dos seis aos dez anos , sendo gratuito para o escalão 1
, 20€ euros para alunos com o escalão 2 e 50 € euros para alunos com o escalão
3 . O mesmo foi distribuído em duas fases, à primeira fase em Setembro de 2008
e a segunda fase em Janeiro de 2009. O objetivo desse projeto era para além de
iniciar a criança à tecnologia também servir de material de estudo, do gênero
de um livro, separados por disciplinas e ano escolar, que varia entre o 1º ano
até o 4º ano. Porém a iniciativa foi válida, o país de fato está inserido a
tecnologia em todos os aspectos imagináveis, quer nas escolas, nos shopping
centers, restauração, na espera do autocarro ou do metro, nos supermercados e
entre outros. Mas a realidade é que o computador fornecido pelo Plano
Tecnológico do País deixou de ser novidade, não é utilizado na escola por uma
única razão, a procura foi maior que a demanda, não houve computador para todos
os alunos entrou a crise econômica que afetou todas as áreas do país, sendo o
Plano Tecnológico algo deixado de lado, pois o objetivo atual é suprir as
necessidades básicas da população, para que não ocorra desafeto entre os
alunos, por ter ou não um computador os professores optam pela utilização do
quadro interativo que está conectado a rede e a internet assim todos usufruem
do mesmo sem gerar desigualdades no espaço educacional Aos docentes
tradicionais deixo esse pequeno trecho, de grandeza inigualável. "Peço
apenas que permaneçamos abertos, benevolentes, receptivos em relação à
novidade. Que tentamos compreendê-la, pois a verdadeira questão não é ser
contra ou a favor, mas sim reconhecer as mudanças qualitativas na ecologia dos signos, o ambiente inédito que resulta da
extensão das novas redes de comunicação para a vida social e cultural
"(Levy, 1999:12). Neste sentido, a educação cibercultural e midiática está
relacionada a real situação existente nos estudos, pois a introdução dos
dispositivos digitais estão favorecendo o ensino e aperfeiçoando o
conhecimento. Atualmente a mídia está presente nos relacionamentos de todos e
principalmente entre os estudantes e com isso participa ativamente na
construção da identidade das pessoas, afinal, o ser humano é capaz de
desenvolver o senso crítico e de analisar todos os recursos que lhe são
oferecidos, pois ele se torna o receptor e o emissor da informação. Acreditamos
que a geração em que estamos vivenciando está se transformando e mudando sua
forma de pensamento por aceitar o novo, mas sempre o analisando antes de
introduzi-lo como fonte de recurso e dessa forma se previne quanto a fatos
errôneos. Contudo, entre o processo educativo existe o fator da questão
sociocultural que permite o melhor entendimento de todos os fatores que se
relacionam a cultural midiática e a cibercultura. Com este conceito é fácil analisarmos e percebermos que a comunicação tem
o poder de construir a realidade do cotidiano, mas devemos utilizar nosso senso
de análise para as reflexões e a criação inerente da cidadania em todos os aspectos.
Afinal, as tecnologias digitais estão sendo transformadas em recursos para a
cultura de nossos alunos por proporcionar o interesse na aprendizagem, pois, momento em que os estudantes entram na sala de aula espera um
aprendizado mais interativo e participativo. Nesse contexto, o professor tem o
dever de direcionar o aluno auxiliando no desenvolvimento das atividades
propostas. Sabemos que a cultura digital esta imergida nas atividades cotidianas de
todos nós, principalmente dos alunos e a incorporação do professor de métodos
diferenciados proporciona o fluir do ensino-aprendizagem de forma prazerosa que
por sua vez facilita a relação entre o aluno e o professor além de motivar o
aluno a deixar de ser um mero espectador e se tornar parte integrante desse
novo ensino. Portanto, o surgimento das novas tecnologias nos trouxe mudanças aceitáveis e agregantes,
considerando que a diversidade da mídia varia as formas do processo de ensino
aprendizagem. Esses recursos oferecem a diversidade metodológica que permite
uma educação multicultural atuante na valorização do comprometimento do estudo
permitindo estratégias de educação para todos, sendo uma tendência do mundo
contemporâneo que traduz e valoriza as diferenças socioculturais, propiciando o
ensino em todos os níveis e permitindo a diversidade que por sua vez, gera a
construção de uma escola plural com sujeitos e agentes transformadores no
sentido social e cultural. Contudo, a universalidade cultural reconhece as diferenças
e preserva as características de construção do conhecimento, permitindo, os
avanços da comunicação digital e a conexãomundial.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Afinal, o que é Relação Midiática e Cibercultural na educação escolar brasileira?
Se a Mídia e a Cibercultura atua exercendo um papel que transforma o
contexto pedagógico tanto no Brasil, quanto em Portugal, todos nós temos a
possibilidade de modificar os educadores, permitindo a construção renovada da
educação. Afinal, a presença da Relação
Midiática e Cibercultural na educação escolar brasileira inspira mudanças de comportamentos e
permite a inovação escolar, sendo que seu uso como ministradora de ensino causa
uma alta qualificação possibilitando a melhora do estudo.
Nessa proposta, de acordo com Freire (1996, p. 11) “Não há saber sem pesquisa e
pesquisa sem ensino”. Validando esta teoria destacamos que a educação precisa
ser transformada para que assim os alunos passem a desenvolver melhor seus
conhecimentos prévios.
OBJETIVOS
O Objetivo principal deste trabalho é a conscientização sobre a importância de sabermos utilizar
as fontes disponíveis para pesquisa de forma adequada, possibilitando que o
ensino se transforme através da associação da Mídia e da Cibercultura.
Desta forma, poderemos dar seguimento a tudo que acreditamos como formas de
acesso ao novo, permitindo que os alunos consigam acessar essas fontes de
pesquisa sem interferir na relação cultural de maneira errônea, pois sabemos
que entre todas as fontes disponíveis existem algumas que surgem com
informações equivocadas e se não soubermos selecionar seremos simplesmente
transferidores de conceitos e não agregadores de ensino.
REFERÊNCIAS
-THERRIEN, J.; THERRIEN, A. S. A racionalidade prática dos saberes da
gestão pedagógica da sala de aula. In: CANDAU, V. M. Cultura, linguagem e
subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A; ENDIPE, 2002. p.
78-96. -PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre:
Artmed, 2000. -Do ensino interativo as comunidades de aprendizagem. In:
Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003. p.
99-118. -LEMOS, André; Cibercultura: Alguns pontos para compreender a nossa
época. In: Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; PP. 11-23.
-VAN DER VEER, René; VALSINER, Jaan. Vygotsky – Uma Síntese. São Paulo: Loyola,
1999. - EDUCAÇÃO e diferenciação cultural: índios e negros. Cadernos
Cedes,Campinas, n. 32, 1993. -MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo:
Cortez, 1997. -GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de
Janeiro: Graal, 1992.p.23. -UNICEF, OMS, UNESCO. Medidas vitais. Brasília,
Seguradoras, s/d. -RÉGIS, F. Da cultura de massa à cultura ciber: a
complexificação da mídia e do entretenimento popular. INTERCOM, 2007, Santos,
29/08 a 02/09. Anais...VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação – NP
Tecnologias da Informação e da Comunicação. -SANTAELLA, L. Cultura e artes do
pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus,
2003. -BERNARDO, Gustavo. Educação Pelo Argumento, capítulo 1, “A Premissa
Maior”, p. 25 a 33, e capítulo 4, “A Preparação do Argumento”. Rio de Janeiro,
Rocco, 2000. -http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/comunica%C3%A7%C3%A3o -http://www.significados.com.br/educacao -http://www.happyhour.blogsfera.uol.com.br -http://www.vestibular.uol.com.br-http://www.advancedtb.blogspot.com -http://www.iplay.com.br
ANÁLISE DOS RESULTADOS
Devido à grande quantidade de informações encontradas a respeito do tema
abordado, decidimos fazer a análise dos resultados através de um questionário
que abordou as idéias dos alunos sobre as diferenças de conceitos relacionados
a educação entre os estudantes brasileiros e portugueses. Neste sentido,
questionamos algumas situações que consideramos ser relevantes para melhor
compreensão e comparação.
QUESTIONÁRIO
Cultura
Midiática e Cibercultural na educação
Análise
aplicada em alunos do E.F e E.M em uma escola Estadual
1-
O que a
pesquisa através da internet enriquece o seu aprendizado?
2-
Uma aula
ministrada através do quadro interativo (digital) se torna mais atrativo em que
aspecto?
3-
As redes
sociais, nomeadamente: Facebook e whatsapp podem contribuir para o seu
aprendizado? Cite como.
4-
Se como em
Portugal, fossem fornecidos portáteis para os alunos do ensino básico,
fundamental e médio no Brasil, o estimulo pelas descobertas educacionais seriam
diferentes?
5-
A troca do
livro formato papel, por formato digital é mais atrativa?
6-
O que pensa
uma criança e/ou adolescente em poder ter celular apenas após os 15 anos de idade?
7-
Como seria
visto pelos colegas se não tivesse acesso às redes sociais (Facebook e
whatsapp)?
8-
O que fomenta
os indivíduos a estarem ligados as redes sócias tão cedo?
9-
Como o
indivíduo aceita a alienação negativa exposta na internet? Exemplos:
mutilações, comportamentos agressivos, desrespeito por mais velhos e
hierarquias.
10-
Até que ponto as redes sócias interferem no
estilo cultural do indivíduo? Exemplos: gosto musical, literatura, hábitos
alimentares, trajes e entre outros.
Categoria 1 – Analisou a interferência da Mídia na educação
expressando o alto índice de aceitação entre os estudantes.
Categoria 2 – Analisou a contribuição do aprendizado após a
inserção da Mídia e da Cibercultura na educação que permitiu revolucionar a
aprendizagem escolar.
Categoria 3 – Analisou a inserção das redes sociais e do acesso ao
celular entre estudantes na faixa etária de 11 a 15 anos relacionando a Mídia e
a Cibercultura, onde através dessa análise o ensino se tornou mais atrativo aos
alunos.
Categoria 4 – Analisou a importância da troca de informações
através da Mídia e da Cibercultura na educação que comparou as diferenças entre
o índice de conhecimento dos estudantes após a utilização de novas fontes de
ensino.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após analisarmos todos os
fatores relevantes a respeito do tema, verificamos que a necessidade da mudança
na estrutura educacional é a principal fonte de renovação, pois através desses
novos recursos nossos alunos poderão ser capazes de desenvolver melhor suas
habilidades e assim conseguir compreender os conteúdos ministrados em sala de
aula. Portanto, devemos buscar a introdução contínua da Mídia e da Cibercultura
na educação. Afinal, de que adianta o ensino buscar a transformação e os alunos
quererem modificar o modo da aprendizagem se nós docentes não estivermos
preparados para revolucionar o ensino aprendizagem através da busca de
conhecimento e do querer transformador que deve estar presente dentro de cada
professor, pois somos parte de uma classe que deve sempre renovar o ensino e
não ficar parada no tempo utilizando as fontes de estudos desatualizadas e
desestimulantes.
BIBLIOGRAFIA:
- THERRIEN, J.; THERRIEN,
A. S. A racionalidade prática dos saberes da
gestão pedagógica da sala
de aula. In: CANDAU, V. M. Cultura, linguagem e
subjetividade no ensinar
e aprender. Rio de Janeiro: DP&A; ENDIPE, 2002. p.
78-96.
- PERRENOUD, P. Dez novas
competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
- Do ensino interativo as
comunidades de aprendizagem. In: Tecnologias e ensino presencial e a distância.
Campinas: Papirus, 2003. p. 99-118.
- LEMOS, André;
Cibercultura: Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Olhares sobre a
Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; PP. 11-23.
- VAN DER VEER, René;
VALSINER, Jaan. Vygotsky – Uma Síntese. São Paulo: Loyola, 1999.
- BERNARDO, Gustavo. Educação Pelo Argumento,
capítulo 1, “A Premissa Maior”, p. 25 a 33, e capítulo 4, “A Preparação do
Argumento”. Rio de Janeiro, Rocco, 2000.
- http://www.significados.com.br/educacao
-http://www.vestibular.uol.com.br
-http://www.advancedtb.blogspot.com
-http://www.iplay.com.br
- MCLAREN, P.
Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.
- GADOTTI, M. Diversidade
cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992.p.23.
- UNICEF, OMS, UNESCO. Medidas vitais. Brasília, Seguradoras, s/d.
- RÉGIS, F. Da cultura de massa à cultura ciber: a
complexificação da mídia e do entretenimento popular. INTERCOM, 2007, Santos,
29/08 a 02/09. Anais...VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação – NP
Tecnologias da Informação e da Comunicação.
- SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da
cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.
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