Seja bem vindo!
PORTFÓLIO
LETRAMENTO DIGITAL

Polo: Araçatuba – São Paulo
Polo: Araçatuba – São Paulo
Mediadora
– Denise Gregory Trentin
Curso:
Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
Discente: Gracielli Mendes Abuchaim
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Matéria: Letramento Digital – 1º Semestre
Semana: 1
Vídeo: 1
Tema:
Letramento Digital – Introdução
Essa aula esclareceu
que devido aos avanços tecnológicos, precisamos estar sempre atualizados para
não ficarmos sem comunicação com meio em que vivemos por isso este tema faz
parte da atualidade e mostra a necessidade de estarmos interligados e cientes que
a tecnologia veio para ficar.
Para mim, essa
tecnologia é responsável por processar as informações que enviamos sendo ela a
responsável por armazenar e separar dados, fator interessante para o conceito
de um sistema que comanda a máquina eletrônica, onde cada operação refere-se a
um tipo de software, e essas mudanças são interessantes por nos ajudar a
compreender o computador.
As imagens abaixo retratam as mudanças geradas pela tecnologia, apresentando o inicio da existência do computador com todas as modernizações, tanto visual quanto tecnológica.
Fonte: www.culturadigital.br
www.piblidetramentodigital.blogspot.com
www.lanaborges.blogspot.com
Vídeo: 2
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema:
Fundamentos de Software
Interessante saber
que dentro do disco rígido existem arquivos que separam todas as informações
que são armazenas no computador. Sendo que através da tecnologia moderna
existem pastas que selecionam os tipos de dados enviados para a máquina
separando-os para facilitar a vida do ser humano. E além de tudo isso ainda
existe os aplicativos que se adaptam a cada pessoa e atuam também para
facilitar nossa relação com o computador. Com todas essas informações, para
mim, a base da tecnologia que processa as informações que enviamos sendo ela a
responsável por armazenar e separar dados são um fator interessante para o
conceito de um sistema que comanda a máquina eletrônica, onde cada operação
refere-se a um tipo de software.
Este Link apesar de
estar em espanhol ilustra através de imagem dinâmica o funcionamento do
software.
Já as figuras abaixo
demonstram a relação do sistema de software sobre o computador.
Fonte: www.infoportugal.pt
www.quimicamix.blogspot.com
www.cristinaluzdia.wordpress.com
Vídeo: 3
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema:
Conteúdos digitais no computador
Segundo o professor esses conteúdos
digitais são dados que produzimos dentro de um computador, sendo eles
armazenados em uma pasta que contém um disco rígido. Contudo, a necessidade da
existência de vários tipos de arquivos em um computador me deixa confusa e
intrigada, pois não imaginava que uma máquina como essa pudesse ser capaz de
tanta tecnologia. Através dessa aula pude compreender essa relação e
entender que é necessário saber que dentro do disco rígido existem arquivos que
separam todas as informações armazena no computador, e que a tecnologia moderna
possui pastas que selecionam os tipos de dados enviados para a máquina
separando-os para facilitar nossas pesquisas. Isso tudo além de nos favorecer,
facilita nosso acesso ao computador.
Nas fotos abaixo é
possível visualizar todos os tipos de conteúdos que um computador pode
armazenar.
Fonte: www.pedagogiaqxb.blogspot.com
www.elearningstuff.net
www.uabsp.com
Vídeo: 4
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema:
Computador pessoal na rede
Antigamente a
representação textual em um computador era feita por um esquema, pois não havia
uma regra clara de maneira que todos pudessem seguir. Somente, após muitos anos
de análises e pesquisas que foi possível criar uma rede que permitiu a
existência de protocolos para realização da troca de dados.
Portanto, a idéia da
existência de protocolos para relação de endereçamento de redes é interessante,
além da necessidade de uma conexão com a internet através de um endereço IP,
afinal, hoje em dia é muito comum a existência de rede com conexão sem fio que
surgiu para facilitar por ser prática e fácil. A questão da senha para obter
proteção também é um fator que devemos sempre estar atentos, pois estamos a
todo o tempo conectado em todos os lugares (em casa, shopping, cinema, bares),
e devido a isso precisamos nos atentar e nos proteger quanto aos riscos de
interferências externas, pois, sem essa proteção estamos sujeitos a todos os
tipos de riscos.
As figuras representam a
transmissão de informações através de uma rede que comanda todos os
computadores.
Fonte: www.bandalarga.net
www.camilaunivesp.blogspot.com
www.portalgsti.com.br
Semana: 2
Vídeo: 5
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema:
Correio Eletrônico
A possibilidade de
interação com o computador facilita a vivência, por proporcionar mecanismos
simples e úteis. Esta aula esclareceu todos os recursos que posso
utilizar para melhorar minha compreensão e desenvolver recursos diferentes
através dos oferecidos pelo computador.
Atualmente, o acesso a tecnologia do
computador é possível para todos e isso reflete na realidade em que vivemos nos
favorecendo. Portanto, precisamos nos familiarizar com o tecnológico, pois ele
nos ajuda a desbloquear o medo e o mistério presente em nós, afinal esta
máquina cheia de tecnologia surgiu para nos auxiliar e mostrar o mundo por
outro olhar e não para nos amedrontar.
E com tantos recursos oferecidos temos
um muito fácil e simples chamado correio eletrônico que permite a comunicação
entre as pessoas através de mensagens de texto que são trocadas através de uma
máquina. Como estamos avançados nesses recursos, e como isso é benéfico para
toda a população.
Estas figuras representam as imagens que permitem a
comunicação através de troca de mensagens.
Fonte: www.luxortec.com
www.juliobattisti.com.br
www.turma9a-avf.blogspot.com
Vídeo: 6
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema:
Comunicação em tempo real na Web
Esse tipo de
comunicação é indispensável atualmente, pois não nos vejo sem essa tecnologia
que nos permite a realização da comunicação em tempo real. Devemos aproveitar
todos os meios possíveis de utilização deste recurso que além de ser dinâmico
por permitir fácil comunicação é prático para todo mundo que o utiliza. Mas,
não podemos deixar de nos atentar que esses recursos além de oferecer
benefícios pode também causar danos, pois existem pessoas que se apropriam de
dados introduzidos na rede associando os conteúdos postados de forma a
prejudicar a pessoa que escreveu. A única maneira de evitarmos esses
transtornos é nos atentarmos para o cuidado da escrita e também para a troca de
mensagens com pessoas desconhecidas, assim ficaremos protegidos e poderemos
desfrutar desse recurso tecnológico de forma saudável.
Estas figuras informam o modo de comunicação entre as pessoas através da Web
Fonte: www.arkantos-r4f43-luffy.blogspot.com
www.slidepayer.com.br
www.digitalblue.blogspot.sapo.pt
Fonte: www.esfft.pt
www.pt.slideshare.net
Fonte: www.baixaki.com.br
www.wikiplagius.com
Vídeo: 7
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema: A Web: a lógica do hipertexto e
princípios da navegação
As descobertas de informações
proporcionadas pela web facilitam a interação do ser humano com a máquina e
proporciona a utilização de recursos que são importantes e viáveis por nos
ajudar na navegação, sendo esses registros extensos e relacionados a
descobertas antigas. Se pararmos para analisar, veremos que esses recursos
melhoraram a nossa vivência com a máquina do computador e surgiu como um processo
de facilitação da comunicação.
Estas figuras representam as variações
decorrentes no hipertexto
Fonte: www.eadhipertextualidade.blogspot.com
www.letramentounivesp.wordpress.com
Já essas imagens representam o
malabarismo que precisamos fazer para administrar essa relação do hipertexto
com a navegação.
Fonte: www.turcios48.blogspot.com
www.herramientasdigitalesenaccion.blogspot.com
Vídeo: 8
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema:
Tipos de recursos informacionais disponíveis na Web e a avaliação de seus
conteúdos
A internet permite
várias formas de domínios sobre o computador que se referem aos tipos de sites
encontrados onde cada um representa um tipo de tema abordado. Mas, todos
representam as perspectivas que são armazenadas. Não devemos agregar dados
presentes em sites que não são reconhecidos além de termos que ter o cuidado em
expor conteúdos para não passarmos informações errôneas. Afinal, os conteúdos disponíveis
na internet e seus endereços são diversificados e retratam o assunto abordado
de forma específica, mas em muitos casos podem apresentar informações
desqualificadas. Nesta aula pude compreender melhor sobre a necessidade de
buscas em sites científicos e também sobre a importância de me atentar a
análise de conteúdos antes de utilizá-los.
As imagens abaixo
representam as possibilidades disponíveis para as pesquisas realizadas na Web.
Já o link abaixo expressa um exemplo de pesquisa através de um site.
Vídeo: 9
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema:
Busca na Web, engenhos de busca e ferramentas avançadas de busca
Com esta aula pude conhecer a
importância de se organizar e utilizar as ferramentas necessárias para elaborar
uma pesquisa que pode ser realizada através dos dados fornecidos nos sites e
com isso facilitar o entendimento das informações encontradas. Conseguimos
encontrar todas as fontes necessárias através da delimitação do tema, onde
através dele conseguimos obter todas as hipóteses referentes ao tema a ser
abordado, mas isso tudo é possível segundo a professora através do conhecimento
da terminologia e acredito que isso seja realmente a principal fonte de
pesquisa por nos facilitar na análise da elaboração e da estratégia para o
encontro de todas as informações necessárias.
O Link abaixo expressa as várias
possibilidades de pesquisa através das ferramentas de busca
As figuras representam os tipos de ferramentas disponíveis.
Fonte: www.letramentounivesp.wordpress.com
www.topworldlist.blogspot.com
Vídeo: 10
Vídeo: 10
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Portais como abordagem para a organização de
recursos informacionais na Web
É através dos portais que conseguimos o
auxilio para organizar as informações necessárias para elaboração de uma
pesquisa, pois permitem uma busca apropriada de acordo com a necessidade do
tema a ser abordado, além da praticidade e da rapidez ao encontrar conteúdos
para elaboração dos trabalhos de pesquisa, sendo, portanto muito útil e
interessante. Com isso, podemos organizar os temas através dos conceitos gerais
encontrados, mas isso depende da inteligência humana e de pessoas que sejam
qualificados para tal função.
Estas figuras representam as formas de abordar a organização dos
recursos, onde a primeira figura ilustra a opção de pesquisa em livros e a
segunda figura ilustra a fonte mais atualizada, sendo através da web.Fonte: www.esfft.pt
www.pt.slideshare.net
Vídeo: 11
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Representações do mundo real no mundo virtual
Quando nos referimos a uma
representação do mundo real e a comparamos com uma representação do mundo
virtual podemos encontrar várias diferenças entre elas, pois a representação
real deve ser referente a algo presente de forma concreta, já a virtual permite
diversificação e facilitação de análise e pesquisa por ser através das redes
que conseguimos encontrar todas as fontes de pesquisa necessárias para determinadas
ações antes da chegada ao local desejado. Atualmente, a preferência por fontes
virtuais é muito grande devido a esta facilitação fazendo com que o interesse
por fontes reais sejam descartados e abandonados. Acredito que a tendência é
aumentar a preferência por meios facilitadores e ágeis que acabam permitindo a
economia de tempo e com isso até mesmo um melhor desempenho.
Abaixo é possível visualizar a representação do mundo real e virtual.
Fonte: www.gameblast.com.br
www.arteevicio.com
Vídeo: 12
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: A dimensão multimídia da Web
Atualmente a
presença da dimensão multimídia da web disponibiliza os vários tipos de acesso
como fonte de pesquisa tendo como objetivo a ajuda ao pesquisador facilitando
sua relação e criação de conceitos e idéias e com isso transforma as funções da
dimensão multimídia diversificando seus mecanismos e qualificando a necessidade
da busca de dados. Afinal, se na web existem diferentes tipos de multimídia
devemos sim utilizá-los como fonte de pesquisa e até mesmo de complementação
para montagem de trabalhos. Contudo, para que possamos qualificar esse recurso
devemos nos atentar para as variações de conceitos disponíveis e saber
observá-los e qualificá-los.
Estas imagens
expressam os recursos da dimensão multimídia.
Fonte: www.rac.com.br
www.allgamesnett.blogspot.com
Semana: 4
Vídeo: 13
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Software para a produção e edição de texto e suas
funcionalidades básicas
Esta aula permitiu o
entendimento do termo fluxo da informação que define o objetivo, tema, público
alvo, veículo, fontes, formulação, parâmetros, software e divulgação. Todos
esses mecanismos fazem parte de um caminho que devemos seguir para compreender
e montar a análise de forma adequada que permita a possibilidade de produzir e
editar um texto. São informações relevantes e úteis para o direcionamento
adequado da formulação de um texto, mas será que ao fazermos uma análise
utilizamos todos esses passos?
Para que possamos fazer esse processo
precisamos de um público alvo, formulando um processo com recursos adequados.
Em relação à publicação precisamos seguir as normas exigidas. Portanto,
compreendi que esse mecanismo é uma fonte de auxílio para elaboração de um
texto e por este motivo devemos procurar utilizá-lo de forma consciente.
Com as figuras abaixo o entendimento sobre o tema fica mais compreendido.
Vídeo: 14
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Softwares para a produção e edição coletiva de
textos
Segundo a professora, os softwares são
recursos disponíveis no computador que facilitam a produção de textos por nos
permitir a elaboração de uma escrita através de conceitos que disponibilizam a
seleção das informações, afinal, existe a nossa disposição vários tipos de
softwares, mas nem todos são considerados apropriados e por este motivo é
necessário o bom senso ao escolher o mecanismo a ser utilizado. Sabe-se que
podem ser utilizados de modo individual, mas para isso é preciso fazer a
escolha específica de utilização e adequação. Portanto, ao utilizar esse
recurso precisamos nos atentar para evitarmos o uso inadequado.
A figura representa um possível recurso de utilização para produzir textos e editá-los.
Fonte: www.pt.slideshare.net
Vídeo: 15
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Usos adequados e inadequados dos softwares para
produção e edição de textos
Através desta aula aprendi sobre a
importância das regras e normas ao desenvolver uma edição de texto, pois elas
existem para qualificar todas as produções escritas e também para direcionar no
uso adequado dos recursos a seres utilizados. Sobre o ensino acadêmico é
preciso estar atento na elaboração de um texto buscando sempre a utilização das
normas da ABNT que permitem que a escrita se torne mais atrativa e agradável
tanto para quem a escreve, quanto para quem a analisa. Afinal, todas as
estruturas que determinam as partes de um texto existem para deixá-lo
configurado.
As imagens representam os softwares que produzem e editam textos além de transformar as escritas.
Fonte: www.letramentounivesp.wordpress.com
www.pcword.com.br
Vídeo: 16
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Dos softwares para a produção e edição de
textos aos softwares detectores de plágio
Os fatores de mal
uso de softwares são reveladores, pois, permitem a descoberta dos plágios
revelando cópias idênticas de conteúdos já apresentados. Devemos ter o
conhecimento que utilizar trabalhos prontos como forma de cópia é crime,
podemos sim utilizá-los como fonte de pesquisa e até mesmo para fazer uma
análise bibliográfica. É comum esse tipo de atitude principalmente entre o meio
escolar, mas esse fator revela a falta de ética e o risco que a pessoa corre
por assumi-lo. Mas, será que mesmo sabendo sobre a existência da lei da falta
de ética que atua punindo os infratores as pessoas ainda arriscam? É possível
encontrar vários trabalhos disponíveis nas redes que nos auxiliam na elaboração
de novos temas, mas é importante que as pessoas saibam utilizar essas fontes de
forma saudável. Se todas as pessoas que fazem uso desse recurso se tornar
conscientes acredito que a educação poderá ser transformada.
Entre os vários tipos de softwares encontramos alguns que revisam as edições textuais e detectam as famosas cópias chamadas de plágios.
Abaixo as imagens retratam o entendimento desse tema.
www.wikiplagius.com
Semana: 5
Vídeo: 17
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Softwares para a produção e edição de apresentações
A utilização do
software possibilita ao apresentador uma facilidade na criação da apresentação
além de diferenciar a maneira de elaborar o conteúdo a ser apresentado. Também
é possível através desse recurso obter várias funcionalidades a respeito da
edição do texto e com isso permitir a organização do conteúdo a ser
apresentado. Afinal, o software gera uma melhor apresentação tornando possível
a transmissão das informações de forma mais clara e de certa forma atual. Com
esse recurso tecnológico conseguimos transformar todos os tipos de textos
deixando-os mais apresentáveis e até mesmo com uma visualização mais fácil.
Abaixo encontra-se modelos práticos que ilustram os tipos de softwares que fazem edição e apresentação.
Fonte: www.twcnologia.uol.com.br
www.revistaescola.abril.com.br
www.slideplayer.com.br
Tema: Redes
sociais na Web
Já as figuras representam as variáveis de acesso através de uma rede.
Fonte: www.tecnologiaculturamix.com
www.m.mdemulher.abril.com.br
Tema: Redes
sociais na Web e seus riscos potenciais
Fonte: www.pt.wix.com
www.recortesdecomunicacao.blogspot.com
www.fragata9d-grupo4.blogspot.com
Tema: Produção
e compartilhamento de vídeos na Web
www.webvideomarketingportugal.com
Tema: Do
letramento digital ao poder digital
Vídeo: 18
Docente: Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: A elaboração de apresentações apoiadas
por software e o meta discurso visual
O Planejamento do contexto da informação é realmente a principal fonte
para nos comunicarmos. A questão de ser necessário conhecer o público alvo
também deve ser utilizada afinal, para cada público podemos utilizar uma forma
diferenciada de terminologia. Devemos estar atentos também sobre o modo de
apresentação que deve abranger desde a aparência do apresentador até mesmo ao
modo de apresentação do tema a ser abordado. Se fizermos o uso correto desse
recurso poderemos desenvolver trabalhos com alta qualidade.
O link abaixo consegue explicar através de imagens e escritas o planejamento elaborado para uma apresentação.
Já a imagem a seguir representa a diversidade do meta discurso.
Fonte: www.mundotexto.wordpress.com
Vídeo: 19
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema: Planilhas
Planilha é um tipo de software que permite a inserção de tabelas, sendo
ela usada para facilitar a análise de dados. Sua criação foi fundamental por
facilitar nossa comunicação com os conteúdos elaborados e por permitir através
de sua existência os acessos disponíveis de recursos que se relacionam e
facilitam a compreensão. Só de imaginar que este recurso é tão complexo e
detalhista me vejo explorando todos os tipos de acessos possíveis. É ótimo que
tenha sido criado e que esteja disponível para todos nós. Ainda bem que temos o
acesso a este tipo de recurso que permite a facilitação de todos os trabalhos
que elaboramos.
Abaixo encontra-se duas imagens representativas de planilhas.
Fonte: www.orcael.zip.net
www.dicasdeexcel.com.br
Já no link é possível visualizar a elaboração de uma planilha.
Vídeo: 20
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema: Planilhas avançadas
Através desta aula foi possível compreender as diferenças existentes em
entre as planilhas, pois não havia associado que pode existir uma planilha que
seja avançada. Achei interessante esse recurso, pois sua utilização facilita a
elaboração de forma organizada das informações colhidas. Suas disposições
oferecem várias formas de classificação, onde podemos através dela criar vários
tópicos explicativos.
Entre todos os tipos de planilhas abaixo é possível entender através de imagens a diferença de uma planilha avançada.
Fonte: www.youtube.com
www.ominutodosaber.com
Semana: 6
Vídeo: 21
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema: Web social e wikis
A web social é muito antiga, sendo
introduzida desde a utilização das famosas trocas de informações de pessoas de
mesma área, chamada BBs, isso é claro em empresas onde os funcionários se
comunicavam internamente através desse processo. Sua introdução mudou e
facilitou a interação do servidor com o computador isso através da
linguagem tecnológica que possibilita a quem a utiliza uma navegação mais ampla
sobre os conteúdos. As wikis depois de ser inserida acabaram permitindo
vários tipos de publicações úteis e de fácil acesso. Hoje, é possível encontrar
vários tipos de sites que são decorrentes da página wiki. Um exemplo muito
comum e acessado por ser considerado de confiança é o site da Wikipédia que
possue uma ampla e completa rede de informações sobre todos os assuntos atuais.
Atualmente, o site de wiki é fundamental por ser um mecanismo de fácil
acesso, além de ser colaborativo, pois através dele conseguimos desenvolver
várias habilidades.
Com o link a seguir o entendimento sobre web e wikis fica mais esclarecedor.
Para complementar, a imagem a seguir representa a interação entre uma web com a wiki.
Fonte: www.webstyleguide.com
Vídeo: 22
Docente:
Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema:Criação e manutenção de conteúdos em
wikis
Com a criação da página de wiki é possível obter recursos disponíveis na
própria página que permitem o melhoramento e alterações necessárias, sendo que
além de facilitar a interação entre o ser humano com a máquina permite as
variáveis existentes nesse recurso tecnológico. Afinal, a Wikipédia é uma fonte
muito conceituada onde podemos encontrar vários trabalhos com ótima qualidade,
além de permitir a criação de uma página com acesso de alteração,
possibilitando as pessoas que acessam esse recurso registrar alterações sobre
as informações citadas. Portanto, esse mecanismo além de prático é muito útil e
interessante.
No link a seguir podemos fazer a análise do tema e compreender sobre a elaboração e manutenção de uma wiki.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=XdOAa22o4eo
Vídeo: 23
Docente: Maria
Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Blogs como recurso para a disseminação da
informação
O blog é uma ferramenta prática e atrativa que faz com que atualmente
todas as pessoas prefiram este recurso como fonte de transmissão das
informações. Acredito que isso seja devido a possibilidades de troca de dados,
afinal, um blog permite que várias pessoas possam dar opiniões sobre os
assuntos abordados, além de ser considerado um diário pessoal. É tão rápido ao
divulgar as informações que é considerado uma fonte de pesquisa fácil, mas é
necessário que seja analisada todas as informações contidas em um blog para que
não ocorra a utilização de recursos impróprios. Por isso, ao utilizar esse
recurso precisamos estar atentos, assim conseguiremos obter trabalhos e
conceitos adequados.
O link a seguir explica sobre a utilização dos blogs como forma de informação.
o Blog é um recurso atua e prático onde através dele podemos nos expressar alimentando-o com conteúdos diversos.
As figuras acima representam o pensamento e a utilização da ferramenta blog.
Vídeo: 24
Docente: Maria
Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Produção e manutenção de blogs
Para criarmos
um blog devemos antes de mais nada definir o tema a ser abordado. Mas, não
adianta saber o tema se não se sabe sobre o conteúdo escolhido, e por isso
deve-se ter uma grande quantidade e qualidade de dados precisos. Quando
definimos o modelo após podemos definir o projeto gráfico mais aceitável. É
através desses vários recursos disponíveis em um blog que conseguimos a
interação com o tema. Esse recurso é atualmente o mais utilizado não só no meio
educativo, mas também em geral por toda a população, afinal, possibilita a
interação com as informações de forma rápida. Acredito que sua introdução no
mundo educacional agregou conhecimento permitindo aos alunos uma melhor
conceituação das informações e por este motivo é bem aceito.
Todo blog deve passar por manutenção e ser alimentado.
Fonte: www.cursosepac.wordpress.com
www.zmidia.com.br
www.supermouser.com.br
Vídeo: 25
Docente: Maria
Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Redes
sociais na Web
Devemos ter em mente que as redes sociais são públicas e, portanto todas
as informações colocadas na rede tornam-se visíveis para todos, e devido a isso
devemos ter ciência dos conteúdos a ser publicados para evitar problemas
futuros. As redes sociais disponibilizam um contato mais direto com as pessoas,
pois através dela podemos ter acesso em relação a contato familiar,
profissional, entre outros. Um dos recursos mais comuns relacionados à web é o
facebook que dissemina dados de forma rápida e fácil. É possível desenvolver
vários recursos sendo eles dinâmicos através de uma rede social. É muito difícil
encontrar pessoas que não tem acesso a algum tipo de rede social, pois ela se
disseminou com muita rapidez, de tal forma que exige de todas as pessoas pelo
menos um acesso básico na rede. Sua utilização está a cada dia sendo mais
utilizada. Para mim, não é possível estar atualizado sem ter a presença de
algum recurso de rede e com isso a vivência humana sem a presença de uma rede
social é mais difícil.
Com o link a seguir conseguimos compreender o impacto da rede social na vida humana.
Fonte: www.tecnologiaculturamix.com
www.m.mdemulher.abril.com.br
Vídeo: 26
Docente: Maria
Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Redes
sociais na Web e seus riscos potenciais
A diversidade das redes sociais pode
causar alguns riscos. O nosso comportamento é o principal fator para nos
assegurar de uma atitude ética e segura. Devemos nos atentar para as
publicações e buscar não se viciar, criando regras saudáveis de utilização das
redes que nos disponibilizam várias informações, mas, é preciso saber
selecioná-las, pois existem muitos conteúdos que não se adéquam a nossa
realidade e por este motivo devemos saber analisar tudo o que lemos. Entre os
tipos de estudos citados pela professora é possível verificar que as análises
não são direcionadas aos tipos de redes e que devemos nos atentar para os
perigos de publicações, pois estão disponíveis muitos conteúdos diversificados
sem a presença de uma análise de qualidade.
O link a seguir demostra os riscos que podem surgir através da utilização de redes.
As imagens ilustram os tipos de redes e seus usos.
Fonte: www.pt.wix.com
www.recortesdecomunicacao.blogspot.com
www.fragata9d-grupo4.blogspot.com
Vídeo: 27
Docente: Ivan Luiz Marques Ricarte
Tema: Produção
e compartilhamento de vídeos na Web
Os vídeos são utilizados como fonte
de transmissão de dados. Seus portais permitem as variedades de publicações de
forma interessante e com uma visualização agradável. Entre todos os tipos de
plataformas a mais utilizada é a do youtube que de uma forma geral é a mais
pesquisada e popularizada. Todos os mecanismos fornecem a possibilidade de
criação de vídeos e de modificação dos conteúdos, pois permite o acesso as
fontes, tamanhos entre outros. Para mim, é um recurso semelhante a um blog onde
o computador é uma máquina que disponibiliza vários recursos de comunicação,
através dele podemos desenvolver vídeos interessantíssimos, basta fazer a
instalação das ferramentas adequadas para as produções a ser criadas.
O link representa um tipo de produção de vídeo criado através da utilização de um tipo especifico de compartilhamento.
As imagens complementam o link mostrando duas imagens produzidas a partir de um vídeo compartilhado na web.
Fonte: www.puroconceito.com www.webvideomarketingportugal.com
Vídeo: 28
Docentes: Ivan Luiz Marques Ricarte /
Maria Cristiane Barbosa Galvão
Tema: Do
letramento digital ao poder digital
https://www.youtube.com/watch?v=dCHvoByEaPI
Para o Professor Ivan o letramento possui
vários aspectos tecnológicos que permitem a utilização de recursos de várias
maneiras através dos computadores. Dentro desse contexto encontramos os
softwares que possuem as flexibilidades diversas permitindo as variações de
tarefas. Os computadores atualmente trocam informações através das conexões de
redes. Cada rede possui uma característica própria com conteúdos variados.
Entre as ferramentas possíveis uma das mais utilizadas é o correio eletrônico
que permite a troca de informações de forma mais rápida. Afinal, a conexão do computador
as redes capacitam as informações armazenadas dentro dessa máquina. Segundo a Professora
Cristiane as diversidades do computador operam de forma complexa na nossa
realidade, pois entre as relações de conteúdos encontrados dentro do computador
existem pastas que devem ser armazenadas corretamente para evitar a
disseminação de informações de forma errônea. Para mim, as redes são fontes de
informações que permitem a competência informacional através das informações
disponibilizadas. O letramento dispõe as formas corretas de utilizações das
informações com as compreensões adequadas sobre os conteúdos encontrados, além
da necessidade de compreender os recursos disponíveis, pois o letramento inclui
a compreensão das dimensões multimídias disponíveis em plataformas e com a
utilização correta do letramento podemos utilizar as tarefas disponíveis como a
produção de texto que transforma a escrita. Afinal, os softwares para a
apresentação transforma a comunicação dos conteúdos e entre as capacitações
permitidas pelo letramento digital as mais utilizadas são o desenvolvimento
realizado pelas redes sociais como o facebook, as wikis e também os blogs.
Portanto, devemos estar sempre atualizados com as tecnologias, pois através do
estudo conseguimos compreender melhor todos os recursos encontrados como fonte
de ensino.
As imagens exemplificam a mudança do entendimento sobre o letramento após a introdução de seu poder como um novo mundo em sua forma digital.
Fonte: www.slidepayer.com.br
www.letdigibyflavia-univesp.blogspot.com
www.pnld.moderna.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário