Seja bem vindo!
PORTFÓLIO
INGLÊS

Polo: Araçatuba – São Paulo
Polo: Araçatuba – São Paulo
Mediadora
– Denise Gregory Trentin
Curso:
Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
Discente: Gracielli Mendes Abuchaim
Docente: Simone Telles Martins Ramos
Matéria: Inglês – 1º Semestre
Semana:
1
Vídeo:
1
Conforme (SKIMMING), para ocorrer à compreensão de um texto em outra língua é necessário
observar toda sua estrutura: títulos, subtítulos, pistas tipográficas, datas,
números, gráficos, figuras, fotografias, palavras em negrito ou itálico,
cabeçalhos, referências bibliográficas e reticências. Essas informações, parte
delas não lineares, complementam as informações contidas no texto e, observadas
antecipadamente, fazem com que se tenha uma idéia melhor do o assunto em
questão. A essa técnica ele chama de inferência (inferir) “adivinhar” qual o
assunto do texto mediante uma leitura rápida.
Mas é importante lembrarmo-nos
de observar também as questões referentes ao texto, assim pode-se ter noção do
que será cobrado na leitura e, sabendo disso previamente, será mais fácil e
prático filtrar as informações dentro do texto. Também devemos fazer a leitura
minuciosa do texto à procura de informações específicas que permite a busca de
informações detalhadas, sem que seja necessário fazer uma leitura do texto
todo.
A partir desses processos
será mais fácil fazer as análises, afinal atualmente a língua inglesa se tornou
a mais falante das línguas por ser mundial e por todos a utilizarem como fonte
de comunicação.
As figuras abaixo ilustram a
relação entre a linguagem relacionando a língua portuguesa com a inglesa.
1ª Atividade de Inglês
Favela Tour + Art and
Brazilian Culture
A unique program for those
who wish to get to know the favelas in Rio de Janeiro through Brazilian art and
culture. This tour includes a visit to the first open-air Museum ever
inaugurated inside a favela. Visitors will enjoy a two kilometer stroll through
the favelas of Cantagalo and Pavão-Pavãozinho and view 26 houses painted with
colorful graffiti that portrays the history of the favela and its local
culture.
This open-air museum was
created to preserve the memory of these communities and exhibit their cultural
beauty. This tour of the painted houses includes various locations of symbolic
importance to the residents, locations that showcase local culture and also
highlight some of the needs inside the favela, such as issues around garbage
collection and adequate water supply.
A community resident will
be your guide on this tour, he will explain the history portrayed by the
paintings. Each graffiti is accompanied by a text inspired on traditional
popular literature (cordel).
Favela
Tour + Arte e Cultura Brasileira
Um programa único para
aqueles que desejam conhecer as favelas do Rio de Janeiro por meio da arte e da
cultura brasileira. Este passeio inclui uma visita ao primeiro museu ao ar
livre já inaugurada dentro de uma favela. Os visitantes poderão desfrutar de um
passeio dois quilômetros através das favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho e
ver 26 casas pintadas com grafite colorido que retrata a história da favela e
sua cultura local.
Este museu ao ar livre
foi criado para preservar a memória destas comunidades e exibem sua beleza
cultural. Este passeio das casas pintadas inclui vários locais de importância
simbólica para os moradores locais, que mostram a cultura local e também
destacar algumas das necessidades dentro da favela, como questões em torno da
coleta de lixo e abastecimento de água adequado.
Um morador da comunidade
será o seu guia nessa turnê, ele vai explicar a história retratada pelas
pinturas. Cada grafite é acompanhada por um texto inspirado na literatura
popular tradicional (cordel).
TOME
NOTA!
Text: Favela Tour + Art and Brazilian
Culture
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1. Em que local ocorre o programa?
Resposta: Na
favela do Rio de Janeiro
|
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2. Qual é o assunto do programa?
Resposta: Arte
e Cultura brasileira
|
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3. O que está incluso na visita turística?
Resposta: Visita
ao primeiro Museu ao ar livre inaugurado na favela
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4. Quais os nomes das favelas que podem ser
visitadas pelos turistas?
Resposta: Cantagalo
e Pavão - Pavãozinho
|
|
5. O que os visitantes podem ver em 26 casas dessas
favelas?
Resposta: Pinturas
com grafite colorido que retrata a história da favela
|
|
6. O que esses grafites retratam?
Resposta: Retratam
a história da favela e sua cultura local
|
|
7. Por que esse museu foi criado?
|
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8. Quem será o guia?
Resposta: Um
morador da comunidade
|
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9. O que acompanha cada grafite?
Resposta: Um
texto inspirado na literatura popular tradicional
|
Semana: 2
Vídeo: 2
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
Tema:
Compreensão Escrita: Predição
A predição permite a identificação de
mecanismos que prevêem as informações contidas possibilitando a utilização de
palavras conhecidas através no nosso conhecimento prévio. Com essas informações
facilita o entendimento do texto escrito, por permitir a facilitação na compreensão.
O conhecimento prévio é um recurso
fundamental no processo de compreensão, pois possibilita a formulação de
hipóteses e inferências pertinentes ao significado do texto, pois toda vez que
nos deparamos com um texto, devemos nos lembrar de ativar o conhecimento prévio
sobre os assuntos, para que nossas informações textuais possam ser
compreendidas com mais facilidade.
Portanto, através desses recursos teremos mais
facilidade em compreender e de elaborar o conteúdo da língua inglesa.
O link abaixo demonstra através de um vídeo as
principais características da predição utilizando para isso figuras em desenho.
As figuras complementam o entendimento do vídeo
Fonte: www.slidepayer.com.br
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2ª Atividade
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3ªAtividade
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Vídeo: 3
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
Tema:
Compreensão Escrita: Skimming
A reflexão sobre a importância da seleção na
escrita é realmente útil, por facilitar e direcionar o estudo. Em inglês
existe a necessidade de analisarmos o conteúdo geral do texto, desde o seu
título até todas as partes da escrita, pois esse mecanismo de separação das
falas permite uma análise mais direcionada na leitura do texto. Afinal, a
representação de imagens e figuras é uma fonte importante de ensino. Quando
utilizamos a estratégia de olhar o texto conseguimos compreender seus conteúdos
por analisarmos através do olhar a presença da fonte, imagens ilustrativas,
algumas palavras conhecidas e as sentenças presentes.
Essas imagens demonstram a relação entre o
entendimento da linguagem.
Fonte: www.metropoledigital.ufrn.br
www.helenaprieto.wordpress.com
3ª Atividade de Inglês
Atividade 1
1. Que texto é esse (gênero textual)?
(a) Article
(b) Academic text
(c) Information leaflet
(d) Book review
Alternativa C
2. Este texto foi escrito para quem (audiência)?
(a) Workers
(b) Librarian users
(c) Teachers
(d) Children
Alternativa B
3. Qual é o assunto do texto?
(a) Information about some of the resources you can lend to the
library
(b) Information about some of the resources you can buy at the
library
(c) Information about some of the resources you can sell in the
library
(d) Information about some of
the resources you can borrow from the library
Alternativa D
Atividade 2
Leia o texto a seguir, What is a computer?, e faça o seguinte:
(1) Escolha a melhor
opção que indique qual é o assunto do texto:
(a) How to install a computer
(b) How to learn English using computers
(c) How to use a computer
(d) The role and use of computers in modern societies
Alternativa C
(2) Relacione a ideia central de
cada parágrafo com o parágrafo correspondente.
Text: What is a computer?
|
|
Parágrafo
|
Ideia central de cada parágrafo
|
(1) Nowadays, in most modern societies, almost
everybody has an idea about what a computer is. We depend on computers in
every aspect of our lives whether we know how to use one or not. But does
everyone really know how a computer works inside?
|
(a) Termos da língua inglesa utilizados em diferentes línguas.
Alternativa 3
|
(2) A computer is an electronic machine which
processes data and provides the results of the processing as information.
There are three basic steps in the computing process. The first one is input,
which consists of feeding data into the computer’s memory. Then comes the
processing: the program is run and the computer processes the data by
performing a set of instruction. The third and final step is the output
furnished by the computer, which allows the user to see the results either in
printed form or on the screen.
|
(b) Dependência do computador nas sociedades modernas.
Alternativa 4
|
(3) The world of computers has created a specific
language of its own. English words such as software and hardware are used
worldwide and have been borrowed by many different languages. Software is
information in the form of data and programs, and hardware refers to the
electronic and mechanical parts that make up a computer system.
|
(c) Nem todos sabem utilizar o computador, apesar de sua presença na
maioria das sociedades.
Alternativa 1
|
(4) Despite the constant presence of computers in most societies, it is a
great mistake to believe that everybody in the world is computer-literate,
i.e., is familiar with computers and knows how to use them properly. In some
contemporary societies, many people still have no idea about the existence of
computers, and even in the so-called developed countries, there are lots of
people who do not know or do not care about what a computer is.
|
(d) Definição do termo computador e descrição das etapas básicas do
processo de computação.
Alternativa 2
|
Semana: 4
Vídeo: 4
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
Tema: Compreensão Escrita: Scanning
Interessante a
aprendizagem de utilização do scanning em língua estrangeira que permite a
localização rápida de uma informação. Mas, será que com o conhecimento prévio é
possível realmente utilizar essas estratégias? Segundo a professora um bom
leitor deve estabelecer um objetivo de leitura através da busca de informações,
ignorando informações irrelevantes e sempre buscando as informações adequadas
para seu objetivo de leitura. Acredito que isso seja a principal fonte para
construção do conhecimento, pois utilizo este recurso para conseguir elaborar
os trabalhos que são solicitados a mim.
Fonte: www.linkedin.com
www.metropoledigital.urfn.br
www.slideplayer.com.br
As figuras acima expressam a busca de dados através
da técnica scanning.
4ª Atividade
de Inglês
Comunicação
Escrita: Scanning
Questões
|
Respostas
|
1. Qual
é a fonte do texto (onde ele foi publicado)?
|
1. Foi
publicado em um jornal americano muito famoso chamado The New York Times.
|
2. Quem
escreveu o texto?
|
2.
Daniel M. Gold.
|
3.
Quando o texto foi publicado?
|
3. 13
de março de 2014.
|
4. Qual
é o título do filme?
|
4.
Preservar a cultura da Amazônia.
|
5. Qual
é o nome do diretor do filme?
|
5. Cao
Hamburger
|
6. Qual
é o nome dos três irmãos Villas Boas?
|
6.
Orlando, Cláudio e Leonardo.
|
7. Qual
é o nome da tribo de índios que eles encontraram?
|
7.
Xavante.
|
8.
Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
|
8. Ano
de 1961.
|
9. Que
língua os atores nativos falam no filme?
|
9.
Língua Tupi.
|
10.
Onde o filme foi rodado?
|
10. No
Brasil.
|
Semana: 5
Vídeo: 5
Docente: Marcia Veirano Pinto
Tema: Compreensão escrita: sites,
Dicionários, Tradutores, Ferramentas
Devemos estar sempre atualizados para compreender os vários tipos de
ensinos, sendo que para uma melhor análise da língua inglesa precisamos estar
atentos aos vários tipos de escritas presentes. O acesso ao dicionário é
um tipo de recurso que permite a facilitação da compreensão escrita. E através
dessa aula pude esclarecer minhas dúvidas sobre a
importância da utilização de fontes externas para melhor compreensão da língua
inglesa, que segundo a professora é um recurso muito útil e fácil que
possibilita a compreensão das palavras e a facilitação de sua junção na
formação das frases. Também aprendi sobre as combinações das palavras, afinal,
na língua inglesa existem várias palavras com sentidos diversos e ao
analisarmos suas combinações conseguimos descobrir suas colocações.
As imagens abaixo brincam com o sentido da
compreensão sendo ela interpretada de várias formas e em qualquer período de
tempo.
Fonte: www.portaldoprofessor.mec.gov.br
www.ieskconectado.blogspot.com
5ª
Atividade de Inglês
Vocabulário,
concordance e uso do dicionário
ATIVIDADE 1
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
|
BIOGRAPHY
ALBERT EINSTEIN was born in Ulm, Germany, on
March 14, 1879. As a child, Einstein revealed an extraordinary curiosity for understanding
the mysteries of science (started only at age 10/11). A typical child (only
to his socio-economic class — educated middle class), Einstein took music
lessons, playing both the violin and piano — a passion that followed him into
adulthood. Moving first to Italy and then to Switzerland, the young prodigy
graduated from high-school in 1896.
In 1905, while working as a patent clerk in Bern,
Switzerland, Einstein had what came to be known as his “Annus Mirabilis” — or
“miracle year”. It was during this time that the young physicist obtained his Doctorate degree and
published four of his most influential research papers, including the Special Theory
of Relativity. In that, the now world famous equation "e = mc2"
unlocked mysteries of the Universe theretofore unknown.
Ten years later, in 1915, Einstein completed his General Theory of
Relativity and in 1921 he was awarded the Nobel Prize in Physics
(iconic status cemented in 1919 when Arthur Eddington’s expedition confirmed
Albert Einstein’s prediction). It also launched him to international
superstardom and his name became a household word synonymous with genius all
over the world.
Einstein emigrated to the United States in the
autumn of 1933 and took up residence in Princeton, New Jersey and a
professorship at the prestigious Institute for Advanced Study.
Today, the practical applications of Einstein’s theories include
the development of the television, remote control devices, automatic door
openers, lasers, and DVD-players. Recognized as TIME magazine’s “Person of
the Century”, in 1999, Einstein’s intellect, coupled his strong passion for
social justice and dedication to pacifism, left the world
with infinite knowledge and pioneering moral leadership.
|
GreenLight LLC and its affiliates
exclusively represent publicity, trademark, and related rights of Albert
Einstein on behalf of The Hebrew University of Jerusalem. “Albert Einstein” and
“Einstein” are trademarks and/or registered trademarks of The Hebrew University
of Jerusalem.
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Corporation and/or its media providers. All Rights Reserved. Privacy
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No texto
acima, que apresenta a biografia de Albert Einstein, há dez
palavras sublinhadas e em negrito. Elas também estão
listadas na segunda coluna do quadro abaixo (“Palavra do texto”). Na terceira
coluna (“Sinônimo”), você deve escolher apenas uma alternativa. Caso
necessário, use um dicionário.
Text – Biography
|
||
Linha
|
Palavra do texto
|
Sinônimo
|
1
|
child
|
(a) kid
(b)
childish
(c)
teenager
(d)
adult
Alternativa B
|
2
|
extraordinary
|
(a)
crazy
(b)
exceptional
(c)
funny
(d)
average
Alternativa B
|
9
|
obtained
|
(a)
failed
(b)
divided
(c)
earned
(d)
missed
Alternativa C
|
10
|
research papers
|
(a)
research articles
(b)
theoretical papers
(c)
reviews
(d)
essas
Alternativa A
|
11
|
unknown
|
(a)
common
(b)
identified
(c)
famous
(d)
undiscovered
Alternativa D
|
12
|
completed
|
(a)
concluded
(b)
started
(c)
begun
(d)
interrupted
Alternativa A
|
13
|
awarded
|
(a)
granted
(b)
refused
(c)
ignored
(d)
disagreed
Alternativa A
|
18
|
prestigious
|
(a)
common
(b)
insignificant
(c)
illustrious
(d)
ordinary
Alternativa C
|
19
|
applications
|
(a)
utilizations
(b) misuses
(c)
misunderstandings
(d)
reasonings
Alternativa A
|
22
|
dedication
|
(a)
apathy
(b)
devotion
(c)
arrogance
(d)
disloyalty
Alternativa B
|
ATIVIDADE 2
Nesta
atividade, vamos utilizar as mesmas palavras da atividade anterior.
Entretanto, desta vez, você deve identificar a categoria
gramatical das palavras. Procure observar essas palavras no texto
antes de indicar a categoria gramatical de cada uma delas. Escolha apenas
uma alternativa para cada palavra. Caso necessário, use um dicionário.
Text – Biography
|
||
Linha
|
Palavra do texto
|
Categoria Gramatical
|
1
|
child
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa A
|
2
|
extraordinary
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa C
|
9
|
obtained
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa B
|
10
|
research papers
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa A
|
11
|
unknown
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa D
|
12
|
completed
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa B
|
13
|
awarded
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa D
|
18
|
prestigious
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa D
|
19
|
applications
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa C
|
22
|
dedication
|
(a)
substantivo (noun)
(b)
verbo (verb)
(c)
adjetivo (adjective)
(d)
advérbio (adverb)
Alternativa C
|
Semana: 6
Vídeo: 6
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
Tema: Compreensão e Produção Escritas: Estrutura
Textual e note-taking
Esse tipo de gênero possibilita as principais
identificações do texto. Afinal, é através da linguagem que conseguimos fazer a
comunicação entre os diferentes gêneros. Se não existisse a variedade de
gêneros seria complicado fazer a separação e o esclarecimento da escrita a ser
referenciada e que permite o direcionamento da qualidade e do sentido da
fala para determinado público. Segundo a professora, entre os acadêmicos é um
gênero muito utilizado por permitir a comunicação e divulgação de tudo o que é
escrito. Por este motivo, achei uma aula interessante e muito útil para nós
alunos. Após esse ensinamento consegui desenvolver maiores habilidades com
relação a compreensão da escrita em inglês.
As imagens abaixo retratam as diferenças de
informações decorrente desse tipo de gênero.
Fonte: www.dclibary.edu.glogster.br
www.blogs.warwhick.ac.uk
www.sanialiteracy.blogspot.com
6ª
Atividade de Inglês
Comunicação e Produção Escritas: Summarising & Note-taking
Atividade 1 – Tomando notas do texto
Você olha rapidamente a página e resolve clicar em
um dos links, Viola Caipira, para ver qual informação consta na
página. Ao fazer isso, você obtém o seguinte resultado:
Wikipedia. Viola caipira. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_caipira>.
Para
praticar o que foi abordado na Aula 6, você vai tomar
notas (note-taking) do texto acima, Viola
Caipira. Faça isso da seguinte forma:
● na coluna da direita (Note-taking) do
quadro abaixo, tome notas em inglês;
● em suas notas, cada
parágrafo deve ser reduzido - em forma de frase(s) ou com
indicação das palavras mais relevantes de cada parágrafo.
Lembre-se:
- as suas
notas podem ser feitas com as mesmas frases/palavras do texto;
- as
informações mais relevantes de cada parágrafo costumam vir no início dele
(mesmo que, às vezes, informações adicionais podem estar presentes em outras
partes do parágrafo).
Text: Viola Caipira
|
|
Parágrafos do texto
|
Note-taking (em inglês)
|
The viola caipira (Portuguese for country guitar) is a ten-string, five-course guitar.[1] Unlike most steel-string
guitars, its strings are plucked with the fingers of the right hand similarly
to the technique used for classical and flamenco
guitars,
rather than by the use of a plectrum.
|
The
viola possesses the similar strings of a guitar and need to be played just
the right fingers.
|
It is a folk instrument
commonly found in Brazil, where it is often simply
called viola.[2] Resonator models are also
produced.
|
It is a
popular musical instrument in Brazil.
|
The origins of the viola
caipira are obscure, but evidence suggests it evolved from the vihuela/viola
de mano that Spanish and Portuguese settlers took to the new world. It has also
similarities with the 5 course baroque guitar, that elsewhere evolved into
the modern guitar. It is likely a descendant of one of the many folk guitars
that have traditionally been played in Portugal. The viola braguesa and viola
amarantina, for
instance, are two types of ten-string guitars from the north of Portugal,[3] which are closely related to
the viola caipira.
|
The
viola suffered espanhóies and the evolution of the Portuguese, and resemble
modern guitar.
|
Some have described the viola
caipira as Brazil's national instrument,[4] but others argue that the
tambourine-like pandeiro has a stronger claim.[5][6][7][8] The Brazilian Embassy in
Washington lists a national flower among the official symbols of Brazil, but
no national musical instrument.[9] What is undisputed is that the
viola caipira was introduced in São Paulo before the violão, and is the basis for the música caipira, or São Paulo´s folk music, as Inezita Barroso states.
|
The
viola is a symbol of Brazil, which was introduced before the guitar is the
basis for the country music of São Paulo.
|
A large number of tunings are
used; open tunings are common.[10]
|
Possesses
variety of tunings that are used
|
Violas are present in nearly
all Brazilian music forms, anywhere in the country
(although it is declining in some places). It is most often associated with Caipira Music (Brazilian country music), with
some forms of North-Eastern music and with folkloric music. It was once used
to play urban music, like choro, samba and Maxixe, but has been replaced by the
acoustic guitar.
|
Viola is
present in almost all forms of playing Brazilian, being associated with
country music, the northeastern music and fouclórica, replaced by guitar.
|
Well-known players of Brazilian
viola include Zé Côco do Riachão (composer from Minas Gerais), Toninho Ramos (composer from Minas Gerais live in France) and Almir Sater (successful singer-songwriter
from Mato Grosso do Sul).
|
There
are some known composers by playing the viola, as Almir Sater, Toninho Ramos
and Coconut Joe's Riachão.
|
A National Association of Viola
Players (Associação Nacional dos Violeiros) has been founded in 2004
and the Ministry of Culture has declared the preservation of the Viola
tradition as of national interest.
|
The
Ministry of Culture in 2004 founded an association made for
guitarists, declaring the preservation of tradition viola.
|
Atividade 2 – Escolhendo um resumo do texto
Agora que
você já tomou notas das ideias principais do texto Viola Caipira,
leia três resumos desse mesmo texto e escolha apenas um: o melhor
resumo.
Text: Viola Caipira
|
Summary 1
O
texto Viola Caipira, disponível na Wikipedia, aborda a questão da
viola caipira: instrumento musical popular no Brasil, cuja origem não é
clara, mas que provavelmente seja oriundo das violas trazidas por colonos
portugueses e espanhóis. A viola caipira é considerada a base da música
caipira brasileira. Presente em quase todos as formas da música brasileira, é
mais associada à música sertaneja. Em 2004, foi fundada a Associação Nacional
dos Violeiros, sendo a preservação da tradição da viola caipira declarada
como de interesse nacional. (Acredito que este texto informa
melhor a história da viola caipira).
Summary 1
A Viola
Caipira é muito popular no Brasil. É um instrumento de dez cordas e
é tocado de forma muito semelhante à técnica usada para os violões de música
clássica e flamenco, e não pelo uso de palheta. As origens da viola caipira
são obscuras, mas evidências sugerem que ela evoluiu das violas trazidas por
colonos portugueses e espanhóis. A viola caipira é provavelmente uma variação
de uma das muitas violas populares que têm sido tradicionalmente tocadas em
Portugal. A viola braguesa e a viola amarantina, por exemplo, são dois tipos
de violas de dez cordas do norte de portugal que estão intimamente
relacionadas à viola caipira.
Summary 3
Viola
Caipira é um
instrumento musical do Brasil muito usado em qualquer tipo de música
brasileira. É considerado o principal instrumento da música brasileira,
principalmente entre os descendentes de portugueses e espanhóis.
Resposta: Entre os textos citados acredito que o primeiro é
o que mais se adéqua.
|
Semana: 7
Vídeo: 7
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
Tema:
Compreensão Escrita: Familiarizando-se com o Gênero Relato de Pesquisa
Todo texto precisa conter um relato de pesquisa que
possibilita a análise e compreensão do assunto. Para isso é essencial saber
compreender as pesquisas já escritas e desta forma poder analisar todo o
conteúdo que faz parte do texto. Em inglês um recurso utilizado segundo a
professora é a utilização de junção das palavras conhecidas pois assim
conseguimos obter informações sobre o título, o método e o conteúdo por
completo. Quando verificamos todo o texto precisamos analisar as questões
importantes da pesquisa, sem se esquecer de analisar a introdução e a
conclusão. Uma dica é a analise das sentenças, onde a primeira contextualiza a
pesquisa revisando a literatura escrita já a segunda etapa define o
conhecimento sobre todos os pontos principais do texto. Mas, é importante
lembrar que no final do texto é possível encontrar palavras que permitem o
relacionamento dos assuntos e com isso possibilitam a finalização de um texto.
Em relação a idéia de um texto, deve ser composta a partir
do campo de pesquisa, que permite a partir disto o direcionamento para análise
e interpretação. Mas será que esse recurso é fácil de ser analisado? Qualquer
pessoa consegue interpretar todas as informações apresentadas no texto?
As figuras abaixo retratam as diferenças ao analisar um gênero e familiarizá-lo.
Fonte: www.mundoeducacao.com
www.alunosonline.com.br
www.mutantenoticia.blogspot.com
7ª
Atividade de Inglês
Comunicação e Produção Escritas: Relato de Pesquisa
Atividade 1 –
Tomando notas do texto
Agora, clique no link http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Brazil para
ler um texto e fazer esta atividade.
Você vai fazer predição (Aula 2), skimming (Aula
3), scanning (Aula 4), usar o
dicionário, se necessário (Aula 5), resumo (Aula
6) e tomar notas do texto,
observando as divisões e mencionando as palavras-chave, ou
expressões/frases
de cada divisão (Aula 7), conforme fizemos
nesta unidade. Após responder as
questões, que se encontram no quadro a seguir, compare as suas respostas
com
as do Gabarito.
TEXTO 1
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1. Qual é o
título do texto?
R: Religião
no Brasil.
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2. A partir
do título, o que você acha que será abordado no texto? (resposta livre, pois é predição)
R: As diferenças das crenças religiosas.
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3. Onde e
quando ele foi publicado?
R: Foi publicada na
enciclopédia livre (Wikipédia).
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4. Qual é o
assunto do texto?
R: O
texto trata a diversidade religiosa de dos países.
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5. Quais são
as divisões do texto?
R: O texto é dividido em etapas
sendo elas referentes a preferência religiosa ( Cristianismo, Catolicismo
Romano, Protestantismo, Criatianismo Ortodoxo, Religiões de matriz
cristã, Espiritismo, Santos dos últimos dias, Testemunhas de
Jeová, Religiões não-cristãs, Religiões Africanas e Indígenas, Budismo,
Judaísmo, Islam, Hinduísmo, Fé Bahá'í,
crenças e Quadro das Religiões no Brasil).
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1. Tome notas
do texto. A partir delas, procure elaborar um resumo, de um parágrafo.
Resumo
Templo
budista tibetano em Três Coroas, Rio Grande do Sul.
Budismo
no Brasil
O
Budismo tem muitos seguidores, acredita-se que seja devido agrande quantidade
da colônia japonesa presente que preferem seguir essa cultura. Está presente
em todo o país, sendo introduzido no Brasil no ínicio do século XX por
imigrantes japoneses.
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6. Se você
tivesse que elaborar uma página da Wikipedia, cujo tema fosse “A cultura e
diversidade do Brasil”, qual assunto do Brasil escolheria? Justifique a sua
resposta.
R: Escolheria a cultura
gastronômica, que é diversifica e interessante, pois em cada região
brasileira temos hábitos alimentares diferentes com requintes de especiarias
que transformam o paladar.
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Fonte: Wikipedia. Religion in Brazil. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Brazil>.
Referências
Wikipedia, the free encyclopedia. Religion in
Brazil. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Brazil>.
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