Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

INGLÊS


Seja bem vindo!


PORTFÓLIO

INGLÊS




Polo: Araçatuba – São Paulo
Mediadora – Denise Gregory Trentin

Curso: Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática

Discente: Gracielli Mendes Abuchaim
Docente: Simone Telles Martins Ramos
Matéria: Inglês – 1º Semestre

Semana: 1
Vídeo: 1
Tema: Língua Inglesa, Tecnologia e Comunicação


Segundo o entendimento passado durante a explicação da aula para se compreender o texto escrito em inglês é necessário seguir os passos que auxiliam na compreensão deste conteúdo e que nos possibilita a facilitação da linguagem.
Conforme (SKIMMING), para ocorrer à compreensão de um texto em outra língua é necessário observar toda sua estrutura: títulos, subtítulos, pistas tipográficas, datas, números, gráficos, figuras, fotografias, palavras em negrito ou itálico, cabeçalhos, referências bibliográficas e reticências. Essas informações, parte delas não lineares, complementam as informações contidas no texto e, observadas antecipadamente, fazem com que se tenha uma idéia melhor do o assunto em questão. A essa técnica ele chama de inferência (inferir) “adivinhar” qual o assunto do texto mediante uma leitura rápida.
Mas é importante lembrarmo-nos de observar também as questões referentes ao texto, assim pode-se ter noção do que será cobrado na leitura e, sabendo disso previamente, será mais fácil e prático filtrar as informações dentro do texto. Também devemos fazer a leitura minuciosa do texto à procura de informações específicas que permite a busca de informações detalhadas, sem que seja necessário fazer uma leitura do texto todo.
A partir desses processos será mais fácil fazer as análises, afinal atualmente a língua inglesa se tornou a mais falante das línguas por ser mundial e por todos a utilizarem como fonte de comunicação.
As figuras abaixo ilustram a relação entre a linguagem relacionando a língua portuguesa com a inglesa.




Fonte: www.pt.slideshare.net
          www.uneb.br
          www.slideplayer.com.br

1ª Atividade de Inglês

Favela Tour + Art and Brazilian Culture

A unique program for those who wish to get to know the favelas in Rio de Janeiro through Brazilian art and culture. This tour includes a visit to the first open-air Museum ever inaugurated inside a favela. Visitors will enjoy a two kilometer stroll through the favelas of Cantagalo and Pavão-Pavãozinho and view 26 houses painted with colorful graffiti that portrays the history of the favela and its local culture.

This open-air museum was created to preserve the memory of these communities and exhibit their cultural beauty. This tour of the painted houses includes various locations of symbolic importance to the residents, locations that showcase local culture and also highlight some of the needs inside the favela, such as issues around garbage collection and adequate water supply.

A community resident will be your guide on this tour, he will explain the history portrayed by the paintings. Each graffiti is accompanied by a text inspired on traditional popular literature (cordel).

Favela Tour + Arte e Cultura Brasileira

Um programa único para aqueles que desejam conhecer as favelas do Rio de Janeiro por meio da arte e da cultura brasileira. Este passeio inclui uma visita ao primeiro museu ao ar livre já inaugurada dentro de uma favela. Os visitantes poderão desfrutar de um passeio dois quilômetros através das favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho e ver 26 casas pintadas com grafite colorido que retrata a história da favela e sua cultura local.

Este museu ao ar livre foi criado para preservar a memória destas comunidades e exibem sua beleza cultural. Este passeio das casas pintadas inclui vários locais de importância simbólica para os moradores locais, que mostram a cultura local e também destacar algumas das necessidades dentro da favela, como questões em torno da coleta de lixo e abastecimento de água adequado.

Um morador da comunidade será o seu guia nessa turnê, ele vai explicar a história retratada pelas pinturas. Cada grafite é acompanhada por um texto inspirado na literatura popular tradicional (cordel).

TOME NOTA!

Text: Favela Tour + Art and Brazilian Culture
1.    Em que local ocorre o programa? 
Resposta: Na favela do Rio de Janeiro
2.    Qual é o assunto do programa?
Resposta: Arte e Cultura brasileira
3.    O que está incluso na visita turística?
Resposta: Visita ao primeiro Museu ao ar livre inaugurado na favela
4.    Quais os nomes das favelas que podem ser visitadas pelos turistas?
Resposta: Cantagalo e Pavão - Pavãozinho
5.    O que os visitantes podem ver em 26 casas dessas favelas?
Resposta: Pinturas com grafite colorido que retrata a história da favela
6.    O que esses grafites retratam?
Resposta: Retratam a história da favela e sua cultura local
7.    Por que esse museu foi criado?
Resposta: Para preservar a memória dessas comunidades e exibira beleza cultural
8.    Quem será o guia?
Resposta: Um morador da comunidade
9.    O que acompanha cada grafite?
Resposta: Um texto inspirado na literatura popular tradicional

 Semana: 2
Vídeo: 2
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
 Tema: Compreensão Escrita: Predição
A predição permite a identificação de mecanismos que prevêem as informações contidas possibilitando a utilização de palavras conhecidas através no nosso conhecimento prévio. Com essas informações facilita o entendimento do texto escrito, por permitir a facilitação na compreensão.
O conhecimento prévio é um recurso fundamental no processo de compreensão, pois possibilita a formulação de hipóteses e inferências pertinentes ao significado do texto, pois toda vez que nos deparamos com um texto, devemos nos lembrar de ativar o conhecimento prévio sobre os assuntos, para que nossas informações textuais possam ser compreendidas com mais facilidade.
Portanto, através desses recursos teremos mais facilidade em compreender e de elaborar o conteúdo da língua inglesa.
O link abaixo demonstra através de um vídeo as principais características da predição utilizando para isso figuras em desenho.

As figuras complementam o entendimento do vídeo
Fonte: www.slidepayer.com.br
     
1ª Atividade

Observe o texto abaixo e responda às questões que se seguem.



CASINO AALBORG

Velkommen til Danmarks mest venlige kasino

Ved Straden, 14-16 Tlf. 98 10 15 50. Glæd dig til spændende og morsomme timer i selskab med festligemennesker i en international atmosfære. Åben alle ugens dage fra kl. 20.00 – 04.00. Entré DKK 50,00. Der er legitimationspligt i henhold til dansk lov. Ingen adgang for unge under 18 år.

Disponível em: <http://www.gettyimages.com/detail/200344956-001/Photographers-Choice>. Acesso em: 21 nov. 2009.



Agora, responda às questões:
1.     Qual é o horário de atendimento do lugar?
Resposta: O horário de atendimento do lugar referente a imagem é das 14 as 16 horas
2.     Quanto custa o ingresso?
Resposta: O ingresso custa 50,00
3.     Qual é o telefone do estabelecimento?
Resposta: O número do telefone do estabelecimento é: 98101550
4.     Qual a idade mínima para frequentar o cassino?
Resposta: A idade mínima para freqüentar o cassino é de: 18 anos






  Atividade


Na história, abaixo, está faltando, apenas, o último quadrinho. Como você acha que seria este quadrinho?
Suas respostas não têm que coincidir com as dos autores dos quadrinhos. Queremos, apenas, que você exercite sua capacidade de prever o que vem a seguir em um texto.




Disponível em: http://www.garfield.com/comics/vault.html. [Adaptado]



Escreva sua resposta aqui (This fish is raunchy).



Faça a mesma coisa com a próxima história. Como você acha que a mesma terminará? Escreva, nas linhas abaixo, como você imagina o quarto quadrinho.




Fonte: <http://comics.com/peanuts/2009-10-03/>. Acesso em: 9 jan. 2010.



Sua resposta (The  way is screaming):







Atividade



Observe o título a seguir.



What can computers do?



A partir do título acima, imagine qual seria o conteúdo do texto introduzido pelo mesmo e o escreva nas linhas abaixo (em Português ou em Inglês).


Resposta: O conteúdo do texto refere-se à capacidade do computador

Agora, verifique se as suas predições se confirmam ou não.

  Resposta: Segundo as possibilidades apresentadas minhas predições confirmam




Para finalizar esta atividade, responda às questões a seguir.



1. Qual alternativa resume melhor o texto?

Descrição da capacidade do computador em pagar contas.
A utilidade do computador no dia a dia das pessoas.
Máquinas que utilizam a tecnologia do chip.

 Resposta: Alternativa B

2. Vamos um pouco além. Tente usar algumas palavras do texto em outros contextos. Para isso, preencha os espaços das frases, a seguir, consultando o banco de palavras, abaixo.



a)Telephone  can be paid at the bank.

b)  are very small parts of the computers.

c)Veja, Super Interessante and Isto É are types of  .

d)My friend Pedro works at an Information Technology  .

e)High technology involves the use of  systems.

  Semana: 3
Vídeo: 3
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
Tema: Compreensão Escrita: Skimming
A reflexão sobre a importância da seleção na escrita é realmente útil, por facilitar e direcionar o estudo. Em inglês existe a necessidade de analisarmos o conteúdo geral do texto, desde o seu título até todas as partes da escrita, pois esse mecanismo de separação das falas permite uma análise mais direcionada na leitura do texto. Afinal, a representação de imagens e figuras é uma fonte importante de ensino. Quando utilizamos a estratégia de olhar o texto conseguimos compreender seus conteúdos por analisarmos através do olhar a presença da fonte, imagens ilustrativas, algumas palavras conhecidas e as sentenças presentes.
Essas imagens demonstram a relação entre o entendimento da linguagem.

Fonte: www.metropoledigital.ufrn.br
          www.helenaprieto.wordpress.com
O link abaixo exemplifica o entendimento da utilização do Skimming.

3ª Atividade de Inglês
Atividade 1

 1. Que texto é esse (gênero textual)?
(a) Article
(b) Academic text
(c) Information leaflet
(d) Book review
Alternativa C

2. Este texto foi escrito para quem (audiência)?
(a) Workers
(b) Librarian users
(c) Teachers
(d) Children
Alternativa B

3. Qual é o assunto do texto?
(a) Information about some of the resources you can lend to the library
(b) Information about some of the resources you can buy at the library
(c) Information about some of the resources you can sell in the library
(d) Information about some of the resources you can borrow from the library
Alternativa D

Atividade 2

Leia o texto a seguir, What is a computer?, e faça o seguinte:

(1)  Escolha a melhor opção que indique qual é o assunto do texto:

(a) How to install a computer
(b) How to learn English using computers
(c) How to use a computer
(d) The role and use of computers in modern societies
Alternativa C


 (2) Relacione a ideia central de cada parágrafo com o parágrafo correspondente.

Text: What is a computer?
Parágrafo
Ideia central de cada parágrafo
(1) Nowadays, in most modern societies, almost everybody has an idea about what a computer is. We depend on computers in every aspect of our lives whether we know how to use one or not. But does everyone really know how a computer works inside?
(a) Termos da língua inglesa utilizados em diferentes línguas.


Alternativa 3
(2) A computer is an electronic machine which processes data and provides the results of the processing as information. There are three basic steps in the computing process. The first one is input, which consists of feeding data into the computer’s memory. Then comes the processing: the program is run and the computer processes the data by performing a set of instruction. The third and final step is the output furnished by the computer, which allows the user to see the results either in printed form or on the screen.
(b) Dependência do computador nas sociedades modernas.






Alternativa 4
(3) The world of computers has created a specific language of its own. English words such as software and hardware are used worldwide and have been borrowed by many different languages. Software is information in the form of data and programs, and hardware refers to the electronic and mechanical parts that make up a computer system.
(c) Nem todos sabem utilizar o computador, apesar de sua presença na maioria das sociedades.

Alternativa 1
(4) Despite the constant presence of computers in most societies, it is a great mistake to believe that everybody in the world is computer-literate, i.e., is familiar with computers and knows how to use them properly. In some contemporary societies, many people still have no idea about the existence of computers, and even in the so-called developed countries, there are lots of people who do not know or do not care about what a computer is.
(d) Definição do termo computador e descrição das etapas básicas do processo de computação.




Alternativa 2

Autora: Scheyla Riyadh Weyersbach
Semana: 4
Vídeo: 4
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
Tema: Compreensão Escrita: Scanning
Interessante a aprendizagem de utilização do scanning em língua estrangeira que permite a localização rápida de uma informação. Mas, será que com o conhecimento prévio é possível realmente utilizar essas estratégias? Segundo a professora um bom leitor deve estabelecer um objetivo de leitura através da busca de informações, ignorando informações irrelevantes e sempre buscando as informações adequadas para seu objetivo de leitura. Acredito que isso seja a principal fonte para construção do conhecimento, pois utilizo este recurso para conseguir elaborar os trabalhos que são solicitados a mim.


Fonte: www.linkedin.com
           www.metropoledigital.urfn.br
           www.slideplayer.com.br

As figuras acima expressam a busca de dados através da técnica scanning.
4ª Atividade de Inglês

Comunicação Escrita: Scanning

Questões
Respostas
1. Qual é a fonte do texto (onde ele foi publicado)?
1. Foi publicado em um jornal americano muito famoso chamado The New York Times.
2. Quem escreveu o texto?
2. Daniel M. Gold.
3. Quando o texto foi publicado?
3. 13 de março de 2014.
4. Qual é o título do filme?
4. Preservar a cultura da Amazônia.
5. Qual é o nome do diretor do filme?
5. Cao Hamburger
6. Qual é o nome dos três irmãos Villas Boas?
6. Orlando, Cláudio e Leonardo.
7. Qual é o nome da tribo de índios que eles encontraram?
7. Xavante.
8. Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
8. Ano de 1961.
9. Que língua os atores nativos falam no filme?
9. Língua Tupi.
10. Onde o filme foi rodado?
10. No Brasil.

Semana: 5
Vídeo: 5
Docente: Marcia Veirano Pinto
Tema: Compreensão escrita: sites, Dicionários, Tradutores, Ferramentas
Devemos estar sempre atualizados para compreender os vários tipos de ensinos, sendo que para uma melhor análise da língua inglesa precisamos estar atentos aos vários tipos de escritas presentes. O acesso ao dicionário é um tipo de recurso que permite a facilitação da compreensão escrita. E através dessa aula pude esclarecer minhas dúvidas sobre a importância da utilização de fontes externas para melhor compreensão da língua inglesa, que segundo a professora é um recurso muito útil e fácil que possibilita a compreensão das palavras e a facilitação de sua junção na formação das frases. Também aprendi sobre as combinações das palavras, afinal, na língua inglesa existem várias palavras com sentidos diversos e ao analisarmos suas combinações conseguimos descobrir suas colocações.

As imagens abaixo brincam com o sentido da compreensão sendo ela interpretada de várias formas e em qualquer período de tempo.


Fonte: www.portaldoprofessor.mec.gov.br
      www.ieskconectado.blogspot.com

5ª Atividade de Inglês
Vocabulário, concordance e uso do dicionário

ATIVIDADE 1


1
2
3
4
5
6



7
8
9
10
11










12
13
14
15
16

17
18

19
20
21
22
23
BIOGRAPHY
ALBERT EINSTEIN was born in Ulm, Germany, on March 14, 1879. As a child, Einstein revealed an extraordinary curiosity for understanding the mysteries of science (started only at age 10/11). A typical child (only to his socio-economic class — educated middle class), Einstein took music lessons, playing both the violin and piano — a passion that followed him into adulthood. Moving first to Italy and then to Switzerland, the young prodigy graduated from high-school in 1896.
In 1905, while working as a patent clerk in Bern, Switzerland, Einstein had what came to be known as his “Annus Mirabilis” — or “miracle year”. It was during this time that the young physicist obtained his Doctorate degree and published four of his most influential research papers, including the Special Theory of Relativity. In that, the now world famous equation "e = mc2" unlocked mysteries of the Universe theretofore unknown.

Ten years later, in 1915, Einstein completed his General Theory of Relativity and in 1921 he was awarded the Nobel Prize in Physics (iconic status cemented in 1919 when Arthur Eddington’s expedition confirmed Albert Einstein’s prediction). It also launched him to international superstardom and his name became a household word synonymous with genius all over the world.
Einstein emigrated to the United States in the autumn of 1933 and took up residence in Princeton, New Jersey and a professorship at the prestigious Institute for Advanced Study.
Today, the practical applications of Einstein’s theories include the development of the television, remote control devices, automatic door openers, lasers, and DVD-players. Recognized as TIME magazine’s “Person of the Century”, in 1999, Einstein’s intellect, coupled his strong passion for social justice and dedication to pacifism, left the world with infinite knowledge and pioneering moral leadership.

GreenLight LLC and its affiliates exclusively represent publicity, trademark, and related rights of Albert Einstein on behalf of The Hebrew University of Jerusalem. “Albert Einstein” and “Einstein” are trademarks and/or registered trademarks of The Hebrew University of Jerusalem.
All visual media © by Corbis Corporation and/or its media providers. All Rights Reserved. Privacy Policy Site Usage Agreement

No texto acima, que apresenta a biografia de Albert Einstein, há dez palavras sublinhadas e em negrito. Elas também estão listadas na segunda coluna do quadro abaixo (“Palavra do texto”). Na terceira coluna (“Sinônimo”), você deve escolher apenas uma alternativa. Caso necessário, use um dicionário.

Text – Biography
Linha
Palavra do texto
Sinônimo
1
child
(a) kid
(b) childish
(c) teenager
(d) adult
Alternativa B
2
extraordinary
(a) crazy
(b) exceptional
(c) funny
(d) average
Alternativa B
9
obtained
(a) failed
(b) divided
(c) earned
(d) missed
Alternativa C
10
research papers
(a) research articles
(b) theoretical papers
(c) reviews
(d) essas
Alternativa A
11
unknown
(a) common
(b) identified
(c) famous
(d) undiscovered
Alternativa D
12
completed
(a) concluded
(b) started
(c) begun
(d) interrupted
Alternativa A
13
awarded
(a) granted
(b) refused
(c) ignored
(d) disagreed
Alternativa A
18
prestigious
(a) common
(b) insignificant
(c) illustrious
(d) ordinary
Alternativa C
19
applications
(a) utilizations
(b) misuses
(c) misunderstandings
(d) reasonings
Alternativa A
22
dedication
(a) apathy
(b) devotion
(c) arrogance
(d) disloyalty
Alternativa B

ATIVIDADE 2

Nesta atividade, vamos utilizar as mesmas palavras da atividade anterior.  Entretanto, desta vez, você deve identificar a categoria gramatical das palavras. Procure observar essas palavras no texto antes de indicar a categoria gramatical de cada uma delas. Escolha apenas uma alternativa para cada palavra. Caso necessário, use um dicionário.

Text – Biography
Linha
Palavra do texto
Categoria Gramatical
1
child
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa A
2
extraordinary
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa C
9
obtained
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa B
10
research papers
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa A
11
unknown
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa D
12
completed
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa B
13
awarded
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa D
18
prestigious
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa D
19
applications
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa C
22
dedication
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
Alternativa C


Autora: Scheyla Riyadh Weyersbach

Semana: 6
Vídeo: 6
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
Tema: Compreensão e Produção Escritas: Estrutura Textual e note-taking
Esse tipo de gênero possibilita as principais identificações do texto. Afinal, é através da linguagem que conseguimos fazer a comunicação entre os diferentes gêneros. Se não existisse a variedade de gêneros seria complicado fazer a separação e o esclarecimento da escrita a ser referenciada e que  permite o direcionamento da qualidade e do sentido da fala para determinado público. Segundo a professora, entre os acadêmicos é um gênero muito utilizado por permitir a comunicação e divulgação de tudo o que é escrito. Por este motivo, achei uma aula interessante e muito útil para nós alunos. Após esse ensinamento consegui desenvolver maiores habilidades com relação a compreensão da escrita em inglês.

As imagens abaixo retratam as diferenças de informações decorrente desse tipo de gênero.


Fonte: www.dclibary.edu.glogster.br
           www.blogs.warwhick.ac.uk
           www.sanialiteracy.blogspot.com

6ª Atividade de Inglês
Comunicação e Produção Escritas: Summarising & Note-taking

Atividade 1 – Tomando notas do texto

Você olha rapidamente a página e resolve clicar em um dos links, Viola Caipira, para ver qual informação consta na página. Ao fazer isso, você obtém o seguinte resultado:



Wikipedia. Viola caipira. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_caipira>.

Para praticar o que foi abordado na Aula 6, você vai tomar notas (note-taking) do texto acima, Viola Caipira. Faça isso da seguinte forma:
●     na coluna da direita (Note-taking) do quadro abaixo, tome notas em inglês;
●     em suas notas, cada parágrafo deve ser reduzido - em forma de frase(s) ou com indicação das palavras mais relevantes de cada parágrafo.

Lembre-se:
- as suas notas podem ser feitas com as mesmas frases/palavras do texto;
- as informações mais relevantes de cada parágrafo costumam vir no início dele (mesmo que, às vezes, informações adicionais podem estar presentes em outras partes do parágrafo).

Text: Viola Caipira
Parágrafos do texto
Note-taking (em inglês)
The viola caipira (Portuguese for country guitar) is a ten-string, five-course guitar.[1] Unlike most steel-string guitars, its strings are plucked with the fingers of the right hand similarly to the technique used for classical and flamenco guitars, rather than by the use of a plectrum.
The viola possesses the similar strings of a guitar and need to be played just the right fingers.
It is a folk instrument commonly found in Brazil, where it is often simply called viola.[2] Resonator models are also produced.
It is a popular musical instrument in Brazil.
The origins of the viola caipira are obscure, but evidence suggests it evolved from the vihuela/viola de mano that Spanish and Portuguese settlers took to   the new world. It has also similarities with the 5 course baroque guitar, that elsewhere evolved into the modern guitar. It is likely a descendant of one of the many folk guitars that have traditionally been played in Portugal. The viola braguesa and viola amarantina, for instance, are two types of ten-string guitars from the north of Portugal,[3] which are closely related to the viola caipira.
The viola suffered espanhóies and the evolution of the Portuguese, and resemble modern guitar.
Some have described the viola caipira as Brazil's national instrument,[4] but others argue that the tambourine-like pandeiro has a stronger claim.[5][6][7][8] The Brazilian Embassy in Washington lists a national flower among the official symbols of Brazil, but no national musical instrument.[9] What is undisputed is that the viola caipira was introduced in São Paulo before the violão, and is the basis for the música caipira, or São Paulo´s folk music, as Inezita Barroso states.
The viola is a symbol of Brazil, which was introduced before the guitar is the basis for the country music of São Paulo.
A large number of tunings are used; open tunings are common.[10]
Possesses variety of tunings that are used
Violas are present in nearly all Brazilian music forms, anywhere in the country (although it is declining in some places). It is most often associated with Caipira Music (Brazilian country music), with some forms of North-Eastern music and with folkloric music. It was once used to play urban music, like chorosamba and Maxixe, but has been replaced by the acoustic guitar.
Viola is present in almost all forms of playing Brazilian, being associated with country music, the northeastern music and fouclórica, replaced by guitar.
Well-known players of Brazilian viola include Zé Côco do Riachão (composer from Minas Gerais), Toninho Ramos (composer from Minas Gerais live in France) and Almir Sater (successful singer-songwriter from Mato Grosso do Sul).
There are some known composers by playing the viola, as Almir Sater, Toninho Ramos and Coconut Joe's Riachão.
A National Association of Viola Players (Associação Nacional dos Violeiros) has been founded in 2004 and the Ministry of Culture has declared the preservation of the Viola tradition as of national interest.
The Ministry of Culture in 2004 founded an association made ​​for guitarists, declaring the preservation of tradition viola.


Atividade 2 – Escolhendo um resumo do texto

Agora que você já tomou notas das ideias principais do texto Viola Caipira, leia três resumos desse mesmo texto e escolha apenas um: o melhor resumo.


Text: Viola Caipira
Summary 1

O texto Viola Caipira, disponível na Wikipedia, aborda a questão da viola caipira: instrumento musical popular no Brasil, cuja origem não é clara, mas que provavelmente seja oriundo das violas trazidas por colonos portugueses e espanhóis. A viola caipira é considerada a base da música caipira brasileira. Presente em quase todos as formas da música brasileira, é mais associada à música sertaneja. Em 2004, foi fundada a Associação Nacional dos Violeiros, sendo a preservação da tradição da viola caipira declarada como de interesse nacional.  (Acredito que este texto informa melhor a história da viola caipira).

Summary 1

Viola Caipira é muito popular no Brasil. É um instrumento de dez cordas e é tocado de forma muito semelhante à técnica usada para os violões de música clássica e flamenco, e não pelo uso de palheta. As origens da viola caipira são obscuras, mas evidências sugerem que ela evoluiu das violas trazidas por colonos portugueses e espanhóis. A viola caipira é provavelmente uma variação de uma das muitas violas populares que têm sido tradicionalmente tocadas em Portugal. A viola braguesa e a viola amarantina, por exemplo, são dois tipos de violas de dez cordas do norte de portugal que estão intimamente relacionadas à viola caipira.

Summary 3

Viola Caipira é um instrumento musical do Brasil muito usado em qualquer tipo de música brasileira. É considerado o principal instrumento da música brasileira, principalmente entre os descendentes de portugueses e espanhóis.



Resposta: Entre os textos citados acredito que o primeiro é o que mais se adéqua.

Semana: 7
Vídeo: 7
Docente: Rosinda de Castro Guerra Ramos
Tema: Compreensão Escrita: Familiarizando-se com o Gênero Relato de Pesquisa
Todo texto precisa conter um relato de pesquisa que possibilita a análise e compreensão do assunto. Para isso é essencial saber compreender as pesquisas já escritas e desta forma poder analisar todo o conteúdo que faz parte do texto. Em inglês um recurso utilizado segundo a professora é a utilização de junção das palavras conhecidas pois assim conseguimos obter informações sobre o título, o método e o conteúdo por completo. Quando verificamos todo o texto precisamos analisar as questões importantes da pesquisa, sem se esquecer de analisar a introdução e a conclusão. Uma dica é a analise das sentenças, onde a primeira contextualiza a pesquisa revisando a literatura escrita já a segunda etapa define o conhecimento sobre todos os pontos principais do texto. Mas, é importante lembrar que no final do texto é possível encontrar palavras que permitem o relacionamento dos assuntos e com isso possibilitam a finalização de um texto. Em relação a idéia de um texto, deve ser composta a partir do campo de pesquisa, que permite a partir disto o direcionamento para análise e interpretação. Mas será que esse recurso é fácil de ser analisado? Qualquer pessoa consegue interpretar todas as informações apresentadas no texto?
As figuras abaixo retratam as diferenças ao analisar um gênero e familiarizá-lo.
Fonte: www.mundoeducacao.com
          www.alunosonline.com.br
          www.mutantenoticia.blogspot.com

7ª Atividade de Inglês
Comunicação e Produção Escritas: Relato de Pesquisa

Atividade 1 – Tomando notas do texto

ler um texto e fazer esta atividade.

Você vai fazer predição (Aula 2), skimming (Aula 3), scanning (Aula 4), usar o
dicionário, se necessário (Aula 5), resumo (Aula 6) e tomar notas do texto,
observando as divisões e mencionando as palavras-chave, ou expressões/frases
de cada divisão (Aula 7), conforme fizemos nesta unidade. Após responder as
questões, que se encontram no quadro a seguir, compare as suas respostas com
as do Gabarito.

      
TEXTO 1
1.     Qual é o título do texto? 
R: Religião no Brasil.
2.    A partir do título, o que você acha que será abordado no texto? (resposta livre, pois é predição)
 R: As diferenças das crenças religiosas.
3.    Onde e quando ele foi publicado?
 R: Foi publicada na enciclopédia livre (Wikipédia).
4.    Qual é o assunto do texto?
R: O texto trata a diversidade religiosa de dos países.
5.    Quais são as divisões do texto?
 R: O texto é dividido em etapas sendo elas referentes a preferência religiosa ( Cristianismo, Catolicismo Romano, Protestantismo, Criatianismo Ortodoxo, Religiões de matriz cristã,  Espiritismo,  Santos dos últimos dias, Testemunhas de Jeová, Religiões não-cristãs, Religiões Africanas e Indígenas, Budismo, Judaísmo, Islam, Hinduísmo, Fé Bahá'í,  crenças  e  Quadro das Religiões no Brasil).
1.     Tome notas do texto. A partir delas, procure elaborar um resumo, de um parágrafo.
Resumo
Templo budista tibetano em Três Coroas, Rio Grande do Sul.
Budismo no Brasil
O Budismo tem muitos seguidores, acredita-se que seja devido agrande quantidade da colônia japonesa presente que preferem seguir essa cultura. Está presente em todo o país, sendo introduzido no Brasil no ínicio do século XX por imigrantes japoneses.
6.    Se você tivesse que elaborar uma página da Wikipedia, cujo tema fosse “A cultura e diversidade do Brasil”, qual assunto do Brasil escolheria? Justifique a sua resposta.
 R: Escolheria a cultura gastronômica, que é diversifica e interessante, pois em cada região brasileira temos hábitos alimentares diferentes com requintes de especiarias que transformam o paladar.

Fonte: Wikipedia. Religion in Brazil. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Brazil>.

Referências
Wikipedia, the free encyclopedia. Religion in Brazil. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Brazil>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário