Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

INGLÊS II

Seja bem vindo!

PORTFÓLIO
INGLÊS II

Polo: Araçatuba – São Paulo
Mediadora – Denise Gregory Trentin

Curso: Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática

Discente: Gracielli Mendes Abuchaim
Docente: Profa.Dra. Renata Simões
Matéria: Inglês

Semana:1
Vídeo:1
Tema: Produção escrita: introdução ao processo da escrita
Aula sobre a produção escrita com entendimento sobre a pré-escrita, rascunho, revisão, edição e apresentação possibilitando o entendimento sobre a importância da definição do tema que permite o desenvolvimento do texto além da abertura para escolha das pessoas que irão ter acesso ao conteúdo abordando. É também importante definir com clareza o motivo da escrita com terminologias próprias e consideráveis. É a partir desse contexto que podemos colocar todas as idéias no texto, mas precisamos saber desenvolver esses recursos com clareza. Entre as possibilidades dispostas temos em forma de  listas ou mapas. A criação do título é importante pois ele deve prender a atenção do leitor, sendo que através de sua formação podemos desenvolver um rascunho elaborado em forma de um texto e assim conseguir desenvolver todas as idéias . Quando editamos o texto desenvolvido devemos buscar encontrar as idéias e encaixar as escritas além de analisar todas as pontuações para que o texto seja elaborado de acordo com as normas. Todos os detalhes devem ser analisados em um texto. Por fim é possível obter a apresentação final do trabalho desenvolvido para que assim possa ser apresentado. Segundo a professora é importante conhecer a parte de um todo do texto, pois dessa forma podemos trabalhar e desenvolver o conteúdo.
Toda produção escrita deve ser direcionada através de regras que permitem o entendimento além de nos direcionar para uma elaboração textual com qualidade.
Fonte: www.crv.educacao.mg.gov.br
Como devemos proceder para escrever um texto? 
Com esses passos conseguimos elaborar um texto de acordo com as normas estabelecidas.
1.                   Prewriting (Pré-escrita)
2.                   Drafting (Rascunho)
3.                   Revising (Revisão)
4.                   Editing (Edição)
5.                   Presenting (Apresentação)

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO     AULA 1 – Produção Escrita: Introdução

As respostas das atividades desta semana devem compor o Portfólio do bimestre 2 da disciplina Inglês

ATIVIDADE 1
Acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=Zt40xor8wrQ para ver o vídeo “Writing Better Paragraphs”. O autor indica e explica, de forma mais reduzida e simples, três passos para se escrever um parágrafo. Após ver o vídeo, escreva, em inglês, o nome desses 3 passos (Step 1, Step 2, Step 3):
     Step 1 =  Topic sentence
     Step 2 =  Develop
     Step 3 =  Support
 ATIVIDADE 2
Acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=Zt40xor8wrQ para ver, novamente, o vídeo “Writing Better Paragraphs”. Entretanto, desta vez, você deve prestar atenção à sentença indicada pelo autor do vídeo para cada um dos passos(Steps).
No quadro abaixo, relacione cada passo (Coluna 1) com a sentença correspondente (Coluna 2).
Coluna 1
Coluna 2
Step 1
(Topic sentence)
(a) For example, they are not tied to a timetable and can travel to their destination at whatever time or pace they choose.
Resposta: Step 3
Step 2
(Develop)
(b) In many countries, people prefer to travel in their own vehicles rather than use public transport.
 Resposta: Step 1
Step 3
(Support)
(c) This is often because buses and trains can be expensive, but also because people find their own car to be more convenient.
Resposta: Step 2

 Referência:

Writing Better Paragraphs. 13/04/2010. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Zt40xor8wrQ>.


Semana:2
Vídeo:2
Docente: Profa.Dra. Renata Simões
Tema: Produção escrita: partes da sentença
As sentenças precisam ser abordadas através do direcionamento das “sete principais” sendo elas (substantivo, pronome, adjetivo, verbo, advérbio, conjunções e reposições). Segundo a professora é através dessa análise que conseguimos desenvolver os textos e articular a língua inglesa com mais facilidade, pois, quando analisamos o substantivo verificamos que ele tem várias funções dentro da frase, e por isso é fundamental saber identificá-lo. Entre todos os exemplos citados na aula foi possível encontrar várias variedades de substantivo dentro de uma única frase. Quando nos referimos aos pronomes devemos ter ciência que eles são usados para substituir o sujeito da frase e pode funcionar com substituição variando de acordo com a necessidade da frase apresentada. Já os adjetivos modificam os substantivos e são e representados em posições diferentes quando comparados com a escrita da língua portuguesa e usados antes dos substantivos, isso só não ocorre quando utilizamos o verbo to be. Contudo, os verbos descrevem uma ação sendo eles de ação, ligação ou auxiliares, os advérbios servem para modificar e descrever adjetivos, verbos e advérbios e as conjunções ligam duas frases em uma única sentença. Por fim, as preposições podem ser de tempo não específico (in), tempo específico ( on) e mais específico (at).


Atividade 1
 Indique a classe gramatical de cada uma das partes da sentença abaixo.
He is an extremely intelligent boy
He                          (f)
is                            (c)
(an) extremely         (e)
intelligent                (d)
boy                        (a)

a. Noun (substantivo)                e. Adverb (advérbio)  
b. Pronoun (pronome)               f. Preposition (preposição)
c. Verb (verbo)                        g. Conjunction (conjunção)
d. Adjective (adjetivo)

A sentença escrita necessita de alguns fatores importantes para seu desenvolvimento. Acima encontra-se um exemplo.
Fonte: www.inglesnapontadalingua.com.br
 Atividade 2
As sentenças a seguir indicam atividades diárias. As partes da sentença estão misturadas. Você deve organizá-las na ordem correta. Para auxiliá-lo na organização das sentenças, fornecemos um quadro com perguntas. Entretanto, lembre-se que nem todas as perguntas de cada quadro precisam ser respondidas: tudo vai depender de cada sentença.
 a. TV               Anna             in the evenings                watches
b. Mary           at home          a hot bath                       takes
c. Paul            English            now                             is studying
d. is sitting      Raphael          on the sofa
e. write                 I               emails                         in the mornings
f. video games      in the afternoon         Daniel                     plays
quem?                ação?                    o quê?               quando?                onde:
a  Anna                TV                                                  watches               in the evenings                
b. Mary                a hot bath               takes                                             at home          
c. Paul                 iIs studying             English                now
d. Raphael           is sitting                                                                        on the sofa        
e. emails              write                         I                    in the mornings
f. Daniel               vídeo games            plays               in the afternoon      
Semana:3
Vídeo:3
Docente: Profa.Dra.  Renata Simões

Tema: Produção escrita: tempos verbais

https://www.youtube.com/watch?v=s4nlYN_saIM

Interessante o conhecimento da importância dos tempos verbais com apresentação dos verbo “TO BE” que no presente afirmativo necessita da  utilização  das formas (AM, ARE e IS), já no negativo utiliza a palavra NOT para todas as pessoas no singular e plural sendo que a interrogativa traz o verbo para a frente do pronome ou sujeito. O verbo TO BE no passado utiliza a primeira e terceira pessoa do singular  WAS para os outros utiliza WERE. No negativo acrescenta-se NOT com seguimento da regra do verbo para a frente do pronome ou sujeito.

Quando nos referimos ao futuro é preciso utilizar  no afirmativo  WILL BE, que quando negativo passa a ser WON’T BE e no interrogativo em primeiro lugar está o pronome  e no final a forma do verbo.

O verbo TO BE é diferente, pois, seu tratamento não é válido para outros verbos.
Temos outros tipos de verbos sendo eles:
- Present Continuous ( utiliza-se now this moment) sendo sempre acompanhado de ing.
- Past Continuous (sua construção é similar ao present continuous) com utilização de ing e to be.
- Simple Present (ação com utilização de everday, usually, always) com incremento de acrescentar o verb.
- Simple Past (refere-se a yesterday, last week, last year) com ação do passado em um tempo acabado.
- Future sempre devemos nos referir ( tomorrow, next week,  two months from now) com inclusão do Will + verb. Outra opção é a utilização do verbo to be+ going go + verb.
- Present  Perfect (é segundo a professora um outro tipo de passao), utiliza-se today, this week, for the last two  days, com construção através de um verbo auxiliar sendo ele  o to have +  verb.
- Past Perfect (forma verbal onde sempre se utiliza uma sentença quando comparado a outra ação no passado).
- Passive Voice (utilizam-se quando o objeto as sentença for mais importante do que o sujeito da sentença).

Os tempos verbais expressam as relações entre a fala e sua característica, diferenciando os conceitos.
Fonte: www.slideplayer.com.br
           www.doutormcortex.blogspot.com
 ATIVIDADE DE PORTFÓLIO / Aula 3
Produção Escrita:
Tempos verbais
ATIVIDADE 1
As fotos abaixo estão na sequência certa. Elas mostram a rotina diária
(Daily Routine) de uma pessoa. Combine cada foto com uma das cinco
sentenças da rotina diária que a descreve.
Obs: Em relação às imagens, não consegui postá-las nessa atividade.
1. He brushes his teeth.   Alternativa B
2. He goes to work.           Alternativa E
3. He has breakfast.          Alternativa D
4. He gets dressed.           Alternativa C
5. He takes a shower.       Alternativa A
ATIVIDADE 2
Complete os trechos abaixos com a opção correta para formar sentenças.
1. Every morning, I get (F)
2. I brush my teeth and take a shower (D)
3. I have (C)
4. After breakfast, I go (B)
5. I get back from work at 19.00 and (A)
6. After dinner, I watch TV and then I go (E)
a. at 7.30 A.M.
b. have dinner.
c. to work by bus, at 8.30.
d. up at 7.00 o’clock.
e. to bed.
f. breakfast at 8.00 o’clock.
ATIVIDADE 3
Leia o texto abaixo, sobre a rotina diária da Leslie. Em seguida, a partir da informação que consta no texto, combine as perguntas com as respostas.
At about 1:30 she usually has lunch. She has a sandwich and some fruit in hel office. She finishes work at 5 o’clock and picks up her daughter from her after-school club. She usually has dinner at about 7 o’clock and then she has a cup of coffee. In the evening she watches television or sometimes she listens to the radio. She likes listening to music. She usually goes to bed at about 11:30. Then she reads her book for about half an hour. She goes to sleep at midnight
Perguntas (Questions)
1. What does Leslie do?(E)
2. Where does she work?(I)
3. What time does she get up on weekdays? (H)
4. Does she have breakfast with her family?(A)
5. What time does she start work? (G)
6. What does she have for lunch? (B)
7. What time does she finish work? (C)
8. What does she do in the evening? (F)
9. Does she go to bed at 9.30? (J)
10. What does she do before going to sleep? (D)

Respostas (Answers)
a. Yes, she does. She has breakfast with her husband and daughter.
b. She has a sandwich and some fruit for lunch.
c. She finishes work at 5.00 o’clock.
d. She reads her book for about half an hour.
e. She works at Hackney College in London.
f. She watches televisiono r sometimes she listens to the radio.
g. She starts work at 9.00 o’clock.
h. On weekdays, she always gets up at 7.00 o’clock.
i. Leslie is an ESOL teacher.
j. No, she doesn’t. She usually goes to bed about 22.30
A tira representa um exemplo de tempo verbal.
Fonte: www.pipinglesmontecarmelo.blogspot.com
Semana:4
Vídeo:4
Docente: Profa.Dra.  Renata Simões
Tema: Produção escrita: tipos de sentença

https://www.youtube.com/watch?v=aCA4aQJ4d98

Existem vários tipos de sentenças sendo que cada uma exerce uma função diferenciada dentro de um parágrafo. Compreendendo cada uma delas, podemos verificar que existe a sentença afirmativa, sentença negativa, sentença imperativa e a sentença interrogativa, mas para compreendermos é necessário ter acesso ao básico que nos oferece o sujeito da frase sendo ele auxiliado pelo verbo, onde após vêm o objeto direito e por fim o objeto indireto. É importante saber que nem sempre é preciso ter a presença de todos os objetos em uma frase e que o verbo deve ser construído na sentença estando ele no presente, futuro ou passado. Quando o verbo está no imperativo ocorre a perda do sujeito precisando iniciar a partir do verbo sendo ele afirmativo ou negativo. As sentenças dentro de um parágrafo devem compô-lo de forma correta para assim poder ser compreendido. A sentença do tópico quase sempre será a primeira sentença do parágrafo, mas não deve ser genérica e nem específica e o suporte de detalhes oferece a continuidade das idéias presentes no parágrafo onde o resumo da idéia apresentada deve ser direcionado a partir de uma palavra importante presente na sentença.


As variáveis das sentenças são utilizadas para separar as relações a serem expressadas, por este motivo existem muitos tipos que são característicos para cada situação.
Fonte: www.scrapsdinamicos.com.br
           www.vocepodefalaringles.com.br
Atividade / aula 4 produção Escrita: tipos de sentença
ATIVIDADE 1
As sentenças a seguir são Topic Sentences (sentenças tópico). Você deve ler as sentenças tópico, em seguida ler os parágrafos e, depois, escolher um dos quatro números para cada parágrafo.
As Topic Sentences são:
1. I lived in a small town when I was a child.
2.  When I have my own children, I want to move to a small town.
3. The town I live is very small.
4. There are two main advantages of living in a small town.
Paragraph A: Topic sentence (4)
First, you know everyone and everyone knows you. This helps you to
feel safe, and it is friendlier. Secondly, it is quiet and there are fewer
cars. This means there is less pollution than in a big town or city.
Paragraph B: Topic sentence  (1)
It was a very nice place to live then. Now it is much bigger than before.
More people live there and some big businesses opened offices there.
My parents still live there but they say it was better in the past.
Paragraph C: Topic sentence (2)
I don’t want my children to live in a big city because a big city is not
as friendly or as safe as a village. I want to move to the village where
my grandparents live. The children can play in the street there and
everyone knows each other
Paragraph D: Topic sentence (3)
There are only a few food shops and one school here. Most people go
to the big city to go shopping for clothes and gifts. There is a doctor’s
but there isn’t a hospital. Again, you need to go to the city if you need
the hospital. However, our town is very nice and it has a beautiful park.
ATIVIDADE 2
A seguir, combine as sentenças (Sentences) da lista numerada com
suas respectivas funções (Function) nas alternativas de a a d:
Function
1. Topic sentence
2. Supporting sentence(s)
3. Concluding sentence
Sentences
a. (1) Studying abroad has two main benefits.
b. (3) Firstly, people who study abroad can get a better job when
they return to their home country. This is because their qualif
cations and experience mean that they tend to get jobs that are
higher paid, and they can also gain promotion quickly
c. (3) Another advantage of studying abroad is the independence
students can gain. For example, students have to cope with the
challenges of living alone and meeting new people from diferente
cultures. As a consequence, they will become more confidente in
their life and in their relationship with others
d. (2) All in all, it is clear that studying abroad is a benefical
experience

Semana:5
Vídeo:5
Docente: Profa.Dra.  Renata Simões

Tema: Produção escrita: Parágrafo (I)

 Precisamos saber que para existir o parágrafo é necessário que haja o tópico do texto, a elaboração e a conclusão do texto onde todos juntos são responsáveis pela produção textual. Quando falamos em tópico ele deve constituir a primeira sentença do parágrafo. Devemos visualizar as palavras consideradas importantes, pois elas são definidas como marcadoras do discurso. O suporte do parágrafo oferece apoio, contraponto ou a razão da sentença. Quando as palavras ligam a sentença de forma cronológica devemos seguir as regras necessárias para essa elaboração. A conclusão da sentença finaliza o parágrafo para podermos fechá-lo. Contudo, na língua inglesa o título é muito importante para a elaboração do texto e por isso, devemos estar atentos a isso antes de trabalhar com o texto em inglês.

A produção escrita é fundamental para a elaboração de um contexto.
Fonte: www.stellagarrafa.com.br
           www.pipinglesmontecarmelo.blogspot.com
Atividade 1
1. Leia, no quadro abaixo, um parágrafo que explica o que é: uma sentença tópico
(topic sentence); uma sentença de apoio, ou de desenvolvimento (supporting
sentence); e uma sentença de conclusão (concluding sentence) de um parágrafo.
O parágrafo abaixo é composto por cinco sentenças. Elas estão desorganizadas.
Então, você deve organizá-las conforme o que já foi abordado, nesta e em aulas
anteriores, sobre como esses três tipos diferentes de sentença (tópico, de
desenvolvimento e de conclusão) devem ser organizadas na composição de um
parágrafo.

 How to write a paragraph                            (1) Topic sentence
After proving the claim or claims in the         (2) Supporting sentence 1
topic sentence, present a transitional            (3) Supporting sentence 2
sentence that leads readers to the main      (4) Supporting sentence 3
idea in the next paragraph.                           (5) Concluding sentence

(1) Topic sentence
(4) Supporting sentence 3
(2) Supporting sentence 1
(3) Supporting sentence 2
(5) Concluding sentence

Present the third supporting fact and           (1) Topic sentence
explain how the fact helps prove the            Supporting sentence 1
                                                                     (3) Supporting sentence 2
                                                                      (4) Supporting sentence 3
                                                                       (5) Concluding sentence
(1) Topic sentence
(2) Supporting sentence 1
(4) Supporting sentence 3
(3) Supporting sentence 2
(5) Concluding sentence

Present the first supporting fact and              (1) Topic sentence
explain how the fact helps prove the             (2) Supporting sentence 1
claim or claims in the topic sentence.           (3) Supporting sentence 2
                                                                      (4) Supporting sentence 3
                                                                      (5) Concluding sentence
(1) Topic sentence
(2) Supporting sentence 1
(3) Supporting sentence 2
(4) Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
Atividade 2
1. A partir do que você leu e fez na Atividade 1, acima, organize as sentenças que
constam no quadro abaixo para que formem um parágrafo. Ao organizá-lo, procure
observar os conectores, pois eles estão presentes no início da maior das sentenças e
vão ajudá-lo na organização do parágrafo.
Writing is very important; therefore,                     (1) Topic sentence
students who learn how to write well will              (2) Supporting sentence 1
earn better grades.                                                (3) Supporting sentence 2
                                                                              (4) Supporting sentence 3
                                                                              (5) Concluding sentence
(1) Topic sentence
(2) Supporting sentence 1
(3) Supporting sentence 2
(4) Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
For instance, teachers of undergraduate             (1) Topic sentence
courses usually require students to take              (2) Supporting sentence 1
composition classes.                                             (3) Supporting sentence 2
                                                                             (4) Supporting sentence 3
                                                                              (5) Concluding sentence
                                                                               
(1) Topic sentence
(4) Supporting sentence 3
(3) Supporting sentence 2
(2) Supporting sentence 1
(5) Concluding sentence
Finally, as all students will be required to                   (1) Topic sentence
compose a large number of texts within                     (2) Supporting sentence 1
their academic life, it is important that                        (3) Supporting sentence 2
they learn how to write well.                                      (4) Supporting sentence 3
                                                                                  (5) Concluding sentence
(1) Topic sentence
(2) Supporting sentence 1
(4) Supporting sentence 3
(3) Supporting sentence 2
(5) Concluding sentence
Because of the importance of writing,                 (1) Topic sentence
teachers usually ask students to write a              (2) Supporting sentence 1
variety of texts as part of their                              (3) Supporting sentence 2
assignments.                                                        (4) Supporting sentence 3
                                                                             (5) Concluding sentence
(1) Topic sentence
(4) Supporting sentence 3
(2) Supporting sentence 1
(3) Supporting sentence 2
(5) Concluding sentence
Another example refers to teachers of                 (1) Topic sentence
graduate courses who also require                      (2) Supporting sentence 1
students to write essays, summaries, and            (3) Supporting sentence 2
even papers.                                                        (4) Supporting sentence 3
                                                                             (5) Concluding sentence
(1) Topic sentence
(3) Supporting sentence 2
(2) Supporting sentence 1
(4) Supporting sentence 3
(5) Concluding sentence
Atividade 3
1. Agora, você deve escrever um parágrafo sobre a importância da escrita. Se quiser,
você pode usar o texto acima, da atividade 2, como um exemplo. Você pode fazer
isso:
● apenas substituindo algumas palavras (usar dicionário para buscar sinônimos) e/ou
● excluindo ou modificando partes de sentenças e/ou
● mudando uma ou mais sentença de desenvolvimento (Supporting sentence) e/ou
● mudando a sentença de conclusão (Closing sentence) do parágrafo.
Se preferir, elabore o seu próprio parágrafo completo. Ao escrevê-lo, procure seguir
a sequência correta das sentenças (ou seja, (1) sentença tópico; (2) sentença de
apoio/de desenvolvimento; (3) sentença de conclusão) na formação do parágrafo.

Nowadays we communicate increasingly through the Internet, email, fax, memos and letters, and a well-written text can be crucial in many situations. The student or professional, be it in any field, should be familiar with their language and writing standards so that we can prepare concise and well-structured texts that convey clearly his objective, point of view or purpose.


Vídeo: 6
Docentes: Profª. Drª Renata Mendes Simões

Tema:   Produção escrita: parágrafo (parte 2)


O processo de produção dos parágrafos deve ser baseado nos marcadores do discurso. São palavras ou expressões que são usadas para sinalizar uma idéia dentro e entre os parágrafos. Fazem a ligação entre as idéias ou a oposição presente dentro do parágrafo dando coesão e tom ao texto e por isso se forem omitidas o parágrafo fica sem nexo. Existe uma longa lista de marcadores, mas utilizamos apenas alguns sendo eles comparativos, acrescentativos, enfatizadores e portadores de causa e efeito. É muito comum usarmos pronomes quando nos referimos a textos sendo eles do caso reto e obliquo. Utilizando todas essas referências podemos relacionar as palavras com marcadores de forma adequada.


Atividade 1
Escreva os conectores da caixa azul abaixo na coluna correspondente à função
que ele exerce na sentença.
Contrastar idéias
forinstancefinallyon the other handalso

Acrescentar detalhes
forexemplesecondly moreoveralthougth
Ilustrar ou exemplificar
firstlyfurthermore toillustratehowever
Mostrar sequência


Atividade 2

Ainda utilizando os conectores da caixa azul da Atividade 1, complete as sentenças a seguir. Preste atenção na função que o conector terá na sentença.
1. The Geography class today is about the environment. Forinstancefinallyon the other handalso we are going to talk about the rivers in the Amazon area.
2. In our History classes, the teacher always uses PowerPoint presentations. Firstlyfurthermore toillustratehowever, last week he showed some slides about Ancient Egypt.
3. His Math teacher explains geometry very well. firstlyfurthermore toillustratehowever , he is not able to complete the exercises.
4. Forexemplesecondly moreoveralthougth my sister studied hard for the test, she got a very low score.
5. We had a busy day at school yesterday. We had classes, watched a video, read
books at the library and met with the director. At 3pm, we firstlyfurthermore toillustratehowever went home. 

Atividade 3

Sublinhe todos os pronomes dessa historia sobre a manhã do dia de Natal.
When the two children woke up on Christmas day, they were very excited to find their presents. The night before they heard a long story their grandfather had told them about Santa Claus. So, very early in the morning they sat up, rubbed their eyes and looked around. Then, they ran to the Christmas tree. Their father was sitting by the tree waiting for them. Jane, the oldest daughter, opened her gift to find a beautiful doll she wanted so much. Tom, the youngest son, could not find his gift. His father told him to go outside.
Tom ran out to the garden and found his new bike waiting for him. After that, everyone sat at the kitchen table, where they had breakfast together. Everybody was happy that morning!


Semana: 7
Vídeo: 7
Docente: Profa.Dra.  Renata Simões

Tema: Produção escrita: composição de texto

https://www.youtube.com/watch?v=wtnRXAlRGeY

 Quando nos referimos ao tipo e a composição do texto, é importante sabermos todas as etapas necessárias para a escrita. As variações de textos dependem da mensagem a ser transmitida. Basicamente existem cinco tipos de textos sendo que cada um apresenta uma função. O texto descritivo refere-se a descrição, iniciando em um tema que esteja em um foco maior e finaliza com um tempo específico, levando sempre em conta o ponto de vista do autor, mas para isso necessita da identificação do tema; o texto narrativo baseia-se em fatos entretendo as pessoas, sendo normalmente baseado em experiência de vida; texto expositor explica algo através de fatos concretos, informando ou descrevendo os fatos e para isso o autor precisa fazer uma pesquisa prévia sobre o assunto; o texto argumentativo debate idéias sobre determinado tema argumentando e defendendo uma posição; o texto instrutivo auxilia o leitor a desenvolver uma tarefa. A redação padrão em inglês é composta de cinco parágrafos e para apresentar um tema precisamos saber identificar todas as etapas que introduz o assunto e oferece suporte para o tema. Para elaborar um texto narrativo é necessário existir uma sentença, onde o primeiro e o último parágrafo devem ser relacionados com o título da escrita.


 ATIVIDADE 1

Um dos grandes problemas que enfrentamos em nossa vida é o gerenciamento de tempo (time management). Saber gerenciar o tempo que temos é uma habilidade (skill) que precisamos ter (ou aprender a ter) para tudo o que fazemos, como estudar, trabalhar, curtir a nossa família e amigos e descansar.

Veja, abaixo, um texto sobre esse tema, isto é, a importância de se usar habilidades de gerenciamento de tempo. Nesta primeira atividade, você deve ler cada parágrafo, na Coluna A, e indicar qual sentença melhor resume a ideia central de cada parágrafo, na Coluna B.

COLUNA A
COLUNA B
It is extremely important that you know how to manage your time. However, if you do not know how to manage it, you need to learn how to do it. Therefore, it is fundamental to develop effective strategies for managing your time to balance the time you spend for studying, working, being with your family and friends, and relaxing.

(a) The importance of managing time
(b) The relevance of managing life
(c) Time management is something we do not learn
Sometimes, you may find difficult to manage your time and feel that there is not enough time to do everything you need to. Consequently, this can lead you to build up of stress. For example, when you have to combine the pressures of intensive work and finding time to study and to spend with your family and friends, you may get confused with time management. Therefore, it is essential that you learn how to manage your time effectively, adjusting your routine to reduce any time-related stress in your life.

(a) Good management of your time may be difficult; therefore, you need to learn how to manage it effectively
(b) It is impossible to manage time
(c) You will always be stressed with time management; so, it is better not to learn how to do it

Texto adaptado de “How to manage your time effectively”. Disponível em: <http://www4.csudh.edu/Assets/CSUDH-Sites/TLC/docs/time-management.pdf>.     

It is extremely important that you know how to manage your time.    ((a) The importance of managing time).

   However, if you do not know how to manage it, you need to learn how to do it. ((c) Time management is something we do not learn).

Therefore, it is fundamental to develop effective strategies for managing your time to balance the time you spend for studying, working, being with your family and friends, and relaxing. ((b) The relevance of managing life).


ATIVIDADE 2
 A partir do tema abordado na atividade anterior, procure refletir sobre como você gerencia o seu tempo. Você pode simplesmente colocar tudo o que vem em sua mente no papel, ou em um arquivo em word, a respeito do tema (brainstorming), como sugerimos no início deste módulo e, depois, procurar organizar as suas ideias, fazer um esboço e, por último, escrever um parágrafo sobre como você gerencia o seu tempo. Uma boa opção para que tenha ideias adicionais pode ser pesquisar sobre o tema na Internet.
Esta é uma atividade livre.Portanto,não tem gabarito. Entretanto, para que você tenha um apoio adicional, inserimos, abaixo, uma forma inicial de organizar a sua rotina e que possa auxiliar você na organização inicial do seu processo de escrita sobre o tema proposto. Para facilitar o trabalho, sugerimos a organização do tempo em apenas um dia.
Chamamos essa organização, em inglês, de timeline (linha do tempo). Fazer uma linha do tempo pode facilitar a visualização do que você faz usualmente em sua rotina (diária, semanal, mensal, anual), pois, quando você faz uma representação gráfica de um processo (como, por exemplo, do gerenciamento de tempo em sua rotina), você consegue visualizar como disponibiliza as suas ações sequencialmente no tempo que tem disponível.
Making a timeline to organize your writing about the time management in your daily routine (Fazendo uma linha de tempo para organizar a escrita sobre o gerenciamento de tempo em sua rotina diária)

                                                                                                                                                       7.00 P.M.                                 10.00 P.M.
                        7.30 A.M.                         9.00A.M. – 5.00 P.M.                                                                           check my mail                                       watch TV
                        have a shower              work                                                                                             chat with friends
.______._____.______.______.____________.___________.______._______.________.
7.00 A.M.                         8.00 A.M.                             1.00 P.M.                         6.00 P.M.                                       8.00 P.M.                         11.00 P.M.                     
wake up                           have breakfast                  have lunch at work                          have dinner at home             read a book/ study    go to bed
                                                                                                                     
                                                                                                                     
5:30 - Agreement, bathe and fix up my bed.
6:00 -Tomo my breakfast and change me for the job.
6:30 - I'm ready to go to work.
7:00 - Start my daily working as a teacher in a public school, teaching the discipline of Sciences.
13:00 - I go back to my house where breakfast and started my journey studies.
17:00 - I pause for lunch, after I take my shower and check my emails.
19:00 - I close my day studies and work by reading a book or watching the place notociário.
22:30 - I will sleep to be prepared and ready to face the next day.
Note: This daily routine occurs during the weekdays because weekend have other habits to not create a custom. After all, we must seek new ways to live .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário