Seja bem vindo!
PORTFÓLIO
INGLÊS II
Mediadora – Denise Gregory Trentin
Curso: Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
Discente: Gracielli Mendes
Abuchaim
Docente: Profa.Dra. Renata Simões
Matéria: Inglês
Semana:1
Vídeo:1
Tema: Produção
escrita: introdução ao processo da escrita
Aula sobre a produção
escrita com entendimento sobre a pré-escrita, rascunho, revisão, edição e
apresentação possibilitando o entendimento sobre a importância da definição do
tema que permite o desenvolvimento do texto além da abertura para escolha das
pessoas que irão ter acesso ao conteúdo abordando. É também importante definir
com clareza o motivo da escrita com terminologias próprias e consideráveis. É a
partir desse contexto que podemos colocar todas as idéias no texto, mas
precisamos saber desenvolver esses recursos com clareza. Entre as
possibilidades dispostas temos em forma de
listas ou mapas. A criação do título é importante pois ele deve prender
a atenção do leitor, sendo que através de sua formação podemos desenvolver um
rascunho elaborado em forma de um texto e assim conseguir desenvolver todas as
idéias . Quando editamos o texto desenvolvido devemos buscar encontrar as
idéias e encaixar as escritas além de analisar todas as pontuações para que o
texto seja elaborado de acordo com as normas. Todos os detalhes devem ser
analisados em um texto. Por fim é possível obter a apresentação final do
trabalho desenvolvido para que assim possa ser apresentado. Segundo a
professora é importante conhecer a parte de um todo do texto, pois dessa forma
podemos trabalhar e desenvolver o conteúdo.
Como devemos proceder para escrever um texto?
Com esses passos
conseguimos elaborar um texto de acordo com as normas estabelecidas.
1.
Prewriting (Pré-escrita)
2.
Drafting (Rascunho)
3.
Revising (Revisão)
4.
Editing (Edição)
5.
Presenting (Apresentação)
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO AULA 1 – Produção Escrita: Introdução
As respostas das atividades desta semana devem compor o
Portfólio do bimestre 2 da disciplina Inglês
ATIVIDADE 1
Acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=Zt40xor8wrQ para ver o vídeo “Writing Better Paragraphs”. O
autor indica e explica, de forma mais reduzida e simples, três passos para se
escrever um parágrafo. Após ver o vídeo, escreva, em inglês, o nome desses 3
passos (Step 1, Step 2, Step 3):
● Step 1 = Topic sentence
● Step 2 = Develop
● Step 3 = Support
Acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=Zt40xor8wrQ para ver, novamente, o vídeo “Writing
Better Paragraphs”. Entretanto, desta vez, você deve prestar atenção à sentença indicada pelo autor do vídeo para cada um dos passos(Steps).
No quadro abaixo, relacione cada passo (Coluna 1) com a sentença
correspondente (Coluna 2).
Coluna 1
|
Coluna 2
|
Step 1
(Topic sentence)
|
(a) For
example, they are not tied to a timetable and can travel to their destination
at whatever time or pace they choose.
Resposta: Step 3
|
Step 2
(Develop)
|
(b) In many
countries, people prefer to travel in their own vehicles rather than use
public transport.
Resposta: Step 1
|
Step 3
(Support)
|
(c) This is
often because buses and trains can be expensive, but also because people find
their own car to be more convenient.
Resposta: Step 2
|
Writing Better Paragraphs. 13/04/2010. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Zt40xor8wrQ>.
Semana:2
Vídeo:2
Docente: Profa.Dra. Renata
Simões
Tema: Produção escrita: partes da sentença
As sentenças precisam ser abordadas através
do direcionamento das “sete principais” sendo elas (substantivo, pronome, adjetivo,
verbo, advérbio, conjunções e reposições). Segundo a professora é através dessa
análise que conseguimos desenvolver os textos e articular a língua inglesa com
mais facilidade, pois, quando analisamos o substantivo verificamos que ele tem
várias funções dentro da frase, e por isso é fundamental saber identificá-lo.
Entre todos os exemplos citados na aula foi possível encontrar várias variedades
de substantivo dentro de uma única frase. Quando nos referimos aos pronomes devemos
ter ciência que eles são usados para substituir o sujeito da frase e pode
funcionar com substituição variando de acordo com a necessidade da frase
apresentada. Já os adjetivos modificam os substantivos e são e representados em
posições diferentes quando comparados com a escrita da língua portuguesa e
usados antes dos substantivos, isso só não ocorre quando utilizamos o verbo to
be. Contudo, os verbos descrevem uma ação sendo eles de ação, ligação ou
auxiliares, os advérbios servem para modificar e descrever adjetivos, verbos e advérbios
e as conjunções ligam duas frases em uma única sentença. Por fim, as
preposições podem ser de tempo não específico (in), tempo específico ( on) e
mais específico (at).
Tema: Produção
escrita: tempos verbais
https://www.youtube.com/watch?v=s4nlYN_saIM
Interessante
o conhecimento da importância dos tempos verbais com apresentação dos verbo “TO
BE” que no presente afirmativo necessita da utilização das formas (AM, ARE e IS), já no negativo
utiliza a palavra NOT para todas as pessoas no singular e plural sendo que a
interrogativa traz o verbo para a frente do pronome ou sujeito. O verbo TO BE
no passado utiliza a primeira e terceira pessoa do singular WAS para os outros utiliza WERE. No negativo
acrescenta-se NOT com seguimento da regra do verbo para a frente do pronome ou
sujeito.
Quando
nos referimos ao futuro é preciso utilizar no afirmativo
WILL BE, que quando negativo passa a ser WON’T BE e no interrogativo em
primeiro lugar está o pronome e no final
a forma do verbo.
Atividade 1
Indique a classe gramatical de cada uma das
partes da sentença abaixo.
He is an extremely intelligent boy
He (f)
is (c)
(an) extremely (e)
intelligent (d)
boy (a)
a. Noun (substantivo) e. Adverb (advérbio)
b. Pronoun (pronome) f. Preposition (preposição)
c. Verb (verbo) g. Conjunction
(conjunção)
d. Adjective (adjetivo)
A sentença escrita necessita de alguns fatores importantes para seu desenvolvimento. Acima encontra-se um exemplo.
Fonte: www.inglesnapontadalingua.com.br
A sentença escrita necessita de alguns fatores importantes para seu desenvolvimento. Acima encontra-se um exemplo.
Fonte: www.inglesnapontadalingua.com.br
Atividade 2
As sentenças a seguir indicam atividades
diárias. As partes da sentença estão misturadas. Você deve organizá-las na
ordem correta. Para auxiliá-lo na organização das sentenças, fornecemos um quadro
com perguntas. Entretanto, lembre-se que nem todas as perguntas de cada quadro
precisam ser respondidas: tudo vai depender de cada sentença.
a. TV Anna in the evenings watches
b. Mary at home a hot bath takes
c. Paul English now is studying
d. is sitting Raphael on the sofa
e. write I emails in the mornings
f. video games in the afternoon Daniel plays
quem? ação? o
quê? quando? onde:
a
Anna TV watches in the evenings
b. Mary a
hot bath takes at
home
c. Paul iIs studying English
now
d. Raphael
is sitting on the sofa
e. emails write I in the mornings
f. Daniel
vídeo games plays in the afternoon
Semana:3
Vídeo:3
Docente: Profa.Dra. Renata Simões
Tema: Produção
escrita: tempos verbais
https://www.youtube.com/watch?v=s4nlYN_saIM
Interessante
o conhecimento da importância dos tempos verbais com apresentação dos verbo “TO
BE” que no presente afirmativo necessita da utilização das formas (AM, ARE e IS), já no negativo
utiliza a palavra NOT para todas as pessoas no singular e plural sendo que a
interrogativa traz o verbo para a frente do pronome ou sujeito. O verbo TO BE
no passado utiliza a primeira e terceira pessoa do singular WAS para os outros utiliza WERE. No negativo
acrescenta-se NOT com seguimento da regra do verbo para a frente do pronome ou
sujeito.
Quando
nos referimos ao futuro é preciso utilizar no afirmativo
WILL BE, que quando negativo passa a ser WON’T BE e no interrogativo em
primeiro lugar está o pronome e no final
a forma do verbo.
O verbo TO BE é
diferente, pois, seu tratamento não é válido para outros verbos.
Temos outros tipos de
verbos sendo eles:
- Present Continuous ( utiliza-se now
this moment) sendo sempre acompanhado de ing.
- Past Continuous (sua construção é
similar ao present continuous) com utilização de ing e to be.
- Simple Present (ação com utilização de
everday, usually, always) com incremento de acrescentar o verb.
- Simple Past (refere-se a yesterday,
last week, last year) com ação do passado em um tempo acabado.
- Future sempre devemos nos referir (
tomorrow, next week, two months from
now) com inclusão do Will + verb. Outra opção é a utilização do verbo to be+
going go + verb.
- Present
Perfect (é segundo a professora um outro tipo de passao), utiliza-se
today, this week, for the last two days,
com construção através de um verbo auxiliar sendo ele o to have +
verb.
- Past Perfect (forma verbal onde sempre se
utiliza uma sentença quando comparado a outra ação no passado).
- Passive Voice (utilizam-se quando o
objeto as sentença for mais importante do que o sujeito da sentença).
Os tempos verbais expressam as relações entre a fala e sua característica, diferenciando os conceitos.
Fonte: www.slideplayer.com.br
www.doutormcortex.blogspot.com
Os tempos verbais expressam as relações entre a fala e sua característica, diferenciando os conceitos.
Fonte: www.slideplayer.com.br
www.doutormcortex.blogspot.com
ATIVIDADE DE
PORTFÓLIO / Aula 3
Produção Escrita:
Tempos verbais
ATIVIDADE 1
As fotos abaixo estão
na sequência certa. Elas mostram a rotina diária
(Daily Routine) de
uma pessoa. Combine cada foto com uma das cinco
sentenças da rotina
diária que a descreve.
Obs: Em relação às imagens, não consegui postá-las nessa
atividade.
1. He
brushes his teeth. Alternativa B
2. He
goes to work. Alternativa E
3. He
has breakfast. Alternativa D
4. He
gets dressed. Alternativa
C
5. He
takes a shower. Alternativa A
ATIVIDADE
2
Complete os trechos abaixos com a opção
correta para formar sentenças.
1. Every morning, I get (F)
2. I brush my teeth and
take a shower (D)
3. I have (C)
4. After breakfast, I go
(B)
5. I get back from work
at 19.00 and (A)
6. After dinner, I watch
TV and then I go (E)
a. at 7.30 A.M.
b. have dinner.
c. to work by bus, at
8.30.
d. up at 7.00 o’clock.
e. to bed.
f. breakfast at 8.00
o’clock.
ATIVIDADE
3
Leia o texto abaixo,
sobre a rotina diária da Leslie. Em seguida, a partir da informação que consta
no texto, combine as perguntas com as respostas.
At about 1:30 she
usually has lunch. She has a sandwich and some fruit in hel office. She
finishes work at 5 o’clock and picks up her daughter from her after-school
club. She usually has dinner at about 7 o’clock and then she has a cup of
coffee. In the evening she watches television or sometimes she listens to the
radio. She likes listening to music. She usually goes to bed at about 11:30. Then
she reads her book for about half an hour. She goes to sleep at midnight
Perguntas (Questions)
1. What does Leslie do? (E)
2. Where does she work? (I)
3. What time does she
get up on weekdays? (H)
4. Does she have
breakfast with her family? (A)
5. What time does she
start work? (G)
6. What does she have
for lunch? (B)
7. What time does she
finish work? (C)
8. What does she do in
the evening? (F)
9. Does she go to bed at
9.30? (J)
10. What does she do
before going to sleep? (D)
Respostas (Answers)
a. Yes, she does. She
has breakfast with her husband and daughter.
b. She has a sandwich
and some fruit for lunch.
c. She finishes work at
5.00 o’clock.
d. She reads her book
for about half an hour.
e. She works at Hackney
College in London.
f. She watches
televisiono r sometimes she listens to the radio.
g. She starts work at
9.00 o’clock.
h. On weekdays, she
always gets up at 7.00 o’clock.
i. Leslie is an ESOL
teacher.
j. No, she doesn’t. She
usually goes to bed about 22.30
A tira representa um exemplo de tempo verbal.
Fonte: www.pipinglesmontecarmelo.blogspot.com
https://www.youtube.com/watch?v=aCA4aQJ4d98
Tema: Produção
escrita: Parágrafo (I)
Fonte: www.pipinglesmontecarmelo.blogspot.com
Semana:4
Vídeo:4
Docente: Profa.Dra. Renata Simões
Tema: Produção escrita: tipos de sentença
https://www.youtube.com/watch?v=aCA4aQJ4d98
Existem vários tipos de sentenças sendo que cada uma exerce uma função diferenciada dentro de um parágrafo. Compreendendo cada uma delas, podemos verificar que existe a sentença afirmativa, sentença negativa, sentença imperativa e a sentença interrogativa, mas para compreendermos é necessário ter acesso ao básico que nos oferece o sujeito da frase sendo ele auxiliado pelo verbo, onde após vêm o objeto direito e por fim o objeto indireto. É importante saber que nem sempre é preciso ter a presença de todos os objetos em uma frase e que o verbo deve ser construído na sentença estando ele no presente, futuro ou passado. Quando o verbo está no imperativo ocorre a perda do sujeito precisando iniciar a partir do verbo sendo ele afirmativo ou negativo. As sentenças dentro de um parágrafo devem compô-lo de forma correta para assim poder ser compreendido. A sentença do tópico quase sempre será a primeira sentença do parágrafo, mas não deve ser genérica e nem específica e o suporte de detalhes oferece a continuidade das idéias presentes no parágrafo onde o resumo da idéia apresentada deve ser direcionado a partir de uma palavra importante presente na sentença.
As variáveis das sentenças são utilizadas para separar as relações a serem expressadas, por este motivo existem muitos tipos que são característicos para cada situação.
Fonte: www.scrapsdinamicos.com.br
www.vocepodefalaringles.com.br
Atividade / aula 4 produção
Escrita: tipos de sentença
ATIVIDADE 1
As
sentenças a seguir são Topic Sentences (sentenças tópico). Você deve ler as
sentenças tópico, em seguida ler os parágrafos e, depois, escolher um dos
quatro números para cada parágrafo.
As Topic Sentences são:
1. I lived in a small
town when I was a child.
2. When I have my own children, I want to move
to a small town.
3. The town I live is
very small.
4. There are two main
advantages of living in a small town.
Paragraph
A:
Topic sentence (4)
First, you know everyone and everyone knows
you. This helps you to
feel safe, and it is friendlier. Secondly, it
is quiet and there are fewer
cars. This means there is less pollution than
in a big town or city.
Paragraph
B:
Topic sentence (1)
It was a very nice place to live then. Now it
is much bigger than before.
More people live there and some big
businesses opened offices there.
My parents still live there but they say it
was better in the past.
Paragraph
C:
Topic sentence (2)
I don’t want my children to live in a big
city because a big city is not
as friendly or as safe as a village. I want
to move to the village where
my grandparents live. The children can play
in the street there and
everyone knows each other
Paragraph
D:
Topic sentence (3)
There are only a few food shops and one
school here. Most people go
to the big city to go shopping for clothes
and gifts. There is a doctor’s
but there isn’t a hospital. Again, you need
to go to the city if you need
the hospital. However, our town is very nice
and it has a beautiful park.
ATIVIDADE 2
A seguir, combine as sentenças (Sentences) da
lista numerada com
suas respectivas funções (Function) nas
alternativas de a a d:
Function
1. Topic sentence
2. Supporting sentence(s)
3. Concluding sentence
Sentences
a. (1) Studying abroad has
two main benefits.
b. (3) Firstly, people who study abroad can get a better job when
they return to their home country. This is
because their qualif
cations and experience mean that they tend to
get jobs that are
higher paid, and they can also gain promotion
quickly
c. (3) Another advantage of
studying abroad is the independence
students can gain. For example, students have
to cope with the
challenges of living alone and meeting new
people from diferente
cultures. As a consequence, they will become
more confidente in
their life and in their relationship with
others
d. (2) All in all, it is clear that studying abroad is a benefical
experience
Semana:5
Vídeo:5
Docente: Profa.Dra. Renata Simões
Tema: Produção
escrita: Parágrafo (I)
Precisamos saber que para existir o parágrafo é necessário
que haja o tópico do texto, a elaboração e a conclusão do texto onde todos
juntos são responsáveis pela produção textual. Quando falamos em tópico ele
deve constituir a primeira sentença do parágrafo. Devemos visualizar as palavras
consideradas importantes, pois elas são definidas como marcadoras do discurso.
O suporte do parágrafo oferece apoio, contraponto ou a razão da sentença.
Quando as palavras ligam a sentença de forma cronológica devemos seguir as
regras necessárias para essa elaboração. A conclusão da sentença finaliza o
parágrafo para podermos fechá-lo. Contudo, na língua inglesa o título é muito
importante para a elaboração do texto e por isso, devemos estar atentos a isso
antes de trabalhar com o texto em inglês.
A produção escrita é fundamental para a elaboração de um contexto.
Fonte: www.stellagarrafa.com.br
www.pipinglesmontecarmelo.blogspot.com
A produção escrita é fundamental para a elaboração de um contexto.
Fonte: www.stellagarrafa.com.br
www.pipinglesmontecarmelo.blogspot.com
Atividade 1
1. Leia, no quadro abaixo, um parágrafo que explica o que é: uma
sentença tópico
(topic sentence); uma sentença de apoio, ou de desenvolvimento
(supporting
sentence); e uma sentença de conclusão (concluding sentence) de
um parágrafo.
O parágrafo abaixo é composto por cinco sentenças. Elas estão
desorganizadas.
Então, você deve organizá-las conforme o que já foi abordado,
nesta e em aulas
anteriores, sobre como esses três tipos diferentes de sentença
(tópico, de
desenvolvimento e de conclusão) devem ser organizadas na
composição de um
parágrafo.
How
to write a paragraph
(1) Topic sentence
After proving the claim or claims in the (2) Supporting sentence 1
topic sentence, present a transitional (3) Supporting sentence 2
sentence that leads readers to the main (4) Supporting sentence 3
idea in the next paragraph. (5) Concluding
sentence
(1)
Topic sentence
(4)
Supporting sentence 3
(2)
Supporting sentence 1
(3)
Supporting sentence 2
(5)
Concluding sentence
Present the third supporting fact and (1) Topic sentence
explain how the fact helps prove the Supporting
sentence 1
(3) Supporting sentence 2
(4)
Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
(1)
Topic sentence
(2)
Supporting sentence 1
(4)
Supporting sentence 3
(3)
Supporting sentence 2
(5)
Concluding sentence
Present the first supporting fact and (1) Topic sentence
explain how the fact helps prove the (2) Supporting sentence 1
claim or claims in the topic sentence. (3) Supporting sentence 2
(4) Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
(1)
Topic sentence
(2)
Supporting sentence 1
(3)
Supporting sentence 2
(4)
Supporting sentence 3
(5)
Concluding sentence
Atividade 2
1. A partir do que você leu e fez na Atividade 1, acima,
organize as sentenças que
constam no quadro abaixo para que formem um parágrafo. Ao
organizá-lo, procure
observar os conectores, pois eles estão presentes no início da
maior das sentenças e
vão ajudá-lo na organização do parágrafo.
Writing is very important; therefore, (1) Topic sentence
students who learn how to write well will (2) Supporting sentence 1
earn better grades. (3) Supporting sentence 2
(4) Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
(1)
Topic sentence
(2)
Supporting sentence 1
(3)
Supporting sentence 2
(4)
Supporting sentence 3
(5)
Concluding sentence
For instance, teachers of undergraduate (1) Topic sentence
courses usually require students to take (2) Supporting sentence 1
composition classes. (3) Supporting sentence 2
(4) Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
(1)
Topic sentence
(4)
Supporting sentence 3
(3)
Supporting sentence 2
(2)
Supporting sentence 1
(5)
Concluding sentence
Finally, as all students will be required to (1) Topic sentence
compose a large number of texts within (2) Supporting sentence 1
their academic life, it is important that (3) Supporting sentence 2
they learn how to write well. (4)
Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
(1)
Topic sentence
(2)
Supporting sentence 1
(4)
Supporting sentence 3
(3)
Supporting sentence 2
(5)
Concluding sentence
Because of the importance of writing, (1) Topic sentence
teachers usually ask students to write a (2) Supporting sentence 1
variety of texts as part of their (3) Supporting
sentence 2
assignments.
(4) Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
(1)
Topic sentence
(4)
Supporting sentence 3
(2)
Supporting sentence 1
(3)
Supporting sentence 2
(5)
Concluding sentence
Another example refers to teachers of (1) Topic sentence
graduate courses who also require (2) Supporting sentence 1
students to write essays, summaries, and (3) Supporting sentence 2
even papers. (4) Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
(1)
Topic sentence
(3)
Supporting sentence 2
(2)
Supporting sentence 1
(4)
Supporting sentence 3
(5)
Concluding sentence
Atividade 3
1. Agora, você deve escrever um parágrafo sobre a importância da
escrita. Se quiser,
você pode usar o texto acima, da atividade 2, como um exemplo.
Você pode fazer
isso:
● apenas substituindo algumas palavras (usar dicionário para
buscar sinônimos) e/ou
● excluindo ou modificando partes de sentenças e/ou
● mudando uma ou mais sentença de desenvolvimento (Supporting
sentence) e/ou
● mudando a sentença de conclusão (Closing sentence) do
parágrafo.
Se preferir, elabore o seu próprio parágrafo completo. Ao
escrevê-lo, procure seguir
a sequência correta das sentenças (ou seja, (1) sentença tópico;
(2) sentença de
apoio/de desenvolvimento; (3) sentença de conclusão) na formação
do parágrafo.
Nowadays we communicate
increasingly through the Internet, email, fax, memos and letters, and a
well-written text can be crucial in many situations. The student or
professional, be it in any field, should be familiar with their language and
writing standards so that we can prepare concise and well-structured texts that
convey clearly his objective, point of view or purpose.
Tema: Produção
escrita: parágrafo (parte 2)
Vídeo:
6
Docentes:
Profª.
Drª Renata Mendes Simões
Tema: Produção
escrita: parágrafo (parte 2)
O processo de produção dos parágrafos deve ser
baseado nos marcadores do discurso. São palavras ou expressões que são usadas
para sinalizar uma idéia dentro e entre os parágrafos. Fazem a ligação entre as
idéias ou a oposição presente dentro do parágrafo dando coesão e tom ao texto e
por isso se forem omitidas o parágrafo fica sem nexo. Existe uma longa lista de
marcadores, mas utilizamos apenas alguns sendo eles comparativos,
acrescentativos, enfatizadores e portadores de causa e efeito. É
muito comum usarmos pronomes quando nos referimos a textos sendo eles do caso
reto e obliquo. Utilizando todas essas referências podemos relacionar as
palavras com marcadores de forma adequada.
Atividade 1
Escreva os conectores da caixa azul abaixo na coluna
correspondente à função
que ele exerce na sentença.
Contrastar idéias
forinstancefinallyon the other handalso
|
Acrescentar detalhes
forexemplesecondly moreoveralthougth
|
Ilustrar ou exemplificar
firstlyfurthermore toillustratehowever
|
Mostrar sequência
|
Atividade 2
Ainda utilizando os conectores da caixa azul da Atividade 1,
complete as sentenças a seguir. Preste atenção na função que o conector terá na
sentença.
1. The Geography class today is
about the environment. Forinstancefinallyon
the other handalso we are going to talk about the rivers in the Amazon
area.
2. In our History classes, the teacher always uses
PowerPoint presentations. Firstlyfurthermore
toillustratehowever, last week he showed some slides about Ancient Egypt.
3. His Math teacher explains geometry very well. firstlyfurthermore toillustratehowever
, he is not able to complete the exercises.
4. Forexemplesecondly
moreoveralthougth my sister studied hard for the test, she got a very low
score.
5. We had a busy day at school yesterday. We had classes,
watched a video, read
books at the library and met with the director. At 3pm, we firstlyfurthermore toillustratehowever
went home.
Atividade 3
Sublinhe todos os
pronomes dessa historia sobre a manhã do dia de Natal.
When the two children woke up on Christmas day, they were very excited to find their presents. The night before they heard a long story their grandfather had told them about Santa Claus. So, very early in the morning they sat
up, rubbed their eyes and looked around. Then, they
ran to the Christmas tree. Their father was sitting by the tree waiting for them. Jane, the oldest daughter, opened her gift to find a
beautiful doll she wanted so much. Tom, the youngest son, could not find his gift. His
father told him to go outside.
Tom ran out to the garden and found his new bike waiting for
him. After that, everyone sat at the kitchen table, where they had breakfast together. Everybody
was happy that morning!
Tema: Produção
escrita: composição de texto
https://www.youtube.com/watch?v=wtnRXAlRGeY
A
partir do tema abordado na atividade anterior, procure refletir sobre como você
gerencia o seu tempo. Você pode simplesmente colocar tudo o que vem em sua
mente no papel, ou em um arquivo em word, a respeito do tema (brainstorming), como sugerimos no início
deste módulo e, depois, procurar organizar as suas ideias, fazer um esboço e,
por último, escrever um parágrafo sobre
como você gerencia o seu tempo. Uma boa opção para que tenha ideias
adicionais pode ser pesquisar sobre o tema na Internet.
Semana:
7
Vídeo:
7
Docente: Profa.Dra. Renata Simões
Tema: Produção
escrita: composição de texto
https://www.youtube.com/watch?v=wtnRXAlRGeY
Quando
nos referimos ao tipo e a composição do texto, é importante sabermos todas as
etapas necessárias para a escrita. As variações de textos dependem da mensagem
a ser transmitida. Basicamente existem cinco tipos de textos sendo que cada um
apresenta uma função. O texto descritivo refere-se a descrição, iniciando em um
tema que esteja em um foco maior e finaliza com um tempo específico, levando
sempre em conta o ponto de vista do autor, mas para isso necessita da
identificação do tema; o texto narrativo baseia-se em fatos entretendo as
pessoas, sendo normalmente baseado em experiência de vida; texto expositor explica
algo através de fatos concretos, informando ou descrevendo os fatos e para isso
o autor precisa fazer uma pesquisa prévia sobre o assunto; o texto
argumentativo debate idéias sobre determinado tema argumentando e defendendo
uma posição; o texto instrutivo auxilia o leitor a desenvolver uma tarefa. A
redação padrão em inglês é composta de cinco parágrafos e para apresentar um
tema precisamos saber identificar todas as etapas que introduz o assunto e
oferece suporte para o tema. Para elaborar um texto narrativo é necessário
existir uma sentença, onde o primeiro e o último parágrafo devem ser
relacionados com o título da escrita.
ATIVIDADE 1
Um
dos grandes problemas que enfrentamos em nossa vida é o gerenciamento de tempo (time management). Saber gerenciar o
tempo que temos é uma habilidade (skill)
que precisamos ter (ou aprender a ter) para tudo o que fazemos, como estudar,
trabalhar, curtir a nossa família e amigos e descansar.
Veja,
abaixo, um texto sobre esse tema, isto é, a importância de se usar habilidades
de gerenciamento de tempo. Nesta primeira atividade, você deve ler cada
parágrafo, na Coluna A, e indicar qual sentença melhor resume a ideia
central de cada parágrafo, na Coluna B.
COLUNA A
|
COLUNA B
|
It is extremely important
that you know how to manage your time. However, if you do not know how to
manage it, you need to learn how to do it. Therefore, it is fundamental to
develop effective strategies for managing your time to balance the time you
spend for studying, working, being with your family and friends, and
relaxing.
|
(a) The importance of
managing time
(b) The relevance of
managing life
(c) Time management is
something we do not learn
|
Sometimes, you may find
difficult to manage your time and feel that there is not enough time to do
everything you need to. Consequently, this can lead you to build up of
stress. For example, when you have to combine the pressures of intensive work
and finding time to study and to spend with your family and friends, you may
get confused with time management. Therefore, it is essential that you learn
how to manage your time effectively, adjusting your routine to reduce any
time-related stress in your life.
|
(a) Good management of your
time may be difficult; therefore, you need to learn how to manage it
effectively
(b) It is impossible to
manage time
(c) You will always be
stressed with time management; so, it is better not to learn how to do it
|
Texto
adaptado de “How to manage your time effectively”. Disponível em: <http://www4.csudh.edu/Assets/CSUDH-Sites/TLC/docs/time-management.pdf>.
It is extremely important that you know how to manage your time. ((a) The importance of managing time).
However, if you do not know how to manage it, you need to learn how to do it. ((c) Time management is something we do not learn).
Therefore, it is fundamental to develop effective strategies for managing your time to balance the time you spend for studying, working, being with your family and friends, and relaxing. ((b) The relevance of managing life).
ATIVIDADE 2
It is extremely important that you know how to manage your time. ((a) The importance of managing time).
However, if you do not know how to manage it, you need to learn how to do it. ((c) Time management is something we do not learn).
Therefore, it is fundamental to develop effective strategies for managing your time to balance the time you spend for studying, working, being with your family and friends, and relaxing. ((b) The relevance of managing life).
ATIVIDADE 2
Esta
é uma atividade livre.Portanto,não
tem gabarito. Entretanto, para que você tenha um apoio adicional,
inserimos, abaixo, uma forma inicial de organizar a sua rotina e que possa
auxiliar você na organização inicial do seu processo de escrita sobre o tema
proposto. Para facilitar o trabalho, sugerimos a organização do tempo em apenas
um dia.
Chamamos
essa organização, em inglês, de timeline (linha do tempo). Fazer uma linha do tempo pode facilitar a
visualização do que você faz usualmente em sua rotina (diária, semanal,
mensal, anual), pois, quando você faz uma representação gráfica de um processo
(como, por exemplo, do gerenciamento de tempo em sua rotina), você consegue
visualizar como disponibiliza as suas ações sequencialmente no tempo que tem
disponível.
Making
a timeline to organize your writing about the time management in your daily
routine
(Fazendo uma linha de tempo para organizar a escrita sobre o gerenciamento de
tempo em sua rotina diária)
7.00 P.M. 10.00 P.M.
7.30 A.M. 9.00A.M. – 5.00 P.M. check my mail watch TV
have a shower work chat with friends
.______._____.______.______.____________.___________.______._______.________.
7.00 A.M. 8.00 A.M. 1.00 P.M. 6.00 P.M. 8.00
P.M. 11.00 P.M.
wake up have breakfast
have lunch at work have dinner at home read a book/ study go to bed
5:30 - Agreement, bathe and fix up my bed.
6:00 -Tomo my breakfast and change me for the job.
6:30 - I'm ready to go to work.
7:00 - Start my daily working as a teacher in a public school, teaching the discipline of Sciences.
13:00 - I go back to my house where breakfast and started my journey studies.
17:00 - I pause for lunch, after I take my shower and check my emails.
19:00 - I close my day studies and work by reading a book or watching the place notociário.
22:30 - I will sleep to be prepared and ready to face the next day.
Note: This daily routine occurs during the weekdays because weekend have other habits to not create a custom. After all, we must seek new ways to live .....
6:00 -Tomo my breakfast and change me for the job.
6:30 - I'm ready to go to work.
7:00 - Start my daily working as a teacher in a public school, teaching the discipline of Sciences.
13:00 - I go back to my house where breakfast and started my journey studies.
17:00 - I pause for lunch, after I take my shower and check my emails.
19:00 - I close my day studies and work by reading a book or watching the place notociário.
22:30 - I will sleep to be prepared and ready to face the next day.
Note: This daily routine occurs during the weekdays because weekend have other habits to not create a custom. After all, we must seek new ways to live .....
Nenhum comentário:
Postar um comentário