Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO


Seja bem vindo!


PORTFÓLIO

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO



Polo: Araçatuba – São Paulo
Mediadora – Denise Gregory Trentin

Curso: Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática

Discente: Gracielli Mendes Abuchaim
Docente: Sílvia M. Gasparian Colello
Matéria: Leitura e Produção de Texto – 1º Semestre

Semana: 1
Vídeo: 1
Tema: Concepção de língua e implicações para a produção textual
Nesta aula foi determinada a importância da compreensão sobre a linguagem direcionada a uma produção textual, que nos permite a comunicação e transforma a relação entre as pessoas por expressar a escrita de diferentes formas e definir sua variação de acordo com a necessidade de sua compreensão.Afinal, para realizarmos uma produção de texto é preciso estarmos cientes da análise textual que deve ocorrer antes de introduzir ao assunto a ser abordado.
Abaixo foi introduzido um endereço de link que facilita o entendimento da escrita acima.


É através do conhecimento da escrita que conseguimos desenvolver um ótimo conteúdo da linguagem.
Fonte: www.zellacoracao.wordpress.com
          www.serfelizeserlivre.blogspot.com


Vídeo: 2
Docente: Sílvia M. Gasparian Colello

Tema: A língua da cultura brasileira
A população brasileira sofre com a desigualdade gerada pela falta de conhecimento. Temos uma linguagem considerada muito diversificada, mas sofremos com esse fator desigual que nos afeta diretamente. Será que nossa população continuará com essas diferenças que estão cada vez mais aparentes, marcantes e gritantes? É mesmo necessário haver a continuidade desse sofrimento? Esse desigual, é tão agressivo que além de afetar os adultos, chega até nossas crianças.
Devemos introduzir nesse contexto a interação do letramento com a alfabetização para que assim, possamos diagnosticar as deficiências existentes e agir adequadamente para combater o mal do analfabetismo funcional, afinal, todos nós temos o direito de aprender.
As imagens abaixo retratam a diversidade da língua.

 Fonte: www.portugues.com.br
           www.eitapiula-ceat.blogspot.com


Vídeo: 3
Docente: Sílvia M. Gasparian Colello

Tema: A leitura para além da decodificação
A forma de interpretar é muito pessoal, pois cada indivíduo tem sua particularidade, mas é fundamental a coerência para que o raciocínio não fique disperso. O leitor precisa reconhecer sua língua, mas deve também buscar novos caminhos e não ficar apenas com o conhecimento que possui. Temos o hábito de interpretar a escrita de forma antecipada sem focar na realidade apresentada em um texto. Devemos utilizar nossos conhecimentos já adquiridos ao fazer uma leitura por nos ajudar e facilitar nossa interpretação. Mas, não podemos deixar de agregar outros fatores que podem diversificar e modificar nosso entendimento por permitir a agregação de valores.
As imagens retratam a importância da leitura.
 Fonte: www.cantinhomagicodeleitura.blogspot.com
            www.slideplayer.com.br
            www.cristinaluzdia.wordpress.com


Vídeo: 4
Docente: Sílvia M. Gasparian Colello
 Tema: Competências de leitura
O leitor precisa reconhecer sua língua, mas deve também buscar novos caminhos e não ficar apenas com o conhecimento que possui. Temos o hábito de interpretar a escrita de forma antecipada sem focar na realidade apresentada em um texto. Devemos utilizar nossos conhecimentos já adquiridos ao fazer uma leitura por nos ajudar e facilitar nossa interpretação. A forma de interpretar é muito pessoal, pois cada indivíduo tem sua particularidade, mas é fundamental a coerência para que o raciocínio não fique disperso. Ao analisarmos um texto conseguimos direcionar nossa leitura. Essa análise é útil por direcionar o reconhecimento preciso para a língua. Mesmo se o texto for apresentado de forma diferenciada, devemos focar no sentido de busca da resolução e compreensão.
É através da leitura que conseguimos sanar nossas dificuldades e melhorar nossa habilidade leitora.

O link expressa a importância do conhecimento através da leitura.

As imagens a seguir complementam o entendimento do vídeo.

Fonte: www.oficinadanatureza.blogspot.com
           www.pt.slideshare.net
          www.e-portugues.co.uk
         
Semana: 2
Vídeo: 5
Docente: Gabriel Perissé

Tema: Língua portuguesa ou língua brasileira
É fato que existe diferença entre as várias línguas e a nossa língua brasileira que é muito rica e diversificada. Vivemos em uma sociedade com presenças de muitos idiomas que se misturam e agregam a nossa fala, permitindo através desse contexto todas as diferenças de linguagens possíveis, mas isso pode nos confundir por definir a escrita e a fala de várias maneiras. Através desta aula onde houve a apresentação de um vídeo pude entender a diferenciação entre a fala e suas alterações quando no sentido interpretativo.

O link explica de forma clara e simples as diferenças dessas duas línguas.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=utQBNGr3uNc

Já as imagens brincam com a diferenças existentes entre a linguagem do Brasil e de Portugal.

Fonte: www.ph.hivingblog.com
          www.professorasilmoreli.blogspot.com

Vídeo: 6
Docente: Gabriel Perissé
Tema: Gramática e vida
É através da comunicação que nos relacionamos com as pessoas presentes em nossa vida, mas para que essa comunicação possa ser realizada de um modo adequado é preciso nos atentar para a utilização da gramática que permite a escrita de maneira clara e adequada para todos, pois é através dela que conseguimos nos expressar. Acredito, que sem a presença da gramática não seria possível um convívio harmônico entre as pessoas, pois não vejo a possibilidade de entendimento das frases sem sua presença para organizar e direcionar nossos pensamentos. Por este motivo devemos repensar e buscar sua inclusão no nosso dia-a-dia.

Estas imagens demonstram o pensando e como ocorre a elaboração da escrita de um texto utilizando as regras gramaticais.


Fonte: www.kdfrases.com
          www.sociedadvenezolana.ning.com
          www.cemanosdeitabuna.ning.com
Vídeo: 7
Docente: Gabriel Perissé

Tema: As regras da nova ortografia
Ao utilizarmos as regras ortográficas conseguimos direcionar nosso conhecimento e desenvolver uma escrita com qualidade, afinal é através da regra ortográfica que escrevemos e adequamos a relação entre as palavras, além de permitir a criação de uma regra comum entre os países que falam a língua portuguesa.
Acredito que sem a presença da ortografia seria impossível desenvolver as habilidades escritas e o entendimento das palavras com as pessoas.

Fernando Pessoa conseguiu retratar a importância da regra ortográfica por saber compreender e analisar as palavras.

Abaixo foi incluído mais duas figuras com o intuito de estimular o pensamento sobre a ortografia.

 Fonte: www.kdfrases.com
          www.dopoucoumtodo.blogspot.com
          www.ooutroladodamoeda.com.br


Vídeo: 8
Docente: Gabriel Perissé

Tema: A Declaração Universal dos Direitos Lingüísticos
A declaração dos direitos lingüísticos deve ser respeitada por todos, é através dela que temos a oportunidade de nos expressar e ser reconhecido. Não podemos abandonar a nossa cultura que deve servir para agregar nosso conhecimento e atuar lado a lado com nossos direitos. Esse direito adquirido é muito amplo por refletir as diferenças lingüísticas e por utilizar a humanização. A língua define nossos modos por expressar a aprendizagem. Como é ótimo saber que temos a permissão da fala acompanhada de uma lei que nos possibilita entender os direitos da linguagem.
Este é um artigo de jornal que retrata o entendimento de um leitor sobre os direitos linguísticos e sua utilização.

A discriminação sobre a fala que representa uma forma de direito é muito comum, e essa imagem demonstra essa falta de compreensão e respeito de uma pessoa perante a outra.
Fonte: www.creativebluevariedades.blogspot.com
          www.contactolinguistico.blogspot.sapo.pt


Semana: 3
Vídeo: 9
Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: Breve história da nossa língua
A língua portuguesa surgiu desde a antiguidade e vem desenvolvendo um grande interesse de se conhecimento entre as diversas populações por ser uma linguagem que agrega conteúdos diversos e permite a interação entre as pessoas. Segundo o professor, é uma das cinco línguas mais faladas, acredito que isso seja devido ao nosso modo de expressão da linguagem. Segundo o estudo da Etimologia, a percepção do conhecimento da história entre as palavras possibilita a abordagem dos assuntos e a diversidade de todas as palavras ditas e escritas expressam o poder lingüístico. Para mim, ter adquirido esse conhecimento muda meu pensamento sobre a língua brasileira que é rica em todos os sentidos e deve ser sempre valorizada.

O link abaixo expressa a diversidade da língua brasileira


Vídeo: 10
Docente: Gabriel Perissé

Tema: Etimologia

https://www.youtube.com/watch?v=8UgQmjH_Dps
No link abaixo o próprio professor através de um convite ao programa do Jô define o conteúdo abordado de uma maneira mais sucinta

Segundo o professor devemos analisar a Etimologia como uma ciência, pois para analisá-la é necessário investigar todos os sentidos das palavras buscando agregar dados relevantes, afinal é através da regra etimológica que podemos compreender e interpretar a escrita. Temos uma variedade diversificada de palavras dispostas ao uso e sua diversificação explica o seu poder lingüístico e permite a escolha adequada conforme a necessidade da escrita e da fala. Portanto, devemos nos atentar as variações das palavras antes de concluir o nosso saber interpretativo.

Vídeo: 11
Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: A gíria e a comunicação

É expressivo e claro que a comunicação sofre a influência da gíria, pois, é difícil encontrar atualmente uma pessoa que não se expresse utilizando algum tipo de linguagem abreviada ou modificada e em muitas ocasiões fica até mesmo difícil e complicado de entender. A gíria surgiu para transformar, ou melhor, revolucionar as palavras, mas devemos ter o bom senso ao utilizá-la. Não podemos nos comunicar com todos os tipos de pessoas da mesma maneira, afinal, como seria a comunicação com um juiz de direito através da gíria? As pessoas que agregam ao seu vocabulário o uso da gíria devem saber o momento correto de usá-la, pois para mim, o bom senso nas situações de troca de informações é a forma mais adequada de nos comunicarmos sem causar constrangimentos.


O link abaixo representa um ator demonstrando as variações das gírias.


 As figuras remetem aos tipos de gírias mais comuns e sobre seu entendimento.
Fonte: www.acabral04.blogspot.com
          www.portaldoprofessor.mec.gov.br


Vídeo: 12
Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: Os jargões

https://www.youtube.com/watch?v=zbfpXRoFK0A

Os jargões são muito utilizados entre a linguagem por definir as variações de conceitos sendo elas diversificadas por referir-se a todas as profissões. Seu termo técnico possui princípio próprio de linguagem e sua existência denomina a não presença de termos da linguagem comum permitindo a diferenciação da fala. Mas, contudo, devemos nos atentar para evitarmos a utilização de um recurso que possa impedir a compreensão dos termos expressados, pois toda pessoa ao analisar um texto ou assistir uma fala deve compreender a linguagem utilizada. Portanto, não devemos usar o jargão de forma intelectual quando falado com pessoas que estejam fora do exercício da profissão abordada, seja ela qual for. Se seguirmos essas regras e tomarmos os devidos cuidados, faremos com que a utilização dos jargões se torne agregantes ao nosso falar e agradáveis para aqueles que recebem a informação. Afinal, os jargões são diferentes para cada linguagem, sendo transmitido por todos, e utilização facilita o entendimento das terminologias ou dificulta a transmissão e compreensão das palavras.

O link abaixo demonstra um tipo específico de jargão com a intenção de melhor compreensão do tema abordado.

A figura demostra com clareza um exemplo direto de jargão.
Fonte: www.masquemario.net


Semana: 4
Vídeo: 13
Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: Influência de outros idiomas

https://www.youtube.com/watch?v=or8rF9KO7VQ

Apesar de ser considerada como algo natural, a mistura da língua pode atrapalhar o desenvolvimento ao nos relacionarmos com as pessoas, e por este motivo devemos nos atentar e procurar evitar essas misturas. No Brasil esses estrangeirismos são comuns com a língua inglesa por ser a mais usada entre nossa população. Mas, é claro que existem palavras que se adéquam melhor na linguagem inglesa por apresentarem uma melhor pronúncia, e por esse motivo devemos saber distinguir essas diferenças e escolher as adequações. Para mim, essas influências interferem na nossa comunicação e em muitos casos atrapalham nossas expressões, e por este motivo, devemos nos atentar e evitar essas misturas.

O link a seguir consegue representar um exemplo vivenciado por nós brasileiros diariamente.

Abaixo encontra-se algumas palavras escritas em língua estrangeira, muito utilizadas no idioma brasileiro.

Fonte: www.blogvelma.blogspot.com
           www.fatoseangulosbloginfo.blogspot.com


Vídeo: 14
Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: A linguagem politicamente correta

Sofremos com a utilização inadequada do termo politicamente correto e isso nos atrapalha por afetar nossa existência. Afinal, a linguagem politicamente correta transforma as palavras, mas não a difere e por este motivo acredito que sua existência não traz agregação de conhecimento e sim camufla a linguagem. Conforme a fala do professor, o melhor mesmo é a utilização do bom senso e acredito que esta é realmente a melhor forma de nos relacionarmos. Pois para mim, a existência do termo politicamente correto pode atrapalhar a linguagem, afinal, o que é para nós o politicamente correto? Será que isso é realmente necessário? Se sim, utilizamos esse termo de forma apropriada?

No link é possível encontrar um entendimento sobre o politicamento correto, mas  nesse sentido direcionado a uma opção de vida.

 As figuras representam vários entendimentos sobre o termo politicamente correto.


Fonte: www.kdfrases.com
Vídeo: 15
Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: Propriedades do texto

https://www.youtube.com/watch?v=UAwyu9TclJs

Devemos seguir uma regra imposta pela cultura para que possamos ser coerentes com a escrita das palavras e permitir o entendimento do assunto. Ao escrever um texto devemos nos atentar para isso, pois a escrita possui uma propriedade própria que permite a compreensão e o enquadramento do assunto, e por este motivo, ao escrever um texto precisamos estar atentos a todos os ensinamentos adquiridos para que assim a escrita seja elaborada de forma clara e coerente. Sei que é importante sabermos desenvolver e utilizar as regras de elaboração de um texto, mas será que todos ao escrever a utiliza? Se sim, será que temos o hábito de usar a coerência na junção das palavras? Através de algumas leituras que tive a oportunidade de analisar percebi que ainda é muito comum encontrarmos textos sem nexo e sem qualidade. O Brasil ainda possui uma grande quantidade de habitantes que precisam ser mais responsáveis no termo escritor, mas o interesse pelo conhecimento da escrita vem a cada ano diminuindo e para podermos eliminar esse mal que nos atrapalha, a meu ver, devemos estimular as crianças para que quem sabe assim seus familiares passem a se interessar novamente pela escrita e assim desenvolver através dela as regras necessárias para elaboração de um texto.

 Toda elaboração de um texto deve ser seguida por uma regra da língua portuguesa, as escritas a seguir explicam essa estrutura.

Fonte:www.slideplayer.com.br
          www.pt.slidehare.net
Vídeo: 16
Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: A estrutura da língua

https://www.youtube.com/watch?v=1QJxGX5_SUU

A linguagem é a fonte essencial do conhecimento e por isso devemos saber diferenciar as hierarquias das palavras que nos permitem o entendimento dos conteúdos e a formação das frases. Nesta aula, pude compreender as diferenças entre os vários tipos de orações e também a importância desse entendimento para minha formação. Concordo que a hierarquia é à base da estrutura da língua, por nos permitir os tipos diferentes entre as relações e nesse sentido devemos unir as palavras para a formação das frases.

No link a seguir é possível entender sobre a estrutura da língua que se mistura com a formação estrutural da palavra.
A escrita complementa o entendimento do link.
Fonte:www.kdfrases.com


Semana: 5
Vídeo: 17
Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: A estrutura do parágrafo e do texto

Os textos escritos devem ter a presença do parágrafo que deixa o texto mais apresentável segundo a norma culta da língua portuguesa. É através dessa técnica que conseguimos compreender o conteúdo do texto. Portanto, a estrutura de um texto desenvolve a pré- definição de seu conteúdo. Todo texto deve exigir a presença do parágrafo, e para isso, precisamos sempre ao elaborar um texto escrito atentarmos para que a escrita desenvolvida seja elaborada de forma clara e significativa para o leitor. A compreensão da escrita é adquirida quando utilizamos as normas da estrutura de um texto, portanto, é necessário haver a conscientização desse recurso. Afinal, a leitura além de precisar ser agradável para o leitor, precisa também possuir um conteúdo com regras estruturais que possibilitem a compreensão e o entendimento.
Devemos ao escrever um texto utilizar as regras da estrutura do parágrafo. Abaixo encontram-se algumas escritas que explicam as normas corretas.

Fonte:www.slideplayer.com.br

Vídeo: 18
Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: A estrutura do texto

https://www.youtube.com/watch?v=F7xpp43rw7g

Todo texto deve possuir uma estrutura que permita a análise da escrita através da existência das regras gramaticais. Esse entendimento é referente à coerência das palavras. Portanto, devemos desenvolver um texto utilizando uma coerência e permitindo que as palavras chaves possam demonstrar o objetivo do texto desenvolvido. Se conseguirmos no decorrer da elaboração de um texto desenvolver palavras que permitam uma análise geral do conteúdo, podemos então fazer com que o leitor se interesse pelo conteúdo em um todo e assim, causar uma boa impressão sobre o texto desenvolvido. Se cada texto deve ter sua regra gramatical e estrutural como seria analisada uma escrita sem a utilização dessas normas? Será que utilizamos toda a estrutura exigida ao escrever?

Na escrita de um texto devemos utilizar as estruturas referentes ao tipo de linguagem escolhida. Abaixo encontra-se a regra estrutural.
De acordo com as normas exigidas inclui um exemplo de texto.

Portanto, para cada tipo de escrita utiliza-se uma estrutura referente.

Fonte: www.projetoargumentativo.blogspot.com

          www.projetoumolharmaisatento.blogspot.com

Vídeo: 19

Docente: Aldo Luiz  Bizzocchi

Tema: A montagem do texto


https://www.youtube.com/watch?v=YJLU2FRZDMo


 Achei útil e importante esta aula por explicar com clareza a importância da forma de construção de um texto, além de disponibilizar as etapas para montagem do texto e assim permitir uma escrita mais rica em conteúdos apropriados que me possibilitará desenvolver uma habilidade diferente além de me permitir analisar todas as formas para a elaboração utilizando recursos adequados e úteis. Pois o desenvolvimento da escrita a meu ver, precisa ser desenvolvido com o intuito de interesse para as pessoas, pois do que adianta o desenvolvimento de um texto se ele não serve como fonte de pesquisa?


Para a realização da montagem de um texto existe uma regra, sendo ela:


O planejamento é um recurso fundamental para ocorrer uma boa elaboração textual.

Fonte: www.slideplayer.com.br
Vídeo: 20
Docente: Luiz Roberto Dias de Melo

Tema: Repertório e leitura

https://www.youtube.com/watch?v=FJeeU-jSkX0

  O termo repertório possui vários significados, pois podemos utilizá-los para informar algo referente a leitura e também referente a uma letra de música que nos remete a adequação de conceitos que permitem a discussão sobre o assunto. Em muitos casos podemos montá-lo através de conteúdos armazenados em nossa memória e de escritas que foram desprezadas. Quando juntamos informações variadas, devemos fazer uma análise e formar um conjunto de conhecimento para melhor compreensão do texto. O texto permite uma formação específica da linguagem e oferece a oportunidade de compreender o contexto, segundo a palavra do professor e isso é real, pois é através dessa junção que podemos desenvolver nosso conhecimento prévio e construir um texto coerente.   

O habito da leitura transforma o conhecimento, gerando um desenvolvimento mais agregador.

Fonte: www.revistaescola.abril.com.br
          www.educador.brasilescola.com

Semana: 6
Vídeo: 21
Docente: Luiz Roberto Dias de Melo

Tema: Gêneros Textuais: resumo

https://www.youtube.com/watch?v=jjaEDNDU4Rw

Na língua portuguesa existem vários tipos de gêneros que são construídos pela forma histórica possibilitando ao escritor várias formas e formatos textuais. Entre todos os tipos de possibilidades para se formar um texto é preciso obter uma característica fundamental sobre ele, mas atualmente todas as formas buscam a comunicação e a forma de expressão como fonte de pesquisa, afinal, todo tipo de comunicação utiliza os gêneros para a elaboração da fala. Para mim, uma maneira de facilitar nossa compreensão escrita, é através dos resumos que proporcionam um entendimento sintetizado da escrita e permite que o leitor possa desenvolver seu senso crítico ao analisar a qualidade do conteúdo resumido e assim, conseguir interpretar o texto.

 Nas figuras estão presentes as formas de gêneros textuais.

Fonte: www.redepsicologia.blogspot.com
          www.slideplayer.com.br
O link a seguir complementa as escritas anteriores.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=w9oR0TncVSM

 Vídeo: 22

Docente: Luiz Roberto Dias de Melo

Tema: Gêneros Textuais: resenha

https://www.youtube.com/watch?v=ymvHV8RfWxQ

A resenha permite caracterizar os gêneros de avaliação dos conteúdos, pois segundo o professor ela é retirada de várias fontes, onde a pessoa que a realiza precisa estar atualizada e saber buscar vários conteúdos que abranjam o tema a ser estudado para que seja possível descobrir o conhecimento de cada autor que utiliza um determinado tema, tema esse que você estará analisando. Mas, para que a análise seja realizada de forma correta é preciso estar apto para a pesquisa. Sabe-se que a resenha faz uso de recursos analíticos e críticos que oferecem um direcionamento para as análises e permitem a compreensão escrita. De tudo isso, compreendo que todos os textos devem ter sua resenha bem elaborada e clara para determinar e classificar as características textuais existentes.

 A seguir é possível compreender o entendimento da escrita através de um explicação mais sucinta do assunto.

 Fonte: www.slideplayer.com.br
           www.livroecafe.com
Vídeo: 23
Docente: Luiz Roberto Dias de Melo
Tema: Argumentação - parte 1
A argumentação possibilita o desencadeamento das ações. Todos os argumentos fazem parte de composições que devem interessar para elaboração das premissas. Logo, devemos ser capazes de analisar todos os conteúdos antes de elaborar uma argumentação e assim poder chegar a uma conclusão com sustentação utilizando as premissas possíveis. Mas, será que temos a capacidade de desenvolver uma argumentação plausível? O que percebo diariamente é a forma errada de elaborar um argumento, pois, não encontro pessoas que utilizam essa técnica a seu favor, como o exemplo do professor que citou um colaborador que solicita a um superior um aumento de salário, para isso é preciso ter em mente uma argumentação bem preparada, pois sem isso será difícil conseguir o esperado. Sendo assim, sem o preparo argumentativo é impossível concluir uma pesquisa, uma espera de aumento de salário, etc.

 A figura representa as etapas de uma argumentação.

Fonte: www.leituraunivesp.wordpress.com


O link utiliza o recurso da argumentação transformada para melhor compreensão da escrita.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=F3xDZga9qSA

Vídeo: 24
Docente: Luiz Roberto Dias de Melo

Tema: Argumentação - parte 2
Para que possamos analisar corretamente um texto em sua forma argumentativa, devemos nos aprofundar no conteúdo abordado e assim compreender o sentido do assunto que buscamos analisar, deixando de lado as formas de compreensão e interpretação daqueles que o escrevem ou o lêem, e sim atentar para a questão principal referente ao tema escolhido. Esse conteúdo é muito amplo, mas mistura vários conceitos. Afinal, cada pessoa possui uma forma de analisar uma argumentação e até mesmo de criticar um contexto. Será que as análises dos argumentos são realizadas de maneira adequada?  Tenho dúvidas sobre isso, pois de tudo que aprendi com essa matéria compreendi que existem diferenças intepretativas e dependendo da análise realizada sobre um determinado assunto a questão argumentativa pode ser direcionada e interpretada de forma errada.
 No link a seguir encontra-se o recurso apropriado para utilização da técnica argumentativa.




Fonte: www.insani.com.br
          www.slideplayer.com.br
          www.kdfrases.com
As escritas acima complementam o entendimento do link.

Semana: 7
Vídeo: 25
Docente: Luiz Roberto Dias de Melo

Tema: Problemas de Redação

                                                                                   
Ao analisarmos um texto devemos ser coerentes. Quando elaboramos um texto precisamos estar atentos para evitar a repetição de palavras além da necessidade de uma escrita clara e de fácil compreensão. Devemos ter um conhecimento mais ampliado para as análises das escritas, para evitarmos as armadilhas encontradas no nosso dia-a-dia. Sabemos que entre os estudos ocorre a exigência da escrita com coerência. Entre os ensinos atuais exigisse dos alunos uma elaboração de texto muito bem escrita. Mas será que este tipo de avaliação é a mais coerente? Essas regras de ortografia diferem as pessoas? Entre a língua portuguesa existem vários conceitos de linguagem escrita onde devemos dar seguimento às regras para elaborar uma escrita coerente. Com tudo antes de elaborar um texto é preciso estar ciente das regras exigidas para melhor compreensão e expressão da linguagem. Nesta aula o professor citou alguns textos com erros gramaticais e semânticos para que assim o entendimento sobre o tema se torna-se mais esclarecedor. Para mim, todo texto deve atender aos princípios de todas as regras que favorecem uma boa leitura. Mas, uma boa elaboração exige um amplo conhecimento das palavras, pois um texto bem elaborado exige um amplo estudo para um enriquecimento dos termos.
A figura a seguir expressa uma dúvida sobre a elaboração de uma redação.
Fonte: www.leniomar.wordpress.com

Vídeo aula 26

Docente: Anna Maria Pessoa de Carvalho

Tema: A produção textual com autoria em aulas de Ciência



O ensino deve ser estimulado, onde através de um conceito o professor deve permitir ao aluno a utilização de seu conhecimento prévio propondo uma estrutura onde através dessa os alunos possam tentar resolver os problemas. Devemos dar ao aluno a possibilidade de desenvolver um raciocínio. Quando possibilitamos o conhecimento através da busca dos resultados solucionando os problemas fazemos com que o aluno desenvolva suas habilidades. Com a técnica da pergunta do porque é possível compreender melhor e explicar de forma concreta os resultados obtidos. O professor deve permitir o desenvolvimento de idéias, portanto é através da permissão da construção do conhecimento que o aluno consegue raciocinar de forma concreta e adequada para determinada situação. A abertura possibilita a aprendizagem. Afinal, segundo a professora toda vez que o aluno constrói o conhecimento se torna capaz de desenvolver sua própria autoria.
É através do desenvolvimento textual que o aluno adquire o conhecimento. Nas figuras é possível compreender essa análise.


Fonte: www.revistaescola.abril.com.br
           

Vídeo aula 27

Docente: Lúcia Helena Sasseron

Tema: Diferentes formas de produção de textos em aulas de ciências

Nesta aula a professora apresentou o foco na ciência com entendimento de seus objetivos e características. Sua permeação abrange a cultura e a sociedade e nesse sentido devemos ter em mente que a importância da linguagem se relaciona com a matemática. Devemos saber que o conhecimento da linguagem científica e matemática trabalham em conjunto sendo cada uma com sua característica própria. Nesse sentido é necessário utilizar o trabalho científico que congrega todos os conteúdos além do conhecimento prévio do aluno e com isso permite que a alfabetização científica possa possibilitar vários conceitos que desenvolvem as atitudes de construção e utilização dos conhecimentos, pois assim, o aluno conseguirá raciocinar logicamente. Afinal, a ciência deve permitir ao aluno o desenvolvimento científico através de seu conhecimento prévio, onde o professor deve possibilitar a criação do raciocínio permitindo o encontro das respostas.
 Os alunos conseguem desenvolver suas habilidades através das possibilidades geradas.

Fonte: www.lucas-lucasanderson.blogspot.com
          www.lendoeescrevendocomciencias.blogspot.com
           wwwatibaianovo.com.br

Vídeo aula 28

Docente: Gabriel Perissé

Tema: Leitura, estilo pessoal e os futuros textos

https://www.youtube.com/watch?v=45bIadEEmHI


A relação com as palavras me remete a vários sentidos que diariamente estão relacionados com o nosso entendimento sobre a linguagem. Desenvolvemos habilidades e armazenamos informações, mas precisamos ter um direcionamento para a construção de nosso conhecimento e para isso é fundamental o interesse entre a escrita pois através dela conseguimos compreender e interpretar a relação humano com a argumentação. Entre o conteúdo abordado nesta aula, ocorreu um fator interessante elaborado pelo professor que me fez refletir sobre as palavras que conseguimos elaborar através das letras, permitindo analisar todo o conteúdo passado no decorrer do semestre. A comunicação para mim, é a principal fonte de expressar o sentimento, o entendimento, o interesse de transmissão de dados, entre outros. O ser dedicado está a todo o momento buscando melhorar seu conhecimento além disso consegue alcançar seus objetivos. O direcionamento entre a interpretação de cada letra foi um recurso muito interessante pois permitiu a análise das palavras que consegui elaborar, indo além das palavras citadas nesta aula. Com isso, compreendi que o pensamento consegue nos remeter a muitas maneiras de visão do mundo.
Devemos buscar o desenvolvimento de nosso estilo pessoal, mas não esquecer que a leitura fornece a abertura da renovação do conhecimento e com ela podemos desenvolver textos aprimorados.
Fonte: www.oficinadaeducacao-profcelismara.blogspot.com
          www.falandodaeducacao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário